Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pesquisei no YouTube e percebi que posso retirar o fio que controla a velocidade do cooler e que isso não geraria um problema (a não ser a redução da vida útil do cooler). Mas sei que uma das consequência de se fazer isso, é o barulho gerador pelo cooler que as vezes chega a ser insuportável( mesmo no notebook que é o dispositivo em questão ). Mas a minha dúvida é:

- Será que, depois de cortado o fio que controla a velocidade cooler, eu posso corta o fio positivo (ou negativo, tanto faz) e depois soldar esse fio novamente mas com um resistor no meio?

Exemplo: o cooler funciona com 12v, ai eu colocaria um resistor para ele funcionar com 5v ou 9v.

- Isso funcionaria normalmente? ou o resistor poderia queimar ?

• Curtir 1
Postado

Já fez a experiência prática de ligar esse seu cooler utilizando apenas a alimentação e deixando o fio de controle solto? Talvez o ruído não seja tão alto assim. No caso der um ventilador a matemática é um pouco mais chatinha, a começar pelo fato da resistência do vento se elevar ao cubo da rotação, fica complicado enxergar o motor como  um resistor equivalente para se calcular o valor de uma resistência a ser posta em série.

De uma forma prática, pode ir tentando colocar resistores de diversos valores até alcançar o resultado desejado. Isso não irá oferecer nenhum prejuizo ao motor. Sobre o resistor queimar, basta que tenha a potência necessária. Desconheço a corrente nominal do seu motor mas possívelmente um resistor entre 33R e 51R x 1/2 Watt deverá ser suficiente.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!