Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como controlar o volume digitalmente?


Posts recomendados

Olá galera, sou novo no grupo e essa é uma das minhas primeiras postagens daqui e queria uma ajuda na área da eletrônica digital e analógica...

Gostaria de uma ajuda em poder regular o volume que irá para uma caixa de som de uma forma digital; minha ideia inicial seria regular apenas com dois botões (um que aumenta e outro que abaixa o volume). Estava vendo uns projetos com o circuito integrado 4066 que pode funcionar como um potenciômetro digital com alguns resistores mas o meu problema seria a gerar palavras binarias para quando eu apertar um botão ele abaixe ou aumente. penso que poderia fazer um programa com o pic ou arduino, mas não faço ideia de como fazer, vocês poderiam me ajudar????  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leonardo. Seguindo sua linha de raciocínio, pretendendo usar chaves digitais e divisores resistivos, é menos complexo usar um 4051 (são 8 chaves internas). Use a família 74HC ou 74HCT - 74HC051, pois a seleção da entrada é BCD, e vai usar só 3 portas do microcontrolador para ter 8 níveis de volume, além de trabalharem numa faixa de tensão mais ampla (de 2 a 14V de alimentação) e terem menor resistência ôhmica nos "contatos" das chaves. Com mais um pino, pode multiplexar 2 CI´s 4051 e endereçar 16 níveis.

Para o controle de volume por teclas (sobe/desce), pode usar um divisor resistivo para manter uma entrada ADC em 1/2Vcc e um dos botões curto-circuita o divisor à terra e outro ao VCC. Por precaução, recomendo fazer um divisor com 5 resistores, para evitar um curto na alimentação ao acionar ambos os botões.

Mais complexo um pouco será a programação e uso de um CI da linha X9C(103) (503) etc, mas são 100 níveis de volume, com um controle por quantidade de pulsos (e por seleção de UP/DOWN). Neste caso, são 2 pinos do microcontrolador apenas para o potenciometro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Rosa Telecom ,

 

voce pode fazer sem microcontrolador.

 

Por exemplo, dois Cd4029 com dois Cd4066 e rede resistiva, junto com uma pequena lógica para selecionar clock up ou clock down.

 

Pode até usar o preset para determinar o valor inicial ao ligar.

 

Claro que fazer com um Arduino e um potenciometro digital é mais “imediato” .

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muito tempo fiz um circuito utilizando um contador 40193, e 4 resistores em sua saída formando assim um divisor de tensão com um 5º resistor. Acabei não gostando muito do resultado.

 

A melhor opção é o CI da toshiba TC9153AP, ele é próprio pra isso. Foi muito usado nos aparelhos de som mais antigos, descobri ele num som que desmontei pouco tempo depois de ter criado o circuito com o contador.

Existe também o equivalente PT2253B de mesma pinagem.

imagem34.GIF.6994d3cd4ec6b8e6786ba5ab690c4796.GIF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Leonardo Rosa Telecom disse:

meu querido faller, 

vi o artigo e achei bem interessante, porém tenho duvida, no projeto doi tem algumas portas lógicas "sim" saindo do Ci 2, elas são de que Ci?

Pelo que está escrito lá (se estivermos falando do mesmo esquemático) logo a direita das portas "sim" (buffer), com todas as letras, são de IC6 (de N1 a N4) e são de um 7407, um hex buffer..

Fico preocupado com a elaboração desse esquemático se nem as portas você consegue ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!