Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 6300 congelando/travando =(


Posts recomendados

Olá, bom dia!

Sou novo aqui no fórum, mas vim no desespero. =(

De antemão já vou colocar as configurações para contextualizar quem puder ajudar:

Mobo: GIGABYTE AMD AM3+ ATX GA-970A-DS3P (usada)
Processador: AMD FX-6300, Black Edition, Cache 14MB, 3.5GHz c/ cooler stock (usado)
Memória: 2X HyperX DDR3 1600Mhz (usadas)
Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 750 TI FTW ACX 2GB 128BITS (usada)
SSD: SanDisk PLUS 128GB (usava em um notebook antigo, comprei novo na época em 2016)
HD: Não lembro exatamente o modelo, mas é um SAMSUNG 320GB não muito novo - já desliguei ele e mesmo assim travou umas 2x
Fonte: EVGA 500W White (comprei nova) - não tenho certeza se é 80PLUS, agora não lembro, mas eu não achei uma EVGA desse modelo na internet que seja sem
Pasta térmica que utilizei para a montagem: Implastec com prata (já troquei 2x, se puderem me confirmar como é a melhor aplicação e se uma aplicação incorreta pode acarretar no problema, agradeço)
Gabinete: Gabinete Gamer AeroCool Mid Tower GT Advanced 3.0 - vem c/ 1 FAN que fica em cima da fonte, e a fonte é com montagem na parte inferior.

Recentemente montei esse CPU com peças usadas (aparentemente todas boas, funcionam 100% até então), mas venho tendo problemas de duas semanas depois da montagem (final de Janeiro/2018 +/-) até agora.
O computador estava congelando a imagem e travando (aquela famosa congelada que não dá pra fazer nada, até os periféricos desligam - lê-se teclado e mouse com alguma luz - e preciso reiniciá-lo) nos jogos (CS GO e LoL). Achei que o problema era apenas em jogos e estava "atribuindo" o problema a placa de vídeo, ou algo relacionado com a alimentação dela. Ainda não consegui fazer testes ou algo assim, mas vou listar o que já fiz ou deixei de fazer.

Desliguei o HD, mas desligou mesmo assim uma vez jogando;
Alterei o perfil de energia para alto desempenho e removi aquela função de hibernar do HD;
Alterei os conectores da placa de vídeo (ela requer dois, acho que é com 6 e 4 pinos, isso?);
Limpei os conectores da memória com borracha;
Dei default na bios;
Troquei 2X pasta térmica, por achar que havia aplicado errado - fiz a primeira aplicação na montagem colocando no meio um "brotinho de feijão" e o cooler em cima, e depois fiz uma espalhando uma camada fina

O que é possível notar é que ele sempre acontece depois de algum tempo usando, ontem fiquei com ele ligado desde as 15:00 até 23:00, e só foi travar 1x por volta de 19:00 +/- (essa foi a primeira vez que travou sem ser em jogo).
Quando acontece jogando, nunca é numa primeira partida, sempre algum tempo depois.

Fatores externos que podem ajudar (não tenho certeza): o quarto onde fica meu PC é bem estreito/pequeno e portanto quente, isso pode ajudar? Aqui em Florianópolis as casas para aluguel (de quem não tem muita grana pra alugar) são uma bagunça no quesito construção, então onde moro é uma construção antiga e o aterramento parece ser 0 e a fiação elétrica toda porca - inclusive noto que meu PC dá choque as X através da porta USB, portas traseiras ou até quando conecto um cabo usb e toco na ponta dele - isso pode ser algum outro problema, se não de aterramento da casa?

Peço desculpas pelo imenso texto, mas tentei falar tudo já de uma vez. =)

Desde já agradeço todo mundo que puder me ajudar, desespero é *****, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2018 às 11:39, Math.Pi disse:

Sim, sem o SSD. Dê um jeito aí.

O Afterburner já serve.

Beleza!

 

3 horas atrás, Vinib76 disse:

Estou com o mesmo problema, e com as configurações bem parecidas, porém, com todas as peças novas, ao tirar o SSD você teve resultado ?

Infelizmente ainda não consegui testar assim, provavelmente farei no final de semana, que é quando terei mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Conseguiu resolver o problema? Aqui tb está "congelando", acho que o problema são nos processadores FX da AMD (o meu é FX 8320e), pesquisei e encontrei várias pessoas com o mesmo problema e todas usam a série FX. Vi tb que trocaram HDs, SSDs, memórias RAM, e até a placa-mãe e não resolveu o problema, no meu caso eu troquei a fonte e tb não adiantou. Talvez o problema veio depois de alguma atualização do windows, visto que o meu PC começou a "congelar" no início deste ano, e as peças são relativamente novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Daher Thiago @Juninho Moraes Qual versão do Windows vocês estão usando? É o Windows 10? Com quais atualizações?

 

Meu Core i5 4670K estava com o mesmo problema, o que acabava me impedindo de usar o sistema mais atual e me obrigava a ficar no Windows 7 (funcionava liso com o sistema antigo). Depois de muita dor de cabeça, descobri que a causa era uma placa de rede da TP Link que, apesar de funcionar, era incompatível com o sistema e provocava os travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Foxwalt disse:

@Daher Thiago @Juninho Moraes Qual versão do Windows vocês estão usando? É o Windows 10? Com quais atualizações?

 

Meu Core i5 4670K estava com o mesmo problema, o que acabava me impedindo de usar o sistema mais atual e me obrigava a ficar no Windows 7 (funcionava liso com o sistema antigo). Depois de muita dor de cabeça, descobri que a causa era uma placa de rede da TP Link que, apesar de funcionar, era incompatível com o sistema e provocava os travamentos.

Windows 10 Pro. Versão 1709 (Compilação do Sistema Operacional 16299.371)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juninho Moraes Estava tendo o mesmo problema, eu e uma galera aqui do fórum, em outro tópico o amigo @Bruno Pinguelo encontrou o vídeo com a possível solução, todos fizemos isso e até o momento não tive travamentos.

Minha configuração é parecida com a sua, vale a pena tentar, se tiver mais dúvidas olha os tópicos recentes ai de março e abril, foi quando o pessoal se juntou para tentar resolver esse problema.

 

Créditos para o amigo Bruno Pinguelo e Lefty Player.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juninho Moraes

14 horas atrás, Juninho Moraes disse:

@Allan Lazarini Vou tentar! Obrigado, o problema  é que o travamento é aleatório, pode acontecer hoje ou daqui um mês. :(

Comigo também era assim, as vezes levava até 2 semanas para travar, em outras acontecia em intervalos de 1 a 3 dias, mas nunca passou de 14 dias sem travar, mesmo em jogos ou em uso doméstico como sites e Netflix travava e não tinha jeito, pra voltar era só desligando no power e ligar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!