Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de fonte e gabinete até R$ 500,00


Posts recomendados

Olá, este é meu primeiro tópico no fórum então peço perdão de antemão por eventuais erros.

Estou indeciso pra comprar uma fonte e um gabinete para montar meu computador.

 

No momento tenho 500 reais disponíveis pra fazer a compra, mas encontrando um melhor custo benefício dá pra chegar perto dos 550 ou um pouco mais.

Pretendo fazer um upgrade de processador ou de processador + placa-mãe + memória no futuro, além de comprar uma placa de vídeo atual de entrada assim que conseguir economizar o suficiente do salário.

As peças que eu já tenho são:

  • 2x Memória 4GB DDR3 1333 MHz Corsair
  • Processador Phenom II X4 955
  • placa-mãe Gigabyte 78LMT-USB3
  • Placa de vídeo GTX 750 1GB

 

A fonte já optei por comprar uma Corsair, a última que eu tinha era uma VX550, mas já não funciona mais.

Fiz alguns cálculos usando a calculadora da outervision e acredito que a CX450 (tá no site por 223 reais) seja suficiente pra atender a demanda de energia mesmo com uma GTX 1050, mas como a diferença pra CX550 tá na média dos 50 reais, e uma VS500 tá mais barata, estou achando melhor apostar na folga, já que as fontes da Corsair costumam durar bastante tempo. Por isso, estou na dúvida entre essas fontes:

  • VS500, tá por 215,90 no boleto mais frete de 23 reais
  • CX550, 266,90 com frete de 23 reais

Pelo que entendi, a diferença maior entre as fontes é a garantia da Corsair (3 e 5 anos), e a qualidade dos componentes na CX é melhor, é isso mesmo?

 

O gabinete que eu tenho já está quase caindo aos pedaços, então estou procurando não só trocar, mas comprar um que aguente um bom tempo não só sem dar defeito, mas sem atrapalhar nos próximos upgrades, não sei se é exigir muito de um gabinete nessa faixa de preço... dos que olhei gostei desses 3:

Todos os três vem com 1 fan (o Sharkoon vem com 3), mas pelo que eu li só o fan da Corsair tem um fluxo de ar bom. Não sei se o melhor é o da Corsair, por causa da marca e já que está mais barato, mas vi falarem bem do AeroCool e do Sharkoon aqui no fórum, apesar de ter visto uma review no youtube do Sharkoon falando do pouco espaço pra fonte por causa da gaveta de HDs. Queria saber qual o gabinete mais recomendado, dentro desse requisito de durabilidade.

 

Coloquei os links no mesmo site porque me parece que o frete sai mais barato se comprar as duas peças juntas. Tem também uma loja física aqui na minha cidade, que tá vendendo a CX550 por 299, se o frete não sair mais barato junto, seria melhor comprar a fonte aqui e o gabinete na internete? De gabinete essa loja física têm o Cougar MX300 e o MX310, por 229 e por 249. Vale mais do que os outros 3 gabinetes? Problema da loja física é a falta de variedade, no site dá pra gastar menos, a depender da escolha (as duas opções mais baratas sai por 449 com frete), a não ser que a física dê 15% de desconto também (Com o MX300 sairia por 449 também). Alguém me ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@odd189 A CX 450 (que é uma fonte de 500W) é muito superior quando comparada com a VS 500. A garantia é sim maior e os componentes usados são melhores, mas o mais importante é o projeto totalmente diferente e muito mais moderno.

 

A CX 450 é a fonte adequada para o seu computador, mesmo que coloque uma GTX 1060 aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!

 

@Foxwalt Obrigado pelo veredito. Vou optar pela CX450 então! Uma indecisão a menos... :thumbsup:

 

@.Solutionn. Achei interessante, pelo preço, apesar de parecer um pouco menor que os outros. Mas será que dura? Além disso só achei vendendo mais caro do que o link que você postou (179 reais), e por aqui na cidade não achei dele.

 

@Rafael Rovay Olhei o gabinete e a review. Achei interessante também, foi o único que eu vi falando da espessura mais grossa da chapa, mas vale a pena na durabilidade pagar esse preço por 0,2 mm? Agora tirando isso não me pareceu melhor dos que os outros. Mesmo comprando os fans separados (tenho pelo 1 garantido aqui) dá pra ficar na mesma faixa de preço ou mais barato, além de que 3 fans já me parecem suficientes (mas posso estar enganado).

 

A minha indecisão maior com o gabinete é escolher um que dure mais que 5 anos, ou mais até, algo assim... não sei se tem diferença entre esses todos nesse quesito. E imagino que o manuseio do gabinete seja um fator tão importante quanto também pra essa durabilidade. Fora isso os filtros de poeira e ventilação e espaço acho que vem em segundo e terceiro lugares, talvez. A estética só entra no jogo se der. Mas creio que não sou exigente nisso, esses todos achei bonitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, odd189 disse:

Obrigado pelas respostas!

 

@Foxwalt Obrigado pelo veredito. Vou optar pela CX450 então! Uma indecisão a menos... :thumbsup:

 

@.Solutionn. Achei interessante, pelo preço, apesar de parecer um pouco menor que os outros. Mas será que dura? Além disso só achei vendendo mais caro do que o link que você postou (179 reais), e por aqui na cidade não achei dele.

 

@Rafael Rovay Olhei o gabinete e a review. Achei interessante também, foi o único que eu vi falando da espessura mais grossa da chapa, mas vale a pena na durabilidade pagar esse preço por 0,2 mm? Agora tirando isso não me pareceu melhor dos que os outros. Mesmo comprando os fans separados (tenho pelo 1 garantido aqui) dá pra ficar na mesma faixa de preço ou mais barato, além de que 3 fans já me parecem suficientes (mas posso estar enganado).

 

A minha indecisão maior com o gabinete é escolher um que dure mais que 5 anos, ou mais até, algo assim... não sei se tem diferença entre esses todos nesse quesito. E imagino que o manuseio do gabinete seja um fator tão importante quanto também pra essa durabilidade. Fora isso os filtros de poeira e ventilação e espaço acho que vem em segundo e terceiro lugares, talvez. A estética só entra no jogo se der. Mas creio que não sou exigente nisso, esses todos achei bonitos.

@odd189 olha é difícil dizer, mas se você viu o vídeo do Peperaio, ele no final diz esse lance do 0,2 mm a mais, porque com 0,5 mm realmente a chapa é bem fina e costuma amassar. Eu tenho o Cougar Archon, porém este gabinete tem um ponto contra que me atrapalhou bastante que é chegar com o cabo de alimentação do processador, pois não tem passagem por trás de placa-mãe, mas tirando isso diria que é um ótimo gabinete, esta comigo a 3 anos e esta inteiro.

E sinceramente, levaria em consideração filtro de poeira, ventilação e espaço também em primeiro lugar, pois de nada adianta ter um gabinete que dure 20 anos, se toda hora tem que ficar mexendo para tirar poeira, se tem que colocar n fans para conseguir ventilar e também fazer o manejo de cabo é extremamente cansativo e sem espaço ficar pior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Filtro é máxima prioridade. Acho que não sei disso porque nunca usei um gabinete com filtro de poeira :zoio:, então nunca senti a diferença.

 

@Foxwalt Da cougar eu já olhei esses que falei no primeiro post, o MX300 e o MX310. Já tinha gostado do visual, mas como eram mais caros e só vem com 1 fan, deixei de fora da lista. Revendo agora vi que o MX300 não tem filtro na lateral, né? Mas olhei MX330 e pareceu bom também. Da PCYes! tinha olhado o Java, mas achei que tinha menos vantagens, comparando com os outros, como só suportar 3 ventoinhas e só ter 1 filtro embaixo. Olhei o VTI agora, e parece mais no mesmo nível que esses outros, ganha do Sharkoon na entrada de ar frontal, mas como ambos já vem com 2 ventoinhas ali, não sei se faz diferença (achei o Sharkoon mais bonito, apesar do fumê no VTI).

 

@Rafael Rovay Não achou esse Archon pequeno? E você comprou filtro de poeira pra colocar nos espaços pras ventoinhas laterais? O último que eu tive o que quebrou foram as partes de plástico mesmo. E não precisa durar 20 anos! :D

Minha ideia é mais não precisar gastar dinheiro com gabinete tão cedo...

 

No geral então, pela resposta de vocês, o mínimo pra o gabinete durar é ter espaço pra no mínimo 3 fans (1 na frente, 1 no topo, e o padrão na traseira), mas preferência pra 5 ou mais, filtro em todas as entradas/saídas de ar, incluindo da fonte e boa largura pros componentes não ficarem próximos. A partir daí tudo que vier que melhore essas especificações é só vantagem, e daí levo o modelo visual que mais me agrada, dentro do preço que dá pra pagar. É isso ou tem mais ou perdi alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, odd189 disse:

Entendi. Filtro é máxima prioridade. Acho que não sei disso porque nunca usei um gabinete com filtro de poeira :zoio:, então nunca senti a diferença.

 

@Foxwalt Da cougar eu já olhei esses que falei no primeiro post, o MX300 e o MX310. Já tinha gostado do visual, mas como eram mais caros e só vem com 1 fan, deixei de fora da lista. Revendo agora vi que o MX300 não tem filtro na lateral, né? Mas olhei MX330 e pareceu bom também. Da PCYes! tinha olhado o Java, mas achei que tinha menos vantagens, comparando com os outros, como só suportar 3 ventoinhas e só ter 1 filtro embaixo. Olhei o VTI agora, e parece mais no mesmo nível que esses outros, ganha do Sharkoon na entrada de ar frontal, mas como ambos já vem com 2 ventoinhas ali, não sei se faz diferença (achei o Sharkoon mais bonito, apesar do fumê no VTI).

 

@Rafael Rovay Não achou esse Archon pequeno? E você comprou filtro de poeira pra colocar nos espaços pras ventoinhas laterais? O último que eu tive o que quebrou foram as partes de plástico mesmo. E não precisa durar 20 anos! :D

Minha ideia é mais não precisar gastar dinheiro com gabinete tão cedo...

 

No geral então, pela resposta de vocês, o mínimo pra o gabinete durar é ter espaço pra no mínimo 3 fans (1 na frente, 1 no topo, e o padrão na traseira), mas preferência pra 5 ou mais, filtro em todas as entradas/saídas de ar, incluindo da fonte e boa largura pros componentes não ficarem próximos. A partir daí tudo que vier que melhore essas especificações é só vantagem, e daí levo o modelo visual que mais me agrada, dentro do preço que dá pra pagar. É isso ou tem mais ou perdi alguma coisa?

@odd189 Sim ele é um pouco pequeno principalmente para o manejo dos cabos, mas sinceramente só vi contra nele com relação a passagem do cabo de alimentação da CPU. E não coloquei filtro na lateral (sinceramente nem sei se daria), então eu sofro um pouco com esses coolers, mas nada que uma limpeza de vez em quando não resolva. O que quis dizer com 20 anos foi só modo de falar ;).

É o que você pode pesquisar mais sobre cooler é a parte da rotação deles, porque eu tenho alguns fans que me arrependi de ter comprado, porque são bem fracos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@odd189 Meu gabinete, por exemplo, é um PCYes! Horse. Ele vem com filtros densos nas aberturas frontal, inferior e superiores, deixando apenas a abertura traseira sem (o que faz sentido, considerando que é usada para expulsar ar por padrão). A presença dos filtros reduz a manutenção, em termos de limpeza, para quase zero. Eu nunca mais compraria um gabinete sem filtros (ou deixaria de instalar, já que podem ser comprados separadamente). Meu gabinete foi mais caro na época, mas você encontra gabinetes mais baratos com boa cobertura de filtros.

 

Não sei se já foi comentado, mas jamais compre gabinetes com fonte posicionada na parte superior. E verifique quais fans acompanham os gabinetes, já que não costumam ser grande coisa... Muitas vezes é melhor pegar separado mesmo. E você tem que definir o que é mais importante para você: fluxo de ar ou silêncio. Eu aqui detesto o barulho e meus fans (de 4 pinos com PWM) estão todos ligados na placa-mãe, configurados para silêncio máximo. Mal dá para notar o barulho mesmo em carga máxima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...