Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para Overclock em i7 8700k


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal, estou em uma dúvida que acho que é recorrente em algumas pessoas.

Eu quero comprar um i7 8700k, já pesquisei sobre os Ryzen e os descartei por causa do single thread. Uso alguns emuladores (nada ilegal, são pelo menos três emuladores de android) que pegam bastante o single thread, além querer um CPU para poder ter uma folga de tempo até comprar outro.

De qualquer sorte, minha dúvida é quanto a placa-mãe. Tenho visto a Z370M AORUS GAMING, que possui apenas 6 fases e é um modelo mais simples, porém com um preço absurdamente competitivo. Outro modelo que vi é a ROG STRIX Z370-G GAMING (essa é infinitamente superior, eu sei, com 10 fases, PCI-E reforçado, além do codec de áudio ser melhor e tal)

Só que o meu objetivo é fazer OC nesse processador no futuro, então já quero estar preparado, todavia dinheiro não cai do céu e gostaria de uma boa MOBO com um preço relativamente justo.

 

Minha dúvida é (se meu chip aguentar, sei que é uma loteria) a Z370M AORUS GAMING seria uma limitador para colocar meu processador i7 8700k a 5.0GHZ? Com uma refrigeração adequada.

 

Obrigado, pessoal.

Edição: Pesquisei MUITO em fóruns estrangeiros, como o overclock.net, mas eles só recomendam placas absurdamente caras, com a Aorus Gaming 7, ROG HERO etc.. Não tenho condições para isso, é uma realidade bem diferente da nossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tá gastando uma nota, então vai de Asus ROG mesmo. É superior e vale o investimento, já que tá pensando em Overclock.

Eu fiz um overclock básico do 8700k na minha placa só pra testar, com configurações automáticas da própria bios, e bati nos 5.1 GHz sem precisar fazer nada e totalmente estável através dos programas usados para essa finalidade. Joguei um dia inteiro nessa configuração e depois retornei pra stock, já que não havia necessidade alguma de manter no OC.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lilisandro Mas aí é que está vale a pena 300 reais a mais? Eu sei que é caro o resto da composição, mas queria enxugar o preço em alguns pontos. Cogitei até pegar o 8600k, mas acho que não vale a pena. Principalmente pensando em futuro, porque processador não é algo que se troque com facilidade, apenas placa de vídeo e tal.

Eu tenho um i5 4690, me arrependo muito de não ter pego um processador que desse para OC, porque não precisaria trocá-lo, com a minha 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Lilisandro Mas aí é que está vale a pena 300 reais a mais? Eu sei que é caro o resto da composição, mas queria enxugar o preço em alguns pontos. Cogitei até pegar o 8600k, mas acho que não vale a pena. Principalmente pensando em futuro, porque processador não é algo que se troque com facilidade, apenas placa de vídeo e tal.

Eu tenho um i5 4690, me arrependo muito de não ter pego um processador que dê para OC, porque não precisaria trocá-lo, com a minha 1080.


Aí vai do que você acha que pode gastar. Eu acho que R$300 são pouca coisa para o ganho. Com esse valor você compra um SSD 240GB apenas...

Pessoalmente, eu aprendi que juntar a grana e comprar as coisas da melhor qualidade possível sempre é melhor. Sempre quando compro algo que gosto no mid-range, acabo me arrependendo depois. Já tive vários PC´s, várias configurações e sempre que não peguei o topo, teve algo que me frustrou depois.
Recentemente eu adquiri um headset básico, de uns R$100 achando que poderia dar conta do recado. Pra que? Rapidinho fiquei chateado e insatisfeito com ele e tive que comprar um outro que me custou uma fortuna. Resumo: R$100 jogados no lixo, pois eu poderia ter ido direto ao produto ótimo.

Outro exemplo: eu não tenho uma cadeira gamer. Eu tenho uma cadeira de escritório boa. Mas fico olhando as cadeiras gamers e de vez em quando me dá vontade de ter uma. Porém, não tenho a moral de gastar R$2 mil em uma. Mas tem umas de R$500. Mas eu não compro, fico com a minha, pois sei que se comprar uma dessas de R$500 vou acabar ficando frustrado uma hora e apelando e pulando de vez pra uma de R$2 mil, e serão R$500 jogados fora. Então fico com a minha de escritório que, por hora, me atende. Tem produtos "maizomenos" que são só a porta de entrada pra drogas maiores e mais caras, então melhor nem começar.
Textão, mas opinião pessoal minha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca vi um 8700k, mais sei que ele é monstro nos oc, tem gente colocando ele a 5,8ghz na agua:

87001.thumb.jpg.92017225701a6a6fd182b5597c27f811.jpg87002.thumb.jpg.acb03db6b6f250fbb05009eedca7fc54.jpg

 

dos records enviados para o site hwbot, a maioria dos melhores colocados usando ar e watercooler usam ROG Maximus X Hero ou apex, uma quantidade significante tambem usa a Z370 Tomahawk.. eu iria entre essas 3 a que tivesse melhor preço, mais eu não sei como a cabeça de uma pessoa q compra um 8700 fuciona então fica ai as 3 melhores opções pra você pesquisar e escolher...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lilisandro

 


Aí vai do que você acha que pode gastar. Eu acho que R$300 são pouca coisa para o ganho. Com esse valor você compra um SSD 240GB apenas...

Pessoalmente, eu aprendi que juntar a grana e comprar as coisas da melhor qualidade possível sempre é melhor. Sempre quando compro algo que gosto no mid-range, acabo me arrependendo depois. Já tive vários PC´s, várias configurações e sempre que não peguei o topo, teve algo que me frustrou depois.
Recentemente eu adquiri um headset básico, de uns R$100 achando que poderia dar conta do recado. Pra que? Rapidinho fiquei chateado e insatisfeito com ele e tive que comprar um outro que me custou uma fortuna. Resumo: R$100 jogados no lixo, pois eu poderia ter ido direto ao produto ótimo.

Outro exemplo: eu não tenho uma cadeira gamer. Eu tenho uma cadeira de escritório boa. Mas fico olhando as cadeiras gamers e de vez em quando me dá vontade de ter uma. Porém, não tenho a moral de gastar R$2 mil em uma. Mas tem umas de R$500. Mas eu não compro, fico com a minha, pois sei que se comprar uma dessas de R$500 vou acabar ficando frustrado uma hora e apelando e pulando de vez pra uma de R$2 mil, e serão R$500 jogados fora. Então fico com a minha de escritório que, por hora, me atende. Tem produtos "maizomenos" que são só a porta de entrada pra drogas maiores e mais caras, então melhor nem começar.
Textão, mas opinião pessoal minha.


Eu concordo com você. Realmente faz muito sentido. Mas mesmo assim, eu não sou técnico, não entendo como essa placa-mãe, mais barata limitaria meu OC. 

Quanto a cadeira gamer, cara eu tenho uma DT3 RACER MIZANO, já faz uns 2 anos, ela é muito boa. Paguei 849 reais! Valeu muito a pena. As vezes as peças nesse mundo gamer são levadas por marketing, o que me faz pensar se realmente vale a pena gastar mais.

Nos modelos de placa-mãe que eu citei, a única diferença real para OC são as fases, porque as duas têm heatsinks para refrigeração dos VRM's. Então eu penso, porque eu gastaria mais? Será que essas fases vão me limitar assim?

 

 

 

nunca vi um 8700k, mais sei que ele é monstro nos oc, tem gente colocando ele a 5,8ghz na agua:

87001.thumb.jpg.92017225701a6a6fd182b5597c27f811.jpg87002.thumb.jpg.acb03db6b6f250fbb05009eedca7fc54.jpg

 

dos records enviados para o site hwbot, a maioria dos melhores colocados usando ar e watercooler usam ROG Maximus X Hero ou apex, uma quantidade significante tambem usa a Z370 Tomahawk.. eu iria entre essas 3 a que tivesse melhor preço, mais eu não sei como a cabeça de uma pessoa q compra um 8700 fuciona então fica ai as 3 melhores opções pra você pesquisar e escolher...

 


Cara, essas MOBOS são absurdamente caras, não tenho dinheiro para construir um sistema de refrigeração desses, muito menos pagar 1600 em uma placa-mãe. Não entendi o que você quis dizer com "mais eu não sei como a cabeça de uma pessoa q compra um 8700", você teria uma opção melhor para as tarefas que eu especifiquei no post?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Lilisandro

 

Nos modelos de placa-mãe que eu citei, a única diferença real para OC são as fases, porque as duas têm heatsinks para refrigeração dos VRM's. Então eu penso, porque eu gastaria mais? Será que essas fases vão me limitar assim?

em um oc o que geralmente queima são os mosfets do vrm, então não é frescura ter heatsink nos mosfets,

 

 

@Lilisandro


 cara eu tenho uma DT3 RACER MIZANO, já faz uns 2 anos, ela é muito boa. Paguei 849 reais! Valeu muito a pena.

 

 a terceira opção que eu citei, é a Z370 Tomahawk ta cerca de 800 reais em lojas online, da uma pesquisada, placas mãe para oc tem que ser escolhida de acordo com o que o povo consegue, geralmente essas placas com nome gaming não são boas, essa Z370 Tomahawk eu sei que é boa porque mais de 10 pessoas ao redor do mundo estão postando resultados acima de 5.5ghz com ela, da uma pesquisada no site de validação do cpu-z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

em um oc o que geralmente queima são os mosfets do vrm, então não é frescura ter heatsink nos mosfets,

 

 a terceira opção que eu citei, é a Z370 Tomahawk ta cerca de 800 reais em lojas online, da uma pesquisada, placas mãe para oc tem que ser escolhida de acordo com o que o povo consegue, geralmente essas placas com nome gaming não são boas, essa Z370 Tomahawk eu sei que é boa porque mais de 10 pessoas ao redor do mundo estão postando resultados acima de 5.5ghz com ela, da uma pesquisada no site de validação do cpu-z.

Desculpe, acho que me expressei errado. Eu não quis dizer que os Heatsinks são uma frescura, muito pelo contrário, essenciais, justamente o que quis dizer é que as duas placas mãe que EU citei têm essa proteção a diferença são as fases.

Com relação a Z370 Tomahawk eu tenho um certo preconceito com a MSI, vejo muita gente reclamando das BIOS, que não funcionam bem, bugam o seu OC, vou pesquisar essa placa em específico, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Lilisandro Não entendi o que você quis dizer com "mais eu não sei como a cabeça de uma pessoa q compra um 8700", você teria uma opção melhor para as tarefas que eu especifiquei no post?

o valor que você pagou nesse 8700 que precisa de ddr4 absurdamente caras e uma placa-mãe que leva você a discutir aqui no forum... todo esse trabalho vale mesmo a pena? você disse que quer um pc bom pra emulação, tem que ter um single thread bom, você ja ouviu falar no 4790k? o stok dele bate 451 pontos no single  do cpu-z, o 7700k bate 490 no single, pra você ter uma ideia da diferença um ryzen 1200 bate 360 pontos no single e em over 4.1 faz 461 sendo q esse proc é ruim de over, o 4790k é um dos melhores pra over e chega em 5.0 fácil, um watercooler não é um sistema de refrigeração carissimo como você citou, tem o h45 q é um otimo sistema, e pra quem tem um i7, um watercooler é praticamente uma compra obrigatoria... eles são praticamente resistores aquecedores de ambiente, recomendo que pesquise melhor e pense bem no que você vai faze com seu dinheiro, montar um i7 não é  um investimento qualquer, digo isso porque você está aqui discutindo o preço da placa-mãe, então suponho que você não ta com tanto dinheiro pra jogar fora assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

o valor que você pagou nesse 8700 que precisa de ddr4 absurdamente caras e uma placa-mãe que leva você a discutir aqui no forum... todo esse trabalho vale mesmo a pena? você disse que quer um pc bom pra emulação, tem que ter um single thread bom, você ja ouviu falar no 4790k? o stok dele bate 451 pontos no single  do cpu-z, o 7700k bate 490 no single, pra você ter uma ideia da diferença um ryzen 1200 bate 360 pontos no single e em over 4.1 faz 461 sendo q esse proc é ruim de over, o 4790k é um dos melhores pra over e chega em 5.0 fácil, um watercooler não é um sistema de refrigeração carissimo como você citou, tem o h45 q é um otimo sistema, e pra quem tem um i7, um watercooler é praticamente uma compra obrigatoria... eles são praticamente resistores aquecedores de ambiente, recomendo que pesquise melhor e pense bem no que você vai faze com seu dinheiro, montar um i7 não é  um investimento qualquer, digo isso porque você está aqui discutindo o preço da placa-mãe, então suponho que você não ta com tanto dinheiro pra jogar fora assim...

Amigo, não falei de WC selado. Você postou a foto de um WC custom, o que passa dos 1000 reais. Bench sintético não é algo que realmente mostre uma diferença prática, minha opinião, são apenas números para "inglês ver".

Não sei se você viu mas o 4790k está mais caro que o 8700k, sendo que possui uma arquitetura diferente, enfim, cara, acho que você não está entendendo meu ponto. Mas de qualquer sorte, obrigado pelos seus conselhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Raniery Gonçalves Spalenza

 

i7 8700k é o melhor processador para rodar jogos no mercado, melhor que i7 octa, deca até que o i9 octa-deca e todos os Ryzen, em stock já tem o clock alto aliado ao IPC alto e segura qualquer placa de vídeo do mercado inclusive a GTX TITAN V,  SLI de 1080 TI.

 

Outro detalhe é que as especificações do clock padrão é 3.7ghz e turbo 4.7ghz, mas na prática usando todos os núcleos o i7 8700k já usa acima de 4ghz sem alterações na bios, é uma referência para parecer que o CPU em clock baixo roda excepcional.

 

E para te ser sincero, o seu kit anterior com i5 poderia trocar  só o CPU por um i7 4790k e fazer overclock nele, ficaria um combo excelente com a GTX 1080 sem gargalo amigo aqui no fórum um  cara subiu ele em 4.8ghz e neste clock não deve em nada para outros i7 usando GTX 1080:

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2018 às 14:34, Raniery Gonçalves Spalenza disse:

Desculpe, acho que me expressei errado. Eu não quis dizer que os Heatsinks são uma frescura, muito pelo contrário, essenciais, justamente o que quis dizer é que as duas placas mãe que EU citei têm essa proteção a diferença são as fases.

Com relação a Z370 Tomahawk eu tenho um certo preconceito com a MSI, vejo muita gente reclamando das BIOS, que não funcionam bem, bugam o seu OC, vou pesquisar essa placa em específico, obrigado.

 

@Raniery Gonçalves Spalenza Fuja das AORUS de baixo custo.  A refrigeração do VRM delas é ridícula. Em alguns vídeos você vai ver casos em que a 5.0GHz com 1.35V de CPU Vcore o VRM da AORUS ULTRA GAMING chega a ridiculos 128ºC.

 

Se fosse pra te falar por experiência própria, eu pegaria a AsRock Z370 Fatal1ty Gaming K6 ou a Pro 4.

Segue o link da mesma: https://www.kabum.com.br/produto/93311/placa-mãe-asrock-p-intel-lga-1151-atx-fatal1ty-z370-gaming-k6-ddr4

 

Atualmente eu utilizo a AsRock Z370 Fatal1ty Gaming K6 pairada com um i7 8700k @ 4.8GHz e 1.285V com -3 de AVX Core Ratio Offset normalmente. Consigo deixar ele a @ 4.7GHz em 1.24V.  Em Full Load no PRIME95 e AIDA64 as temperaturas dificilmente passam dos 73ºC, utilizando um Corsair H60 em Push-and-Pull config e com os VRMs acompanhando a temperatura do processador, até agora, só elogios para a AsRock. Fora que comprei recentemente e também pensei em pegar uma AORUS, mas depois que vi alguns reviews, a qualidade da AsRock destrói essas AORUS low-end.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!