Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD externo ou armazenamento em núvem?!


Posts recomendados

Boa noite/ Bom dia/ Boa tarde pessoal, venho levantar uma questão me deixou em dúvida, e eu gostaria da opinião de vocês. 

 

Eu estou precisando fazer um backup de meus dados, que são bem importantes (Desde filmes, até documentos da faculdade e arquivos relacionado ao meu trabalho), e pensei em comprar um HD Externo ou um Case para HD. 

Porém eu me perguntei e é a pergunta que deixo pra vocês também, da qual é uma dúvida grande: Hoje em dia, vale a pena comprar um HD externo ou contratar um serviço de armazenamento em nuvem, como por exemplo o serviço do Google Drive ou do Dropbox? 

Aonde desembolsarei +/- R$ 15,00 mensal, e terei a vantagem de acessar qualquer coisa e de onde eu estiver, desde que tenha internet.

 

O que vocês me dizem? Vocês usam algum serviço de armazenamento em nuvem? Qual? Recomenda? 

 

 

att;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, @Bruno Henrique Raiher, bom dia!

O ideal seria armazenar os dados importantes em mais de um lugar. Você deve avaliar quais dados realmente são importantes e se você precisa fazer o backup deles.

 

Algumas coisas para considerar:

- Real necessidade de fazer backup de alguns arquivos: filmes, por exemplo, será que é mesmo necessário?

- Considerar o tempo de upload e download no serviço cloud: com um serviço cloud, transferir arquivos grandes vai levar mais tempo;

- Cuidados com o dispositivo portátil e redundância: arquivos podem corromper, o dispositivo pode falhar, então é bom considerar alguma redundância.

 

Documentos geralmente são leves, e mesmo os planos grátis de serviços como Dropbox, Google Drive, OneDrive e iCloud já oferecem um bom espaço para isso. Eu acredito que a chance de perder os arquivos é menor do que armazenando em um HD externo ou portátil. Numa breve pesquisa, o que parece ter o melhor custo benefício é o iCloud, por incrível que pareça, seguido do Google Drive.

 

Para imagens e vídeos, o Google Photos oferece armazenamento ilimitado com qualidade reduzida, isso é, vídeo até 1080p e foto até 16 MP.

 

Mas tudo depende da sua necessidade. No meu caso, eu preferi usar os serviços cloud para os arquivos pequenos e importantes, que posso precisar acessar de qualquer lugar, enquanto utilizo o HD externo/portátil apenas como uma expansão do armazenamento do computador.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, navegantenarede disse:

- Real necessidade de fazer backup de alguns arquivos: filmes, por exemplo, será que é mesmo necessário?

- Considerar o tempo de upload e download no serviço cloud: com um serviço cloud, transferir arquivos grandes vai levar mais tempo;

 

O colega resumiu bem sobre o serviço de nuvem nesses dois pontos. Se os arquivos são pequenos, o único cuidado que você teria, seria com a própria conta (leia-se a segurança com o acesso/senhas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!