Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde fica o diodo?


Posts recomendados

Olá amigos

 

Estou usando um regulador de tensão 7809 para reduzir de 12v para 9v

Quero colocar um diodo para proteger alguma corrente reversa, mas não sei onde ele deve ficar.

Se eu usar o modo da direita, na verdade, a corrente vai ser de 11,3v porque o diodo diminui em 0,7v. Não sei se isso será um problema.

 

image.png.65573605f1a5b0f9885540caef17e8eb.png

 

Alguém poderia me dizer qual é o local correto de por esse diodo?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Na realidade nunca vi nenhum circuito com reguladores usando a configuração do circuito da esquerda!

Imagine se você ligar esse regulador em tensão negativa! A tensão de entrada passaria toda para a carga!

Talvez para proteger de ruídos reversos gerado pela indutância da carga! Esse ruido seria reaplicado a entrada do regulador, motivos, desconheço! Aguarde explicações dos colegas mais teóricos!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Na realidade nunca vi nenhum circuito com reguladores usando a configuração do circuito da esquerda!

Imagine se você ligar esse regulador em tensão negativa! A tensão de entrada passaria toda para a carga!

Talvez para proteger de ruídos reversos gerado pela indutância da carga! Esse ruido seria reaplicado a entrada do regulador, motivos, desconheço! Aguarde explicações dos colegas mais teóricos!...

A configuração da esquerda existe sim, realmente é pra proteger o regulador de cargas indutivas. 

Inclusive é recomendado até mesmo no datasheet desses reguladores. 

Mas é usada somente em fontes que não se tem o acesso livre à alimentação do regulador. 

 

No caso pode-se usar os dois diodos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estaria regulando a tensão para um arduino, então, acho que apenas o esquema da esquerda serviria.

A questão da proteção é que a mesma fonte 12v vai estar ligada em um relé e um motor.

Nestes, acredito que tenho obrigação de colocar um diodo antes de cada um, seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcohistorico ,

 

Quando eu estudei esse regulador ( mais de 30 anos .... ) à função do diodo na figura à esquerda era evitar que uma carga com alta capacitância colocada na saída do regulador acabasse danificando ele quando o mesmo ficasse polarizado reversamente, que pode acontecer quando se desliga a fonte e o capacitor de filtragem da fonte descarrega mais rapidamente que o total na saída do regulador. Mas na prática nunca ví esse diodo ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, marcohistorico disse:

A questão da proteção é que a mesma fonte 12v vai estar ligada em um relé e um motor.

Nestes, acredito que tenho obrigação de colocar um diodo antes de cada um, seria isso?

 

Nesse caso sugiro filtrar muito bem ruídos transientes.... Relé acionando motor no mesmo 12V que tem regulador linear alimentado microcontrolador sempre é problema.... tem de separar os GNDs e os 12V de potência, com uma excelente filtragem no local, ou esse ruído vai se propagar para todo o circuito causando travamentos.

 

Pelo preço de uma simples fonte de 12Vdc de parede, eu comprava uma exclusivamente para o Relé e o motor... a única coisa que seria interligado são os GNDs das duas fontes !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores filtram um pouco,porém dependendo do motor isto não suficiente.Talvez um filtro RC ajuda um pouco mais.Lembrando que o capacitor deve cerâmico,e de preferência smd,os capacitores eletrolíticos serve apenas como reservatório,para ruídos de alta frequência não serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcohistorico ,

 

Não bastam apenas os capacitores, pois as próprias trilhas e fios servem com antenas transmissoras e receptoras... existem técnicas para redução desses problemas mas costumam exigir muito de quem está montando o conjunto completo.

 

Eu prefiro ser prático : separar as fontes, resolvo 95% dos piores problemas, e agora sim bastam uns poucos capacitores !

 

Mas a escolha é sua ué !!!  Afinal quem vai ter de resolver é você mesmo kkk !!!

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcohistorico ,

 

Esses diodos no motor e no relé devem mesmo ser usados.

 

E eu usaria ainda alguns diodos do tipo PK6, supressores de transiente, com tensão adequada para proteger a entrada do regulador. São diodos tipo TVS.

Existem em grande variedade na loja Multcomercial, na rua Timbiras em SP.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...