Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, sou novo em eletrônica e me confundo um pouco com os componentes alguém pode me ajudar pra saber que componente é esse é onde posso comprar, essa é uma placa de um laser pra segurança de uma máquina industrial é se não me engano é um placa transmissor. Os códigos escritos no componente é 14520B e PAA0807G

B17C6B23-60C8-470C-9AB4-171157EC55FC.jpeg

Postado
7 horas atrás, AndréSeati disse:

@Mestre88 é onde eu acho o contador binário pra fazer a comparação?

Na internet mesmo.

É um CI bastante antigo e conhecido, tem muita coisa sobre ele, veja:

CD4520

As comparações que eu digo são o seguinte:

Veja se o pino 8 é o negativo;

Se o 16 é o positivo;

Os pinos 1, 2, 9 e 10 são clock e habilitação, veja se eles têm alguma conexão com o 7414 que está ao lado.

O 7414 é um oscilador, provavelmente tem conexão com um ou mais desses pinos;

Provavelmente esse contador trabalha como divisor de frequência, enviando sinais múltiplos de 2 ao transmissor, eu já vi vários circuitos desse tipo.

Tenho quase 100% de certeza que é ele só pelo que dá pra ver na placa, mas acho que seja difícil encontrar a versão SMD aqui no Brasil, se vê mais a versão DIP16.

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 realmente os pinos 8 é negativo é o 16 positivos, os 1,2,8,9,10 faz ligação com o 7414, vi o datasheet aqui vou ver se acho o dip16 aqui na minha cidade, você sabe em quais placas posso achar esse componente?tem alguma chance desse ci 7414 ter danificado também?

Postado

O dip16 não vai caber aí, é a versão tradicional do CI. A não ser seja feita alguma gambiarra. 

Veja se os pinos 7 e 15 estão em contato com o pino 8. 

Em placas de outras coisas acho meio difícil de achar esse CI, é meio obsoleto já. 

Apesar de já ter visto algo parecido, achei estranho o uso dele nesse circuito, por até fiquei em dúvida. Mas pelas evidências tudo leva a crer que é ele mesmo. 

A propósito, como sabe que esse CI está danificado?

Como mediu? 

Se tiver um frequencímetro ou osciloscópio pode ter certeza se é ele ou o outro. 

Com multímetro é mais difícil, mas conhecendo bem os CIs se pode chegar a algum lugar só medindo as tensões. 

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 os pinos 7 e 15 não estão em contato com o pino 8, não sei se o ci está danificado mas os pinos 04 e 13 derreteram aí não dá pra resoldar na placa, o dip 16 é maior mesmo mas a pinagem pelo q vi e a mesma aí é só dar um jeito pra soldar ele na placa né?

Postado
1 hora atrás, AndréSeati disse:

os pinos 7 e 15 não estão em contato com o pino 8

Tudo bem, existem várias formas de ligar. É que com o pino 8 é mais usual.

1 hora atrás, AndréSeati disse:

não sei se o ci está danificado mas os pinos 04 e 13 derreteram aí não dá pra resoldar na placa

Tenho a impressão que seja um improviso para corrigir um erro de projeto, no caso trocar o pino 4 pelo 3 e o pino 12 pelo 11. Então cortaram o pino e fizeram o remendo com solda.

Não tem como um pino desse derreter sem levar a trilha da placa junto, ela é mais fraca.

Ligue a placa e meça as tensões do CI em relação ao terra do circuito, poste aqui pra gente ver.

A pior coisa que tem é a gente trocar uma peça e o defeito continuar e depois a gente descobrir que a antiga tava boa.

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 @Mestre88 Eu tinha tirado o C.I achando que era ele mas na ora de remontar vi que o capacitor do lado dele tava com uma perninha solta, acredita que soldei ele é o laser voltou a funcionar, valeu pela ajuda aí se não fosse você eu ia trocar o ci à toa

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Você retirou o ci, né?! 

Faça um teste pra saber se não tem pinos em curto, sempre acontece de ficar alguma bolinha de solda por baixo. 

Se tiver ok, faça isso: 

Em 13/05/2018 às 15:21, Mestre88 disse:

Ligue a placa e meça as tensões do CI em relação ao terra do circuito, poste aqui pra gente ver. 

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 bom dia eu estou com uma outra placa aqui que quando aciono o botão arma uma contadora e quando solto desarma mas está demorando pra desarma o componente que ajuda a fazer isso é capacitor?

59431C87-E838-4F1A-AB12-294FBF0A3A2E.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!