Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador começou a apresentar problemas após quedas de energia consecutivas


Posts recomendados

Boa tarde, tudo bem? Semana passada estava finalizando trabalhos universitários até ter ocorrido um apagão, sem problemas esperei alguns minutos após as luzes retornarem e voltei a trabalhar, em questão de 30 minutos, novamente, outro apagão, neste demorou mais, as luzes voltaram em cerca de 1 hora, no local onde moro é difícil vários apagões acontecerem tão juntos, liguei o computador sem esperar que ocorresse outra queda de energia, aconteceu. Foram três apagões, desde aí, não liguei-o durante a tarde.

No próximo dia, ao ligar o computador percebi que, quando exerço determinadas funções somente os ícones na área de trabalho passam a piscar umas três vezes, e param.

Do mesmo modo, no Premiere, onde edito maior parte de meus trabalhos, percebi também que, em sua linha do tempo, ficava registrado falhas de "sua agulha" pela "timeline", uma referencia é quando o computador está lento, move-se o cursor do mouse, e permanece seus "clones", que logo desaparecem. Não tenho a certeza se acontecia antes, pois parei de editar por um tempo, mas nunca percebi.

Estou pensando em formatar o computador, e também passar algum anti-vírus, tenho minhas dúvidas quanto aos Hardwares, pois os problemas se notam presentes somente na área de trabalho, e ao programa "Premiere Pro", em qualquer "gameplay", tudo ocorre devidamente normal.

Obrigada desde já, uma ótima semana a todos.

 

-Memória 8gb

-HD 1tb

-GTX 750 2gb

-Processador Intel Core i5-4440

-Fonte CX500

-placa-mãe GIGABYTE LGA 1150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso não tenha algum DPS que preste (Clamper ou UPSAI), continuar insistindo a usar sabendo que poderia cair a luz novamente foi um grave erro seu. O fato de cair a energia por si só não danifica os componentes, e sim a volta, geralmente carregada com um surto transportado pelo modem, HDMI do monitor, seja o que for, até seu PC.

 

Por agora, sugiro que remova a GTX 750 para ver se o problema persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Razzee disse:

Caso não tenha algum DPS que preste (Clamper ou UPSAI), continuar insistindo a usar sabendo que poderia cair a luz novamente foi um grave erro seu. O fato de cair a energia por si só não danifica os componentes, e sim a volta, geralmente carregada com um surto transportado pelo modem, HDMI do monitor, seja o que for, até seu PC.

 

Por agora, sugiro que remova a GTX 750 para ver se o problema persiste.

Pois eu uso um estabilizador, de marca, nunca trouxe problemas e sempre me protegeu bem contra quedas de energia, acontece que por onde moro, raramente ocorre mais de uma vez estas quedas, então, na verdade eu não tinha consciência que poderia haver uma segunda, e possivelmente a terceira, aconteceram todas em intervalos de 1 hora e até 2 horas, não era previsível, e eu havia trabalhos importantes para finalizar com o computador...

 

Hoje mesmo irei tentar sua sugestão, de noite trago respostas. Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador não é, e nunca foi, sinônimo de proteção. Talvez um bom peso para segurar porta.

 

 

 

Agora você já sabe que o estabilizador é prejudicial e que a fonte por conta própria faz a correção das variações da corrente elétrica. Do que você precisa é um protetor contra surto, como os do link abaixo:

https://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=Clamper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Razzee disse:

Estabilizador não é, e nunca foi, sinônimo de proteção. Talvez um bom peso para segurar porta.

 

 

 

Agora você já sabe que o estabilizador é prejudicial e que a fonte por conta própria faz a correção das variações da corrente elétrica. Do que você precisa é um protetor contra surto, como os do link abaixo:

https://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=Clamper

Sim, eu entendo, mas talvez nem tudo seja como na teórica, depende muito, já li sobre o uso de estabilizadores em computadores, deixei de usar, mas logo voltei, afinal este meu computador só recentemente, fim do ano passado com aproximadamente cinco anos de uso (com estabilizador), tive que trocar sua fonte, pois devido inúmeras quedas de energia por semana, graças a rede elétrica muito antiga no apartamento em que morava, durante três anos sua fonte começou a se tornar danificada, consequentemente em tarefas de grande uso, o mesmo desligava-se.

 

Permaneço no uso dos estabilizadores, pois onde moro, tenho muita instabilidade elétrica na afiação, e o estabilizador me concerta isto, impossibilitando qualquer tipo de curto, aliás não tenho dinheiro para um "no-break" ou qualquer outro equipamento de momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem uma Corsair CX 500, fonte que possui PFC ativo, o recurso demonstrado no segundo tópico, o que permite que ela opere com a ampla margem de 90 a 254VAC, sem contar as inúmeras proteções (subtensão, sobretensão, curto-circuito etc). O estabilizador você está mantendo aí como uma ilusão, falsa sensação de segurança, pois de pouco a pouco ele vai deteriorando a sua fonte por dentro, fazendo com que ela trabalhe o dobro, já que o tempo de resposta do estabilizador é muito maior que o da fonte. Sugiro muito que leia os tópicos, de fato.

 

Porém, por melhor que seja a sua fonte, ela não vai garantir segurança aos outros dispositivos conectados ao PC (monitor, impressora, modem), e através dele o surto pode chegar. Foi o que aconteceu com sua placa de vídeo, pelo visto. Por isso a importância de um protetor contra surto como os da Clamper ou Upsai. Na área de fontes existem outras alternativas viáveis. Se quiser continuar usando o estabilizador por teimosia, pode usar, mas quem perde com isso é apenas você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Razzee disse:

Você tem uma Corsair CX 500, fonte que possui PFC ativo, o recurso demonstrado no segundo tópico, o que permite que ela opere com a ampla margem de 90 a 254VAC, sem contar as inúmeras proteções (subtensão, sobretensão, curto-circuito etc). O estabilizador você está mantendo aí como uma ilusão, falsa sensação de segurança, pois de pouco a pouco ele vai deteriorando a sua fonte por dentro, fazendo com que ela trabalhe o dobro, já que o tempo de resposta do estabilizador é muito maior que o da fonte. Sugiro muito que leia os tópicos, de fato.

 

Porém, por melhor que seja a sua fonte, ela não vai garantir segurança aos outros dispositivos conectados ao PC (monitor, impressora, modem), e através dele o surto pode chegar. Foi o que aconteceu com sua placa de vídeo, pelo visto. Por isso a importância de um protetor contra surto como os da Clamper ou Upsai. Na área de fontes existem outras alternativas viáveis. Se quiser continuar usando o estabilizador por teimosia, pode usar, mas quem perde com isso é apenas você.

Não é uma questão de teimosia, conheço meus riscos, já fiz cursos similares para manutenção de computadores, a questão é falta de dinheiro, se eu tivesse condições compraria um No-Break, ou DPS's, mas não é possível no momento, por isso uso o estabilizador, não posso ligar diretamente a fonte na tomada de minha casa, como já expliquei, as tensões são muito instáveis, correria mais riscos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 02/05/2018 às 13:35, Laura Schapke disse:

por isso uso o estabilizador, não posso ligar diretamente a fonte na tomada de minha casa, como já expliquei, as tensões são muito instáveis, correria mais riscos..

Desculpe, mas você está colocando todo o seu hardware em risco ao liga-lo em um estabilizador. Entenda que, sua fonte CX500 ligada diretamente na tomada é altamente capaz de entregar uma energia limpa ao seu PC, conforme o colega @Razzee bem explicou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎02‎/‎05‎/‎2018 às 13:18, Laura Schapke disse:

.....Permaneço no uso dos estabilizadores, pois onde moro, tenho muita instabilidade elétrica na afiação, e o estabilizador me concerta isto, impossibilitando qualquer tipo de curto...

Isso é o que você pensa mas infelizmente, para você, não retrata a realidade..

 

Ninguém sugeriu que ai colocasses um no-break mas sim um bom filtro de linha, que segure os surtos de tensão que geralmente acompanham as faltas de energia. Só isso, nada mais do que isso..

 

Mas se preferes confiar em seu estabilizador, paciência. Cada um cada qual.

Procure te informar se no mundo mais avançado se usa essa porcaria dai, chamada de estabilizador, e vais te surpreender...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!