Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Estou fazendo um projetinho com um daqueles PICs pequenos, mas já usei todas as saídas/entradas dele...

mas ainda precisaria de mais uma.

Então pensei em fazer o seguinte:

no projeto tem 3 relês de sinal (que nunca serão acessados ao mesmo tempo)

O pic mandará uma tensão de 5v para o transistor driver de cada relê.

Como esta configuração (os 3 ligados ao mesmo tempo) não existirá no projeto final, pensei em fazer o seguinte:

Puxo um fiozinho de cada uma destas 3 trilhas e ligo em algum circuitinho tipo porta AND e quando os 3 relês forem acionados juntos

uma quarta saída de 5v será gerada... (mais ou menos como na foto anexa)

meu problema é este... qual ci pode ser usado desta forma como porta AND, que devolva uma saída quando as 3 forem em nível alto?

existe outra possibilidade além de usar CI (acho que consigo fazer usando outro microcontrolador, mas dai vai ficando caro o projetinho)

Obrigado a todos.

porta and rele.jpg

Postado

Porta And com 3 entradas da pra fazer com diodos mesmo. 

Você põe 3 diodos, cada um com o catodo voltado para o pic, os três anodos você junta para formar a saída junto com um resistor de pull up. Então ali pode colocar um transistor para acionar um relé ou outra coisa. 

Postado

Sim, esqueci de falar use 1n4148 e resistor de 10k. 

E só de curiosidade poderia também usar os CIs 4023 ou 4081, nenhum deles é o que você procura, mas dá pra adaptar. 

O correto deveria ser o 7411, mas esse acho que nem tem mais. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um que tem e de monte é um 74hc595. Com ele você pode expandir bem o número de saídas.

Além é claro dos I2C IO expander que penso não ser seu momento.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Um que tem e de monte é um 74hc595. Com ele você pode expandir bem o número de saídas.

Além é claro dos I2C IO expander que penso não ser seu momento.

Além desse tem o 4094 ou um outro que é TTL e eu não lembro mais o nome uma outra sugestão seria o Cmos 4555. 

Este é binário, nada de I²C, algo como: 

1 2 | A B C D

0 0 | 0 0 0 1

0 1 | 0 0 1 0

1 0 | 0 1 0 0

1 1 | 1 0 0 0

Com duas entradas ele aciona 4 saídas, mas uma de cada vez. 

Tem como acionar duas ou mais se fazer o pic ficar alternando  entre cada uma delas bem rápido. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...