Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo Ethernet em garganta elétrica


Ir à solução Resolvido por joinvillecar,

Posts recomendados

Preciso passar um cabo de Ethernet pela minha casa, porém a unica garganta disponível é a de cabos elétricos....

 

estou pensando em usar Cat6 (algo em torno de 15 a 20 metros) numa rede de 60 Megabits (7,5 MB),

nesta garganta, passa alguns cabos elétricos responsáveis por algumas lampadas, televisão, computador...  nada muito agressivo como um chuveiro ou etc...

 

o quão isso afetaria minha conexão? eu conseguiria manter-se acima dos 6MB nestas condições? e o CAT5, seria o suficiente?

 

lembrando que me refiro a cabo UTC sem blindagem, devido ao custo elevado, mais usarei cabo blindado caso seja a unica opção 

 

obs: Wireless não é uma opção viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que dar uma "googleada" mas deve ter cabo de rede cat5e ou superior com alguma proteção ou "blindagem" para usar junto com condutores elétricos.

 

O que é fria que eu sei é passar cabo telefônico xDSL junto com cabo de energia... já cabo de rede acho que pouco afeta (se é que afeta algo) no seu funcionamento... 

 

Mas vamos aguardar mais opiniões dos colegas, eu também fiquei curioso nesse caso...hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se forem cabos onde a corrente for alta, não use cabos sem blindagem porque pode haver muita interferência.

 

Não existe problemas em usar cabos juntos, tanto que existe o PoE, que carrega outra tensão no mesmo condutor, o problema está na corrente que necessita ser baixa. Não lembro onde tinha a recomendação, mas tem um "paper" que demonstrava que correntes até 10A eram bem suportadas. (Por isto é comum usar PoE aumentando a tensão para poder obter maior potência por exemplo)

 

E mesmo a blindagem ainda pode não ser suficiente se a corrente for alta.

 

Comigo já ocorreu em uma instalação problemas de comunicação por causa de um reator eletrônico, ele estava gerando tanta interferência que achamos até que o problema era no cabo, mas quando desligava a luz o cabo passava no "Fluke". Aí foi identificar e trocar o tal reator "demoníaco".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Eu acabei passando um cat5 comum e não deu nenhum problema...

estou recebendo meus 60 megas e ate então não percebi nenhum problema com variação ou latência.

 

Caso esteja com a mesma duvida que tive, pode passar sem medo, pelo menos em residencias....

 

obs: no meu caso fora são em torno de 20 metros saindo de um switch e passando inteiramente pela rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!