Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste De velocidade Fraudado??


Posts recomendados

Bom seguinte galera, estive com lentidão na minha rede e quando contato o suporte eles pedem pra min fazer o teste no site Speedtest, mas SEMPRE da 53mb, sem nem variação ou queda, menor que seja, sendo que tenho contratado 50mb. Acho meio suspeito, o ping fica em 3ms, mas ai quando boto um download que sempre baixou a 100% da rede, não passa de 400kb/s

Também quando faço o teste no http://www.copeltelecom.com/site/speedtest/, ele me da um resultado que parece bem mais real do que o speedtest. ficando em torno de 6 a 8mb ultimamente.

Será que a empresa fraudou esse teste pra aparecer sempre velocidade acima da contratada? Sempre aparece, não importa se eu não estou conseguindo olhar um video nem em 140p, ou se mesmo o site do teste não carregou. SEMPRE da mais de 50mb com 3ms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Anschau

 

Fiz teste nos 3 e os resultados foram similares.. O Speedtest original (o da Copel usa o mesmo sistema) teve o mesmo comportamento, sem variações..

 

Esse Speedtest é um site internacional.. Seria mais fácil, maquiar um site daqui.. O que eles podem estar fazendo, e isso é complicado de provar, seria algo chamado "traffic shaping", que é meio que "modelar" o tráfego de dados..

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping

 

Seria uma explicação plausível, pra essa diferença toda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Bom seguinte galera, estive com lentidão na minha rede e quando contato o suporte eles pedem pra min fazer o teste no site Speedtest, mas SEMPRE da 53mb, sem nem variação ou queda, menor que seja, sendo que tenho contratado 50mb.

 

Isso aqui não é um problema, pelo contrário, o provedor está te entregando até mais do que você contratou. Ou há uma eficiência na rede que faz com que você tenha o mínimo de perdas.

 

Citação

Acho meio suspeito, o ping fica em 3ms, mas ai quando boto um download que sempre baixou a 100% da rede, não passa de 400kb/s.

 

Hosts gratuitos não possuem garantia de banda e aqui não importa se sempre funcionou bem, nada é para sempre e novas políticas podem ser adotadas a qualquer momento. É preciso avaliar aqui se todos os downloads que faz tem essa média de velocidade.
 

Citação

 

Também quando faço o teste no http://www.copeltelecom.com/site/speedtest/, ele me da um resultado que parece bem mais real do que o speedtest. ficando em torno de 6 a 8mb ultimamente.

Será que a empresa fraudou esse teste pra aparecer sempre velocidade acima da contratada? Sempre aparece, não importa se eu não estou conseguindo olhar um video nem em 140p, ou se mesmo o site do teste não carregou. SEMPRE da mais de 50mb com 3ms.

 

 

Não é algo ético, mas algumas operadoras podem fazer um cache do SpeedTest, o que pode te informar um resultado maior ou igual da sua velocidade, devido ao servidor de teste estar na rede do provedor e próximo a você.

 

Faça este download e poste qual foi a média de velocidade:

http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-light-7.0.iso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece com o speedtest é que ele pega sempre o host mais próximo da sua rede pra fazer o teste. O mesmo acontece comigo. Porém, no mesmo site você pode alterar o host de destino e repetir o teste. Tudo depende do caminho que o teste faz. Como o Speedtest escolhe sempre o mais próximo por padrão, gerando o resultado de 1ms de Ping (o que me leva a crer que você usa fibra optica), há essa falsa sensação de que vai ser igual pra qualquer host. Não se trata de uma fórmula de maquiar o resultado pra te impressionar. Um teste bem eficaz é o minhaconexão, que faz vários testes simultâneos e te dá uma média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, VonHolleben disse:

O que acontece com o speedtest é que ele pega sempre o host mais próximo da sua rede pra fazer o teste. O mesmo acontece comigo. Porém, no mesmo site você pode alterar o host de destino e repetir o teste. Tudo depende do caminho que o teste faz. Como o Speedtest escolhe sempre o mais próximo por padrão, gerando o resultado de 1ms de Ping (o que me leva a crer que você usa fibra optica), há essa falsa sensação de que vai ser igual pra qualquer host. Não se trata de uma fórmula de maquiar o resultado pra te impressionar.

Exato! Para todos os efeitos contratuais o que interessa é a velocidade entregue no modem pela operadora, portando os testes dentro da rede da mesma é que valem para obter essa resposta. Na eventualidade da operadora não ter um teste próprio dentro da sua rede, só faz sentido testar em velocímetros de terceiros optando pelo servidor mais próximo. O comportamento do link com os demais locais da internet fora da rede da operadora, no que se refere a velocidade,  não servem para questionar a entrega do serviço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Paulo Rigler disse:

Exato! Para todos os efeitos contratuais o que interessa é a velocidade entregue no modem pela operadora, portando os testes dentro da rede da mesma é que valem para obter essa resposta. Na eventualidade da operadora não ter um teste próprio dentro da sua rede, só faz sentido testar em velocímetros de terceiros optando pelo servidor mais próximo. O comportamento do link com os demais locais da internet fora da rede da operadora, no que se refere a velocidade,  não servem para questionar a entrega do serviço.

Show de bola. Eu não colocaria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!