Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC estragou, essa mudança serve?


Posts recomendados

Já começo avisando, é dúvida de iniciante, se não tem paciência nem lê hehe.

 

Eu tenho um PC com a seguinte configuração:

placa-mãe M2N68-AM SE2

Processador Phenom II X4 955 (se não me engano)

Placa de vídeo GTX 760

8GB de memória DDR2, não lembro a frequência (possívelmente 667).

Fonte Corsair 500W

HD 500GB

 

Depois de muito investigar qual o problema dele (não estava funcionando), 4 assistência técnica e um tópico aqui uhauha, eu descobri que é a placa-mãe, ao invés de trocar a placa-mãe por uma igual, resolvi dar um pequeno upgrade no conjunto placa-mãe/processador.

 

Sou um jogador casual, não é meu primeiro lazer e nem tenho muito tempo/dinheiro para jogar, também não sou do tipo que joga os últimos lançamentos e tem que ser tudo no full, sou mais do tipo que nem deve se encaixar aqui, que não faz muita diferença os gráficos no full ou no médio (não me xinguem hehe)

 

A questão é, meu cunhado nerd disse para eu comprar um processador Ryzen 3 2200G (pensei em comprar um 5 mas ele falou que para games eu não ia sentir tanta diferença) e ele falou que com esse processador eu nem ia precisar da placa de vídeo, que esse processador já conta com uma.

 

Qual a opinião de vocês? O PC só com esse processador substitui o meu Phenom com a GTX760? Posso mesmo jogar sem a placa de vídeo (porque pra mim seria interessante vender para descontar um pouco do meu investimento).

 

Meu PC novo vai ficar com a seguinte configuração:

placa-mãe BIOSTAR A320MH PRO

PROCESSADOR AMD RYZEN 3 2200G 6MB 3.5GHZ

2 X MEMÓRIA MUSHKIN 4GB DDR4 PC4-2400

o resto é o que eu tenho já, fonte, HD, etc, mas seria sem a placa, ou precisarei dela?

A questão resumida é, com esse RYZEN eu preciso de placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse Ryzen você não precisaria de um placa de vídeo pois a dele é o suficiente para jogar no seu caso, não sei se você prefere 60fps com uma qualidade boa mas ele em alguns jogos não dá conta;

É uma boa escolha pegar ele, pois é do soquete AM4 que vai durar uns anos e você pode mudar para outro processador Ryzen mais forte se quiser futuramente.

No caso dos jogos você pode estar pesquisando os testes feitos com a Vega que é a onboard, só pesquisar algum jogo e botar depois Ryzen 3 2200g;

No caso da placa-mãe,memória eu não entendo muito para recomendar outros modelos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai precisar de dual channel, no caso 2x4Gb DDR4 2400Mhz ou 2x8Gb.

Se não, vai sofrer bastante.

 

Recomendo tambem pegar uma placa-mãe B350 para permitir overclock tanto do processador quanto da iGPU.

Se você fizer um overclock na memoria de 2400Mhz CL14\15 para 2800Mhz CL16/17 e na iGPU com o cooler que vem com ele mesmo, ja é melhor que um GT1030.

 

Aqui uma comparação do Ryzen 3 2200G com overclock na IGPU para 1500Mhz vs a GT1030 com um i3-8100

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa APU Ryzen deve rodar qualquer jogo atual, o problema ai é que ele usa a memoria RAM como memoria de vídeo, como um vídeo onboard, dai que 4GB de RAM vai ser pouco, o minimo recomendado seria 8GB, e pra aproveitar todo potencial dele seria recomendável pegar módulos mais rápidos, tipo DDR4 3000, no fim o preço do setup deve ficar o mesmo que um Ryzen 1200 + uma GT1030...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho Valeu, por esse link achei o do Ryzen 3 também, estou lendo os dois

adicionado 2 minutos depois

@Atretador Ah eu postei errado, eu comprei aquela memória mas eu comprei duas sim, seriam 8 GB de 2400MhZ

 

@F4b10 é 8 GB que eu vou comprar, eu copiei o modelo da memória mas não tinha na descrição que eram dois "pentes"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!