Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Iza Rodrigues

Filtro Passivo - Circuito RLC de 3º Ordem

Recommended Posts

Postado (editado)

Alguém poderia me ajudar com o cálculo para descobrir o ganho de tensão em função da frequência, isto é, Gv(f)=|Vi(f)/vou(f)|.

Segue o circuito:5b11c87536e71_FiltroPassivo.thumb.jpg.28c863fd20bcb9e3bc29778761515d5d.jpg

Editado por Iza Rodrigues

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só é resolvido por Laplace e as leis de kirchhoff das tensões nas malhas ou das correntes nodais.

Fiz um tutorial aqui no fórum, que mostrava estas leis. Permaneceu por um bom tempo na sessão "Tópicos em Destaque". Mas os administradores o retirou de lá por algum motivo, apesar de muitos participantes já terem solicitado resolução de problemas que podem ser resolvidos estudando pelo tutorial.

Tente pesquisar aqui no fórum. 

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Operando com a Transformada de Fourier, pelo Teorema de Thévenin determinemos o circuito equivalente ligado ao resistor R2 GbhmuXl.gif.

 

 

 

Pela regra do divisor de tensão, tem-se que Vth(f) é:

 

 

 

UwYoL7u.gif

 

 

 

E, calculando a impedância equivalente Zth(f) F5Rua4D.gif:

 

 

 

edH6iw5.gif

 

 

 

Com isso, a tensão de saída final no domínio da frequência é:

 

 

 

bts16VT.gif

 

 

 

Agora basta fazer substituições de equações e montar a função de transferência final, preferencialmente no formato de zeros e pólos:

 

 

 

gUak9HV.gif

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @rjjj

Foi legal você mostrar parte da solução. A ideia é mostrar apenas o "caminho das pedras", para que deixemos o exercício como aprendizado.

Particularmente, quando o circuito tem mais componentes, costumo usar as leis das correntes nos nós. Facilita um pouco. Aquele Zth(f) como soma no denominador, vai dar um bom trabalho algébrico.

MOR_AL

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MOR

 

 

Penso que a Matemática é essencial na nossa área de atuação, sobretudo nos assuntos típicos de Ensino Superior F5Rua4D.gif.

 

 

 

Só para prosseguir nessa questão a partir do ponto que deixei, já se deve ter um razoável conhecimento de Análise Complexa. 

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×