Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eaí pessoal, eu recentemente troquei minha placa-mãe, e tive um problema, na verdade não sei se é um, Eu tenho 2 pentes de memorias 4gb, quando eu tinha minha placa-mãe antiga, no gerenciador de tarefas aparecia "1366mhz" normal, agora nessa nova placa-mãe esta aparecendo "667mhz", não sei se isso é um erro ou é normal, alguem poderia me ajudar?
minha config:
placa-mãe: 970a-ds3p
Processador: amd fx 8350 vishera
Placa de video: geforce gtx 1050 ti
Fonte: Corsair 500w
Memorias: 2x vengeance 1366 4gb

Memoria.png

Postado

A frequência da ram é mostrada como metade da frequência real, por exemplo, 667mhz é 1366mhz, 800mhz é 1600mhz e por assim vai. Eu não sei exatamente porque é assim (devia saber, sou técnico rsrs) mas tá tudo certo aí.

• Membro VIP
Postado

É assim porque a memória é DDR (Double Data Rate). ;)

Seria como se uma rodovia que tem o dobro de faixas de rolamento que a outra permitisse aos veículos andarem com o dobro da velocidade, sendo que ela permite o dobro de veículos.

Só muda nas GDDR5, onde o clock é um quarto do da propaganda. (não sei como é nas HMB)

E sim, é golpe de publicidade, mas, no fim das contas, o que importa é a taxa de transferência, que é quantitativa, e aí até que a nomenclatura faz um certo sentido.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Rafael Cruz 970 disse:

@Evandro  aí man, valeu kkkk

Perae... GDDR5 é 1/4 da frequência real??? Quer dizer que se a minha GPU tem 3070mhz de memória, a frequência real é 12GHz? O.o

Não, o contrário!

Se eles falam que é 4 GHz, o clock real é 1 GHz.

12 GHz teu PC ia virar uma estação de rádio FM de música brega. :D

Pense mercadologicamente, se fosse o clock real de 12 GHz, os caras iam tatuar isso na testa: DOZE GIGARRÉRTIS. ;)

Postado

No meu caso, o Windows 10 mostra a velocidade já em DDR (no caso , DDR3 1866MHz) no gerenciador de tarefas (e não a velocidade real de 933MHz).

Aparentemente o seu conjunto está operando em 667MHz, e não em 1333MHz.

image.png.60e775a4e6a562c9afb41eaa23d56954.png

Pra resolver a dúvida, veja no CPU-Z que informação aparece na aba Memory, seção Timmings, em DRAM Frequency, onde se mostra o clock real (aí sim que se deve multiplicar por 2 [DDR - Double Data Rate]).

image.png.3817fc4238c4344f9fd6cb24cdf2eefd.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!