Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale mais a pena um SSD ou mais RAM?


Posts recomendados

Boa noite, estou para trocar de placa-mãe e quero mais alguma coisa também, tenho o seguinte sistema

FX 6300 3.5ghz o qual vou para 4.2 na nova mobo

Antiga mobo asrock n68-gs4 fx

nova mobo asus m5a78l-m/usb3 plus

GTX 960 2gb EXOC

8GB de ram hyperx ddr3 pente azul

Corsair 600w

O cara da loja qual estou negociando a nova placa disse que vale mais a pena eu pegar um ssd para por o windows e os jogos do que eu comprar mais um pente de 4gb para totalizar 12gb.. o que vocês me indicam? O ssd ou a RAM?

Jogo gta v, pubg e o principal Forza Horizon 3!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8GB apenas 1 pente? O ideal seria 2x4GB.... e 8GB fica meio apertado hoje em dia pra jogos, ainda mais se for usar o Windows 10...

 

Mas acho que o benefício do SSD vai muito além de mais memória. Não só os loadings dos jogos vão ser igual um raio, mas o Windows vai ficar ágil e esperto, é outra vida cara. Eu comecei a usar SSD em 2011 e simplesmente viciei, não aguento usar o Windows instalado em HD de 7200rpm mais. Não dá, é muita diferença.

 

Sugiro que pegue o SSD mas não pegue esse pente de 4GB pois vai ficar um dual channel meio estranho com pentes diferentes, isso se ativar o dual channel sem erros. 

Pegue o SSD agora e 1 pente de 8GB DDR3. Assim que der, você compra outro pente de 8GB DDR3 o mais similar possível, mesmas latências, frequência, marca, etc para o dual channel ficar bem certinho. Compre de preferência na mesma loja, para de repente pegar um pente do mesmo lote.

 

Mas você vai curtir demais o SSD amigo, vai por mim, existe uma vida antes do SSD e outra depois :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ariel Charan de Faria Já comprou a placa-mãe nova? Se não tiver comprado, indico a troca do kit. Não compensa investir em placa-mãe nova para processador FX nessa altura do campeonato. Os processadores mais básicos do mercado, como o Pentium G4560, já são bem superiores a ele em jogos.

 

Está trocando a placa-mãe por sofrer com problemas de desempenho, né? Essa AsRock aí é bem conhecida por aqui... E não é por boas razões.

 

Você não terá problemas com 8GB de memória em jogos. Contudo, já existem jogos que consomem bastante, e pode ser que em um futuro próximo você queira adicionar. Por enquanto, o SSD realmente é mais vantajoso.

 

Como você usa placa de vídeo dedicada, dual channel de memórias não vai fazer diferença na performance em jogos com esse kit.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ariel Charan de Faria O SSD sem dúvida. porque mesmo q você n pegue RAM agora, quando algum jogo estourar os 8gb de RAM, o windows começa a pegar o HDD pra completar e ai da uns lags/travadas em alguns jogos (principalmente mundo aberto). Com o Windows instalado no SSD, essas travadas praticamente somem, porque ele é bem mais rápido, então você n vai precisar tão urgente da RAM caso você pegue o SSD primeiro. Fora o ganho de o windows ficar ágil pra tudo e tal..

Agora se for pra SSD, eu recomendo com todas as forças pegar 240gb ou mais. N vale à pena pegar 120gb, digo por experiência própria. você acha Kingston A400 240gb por 260 pila no ML já com frete grátis, é o melhor SSD disparado hoje, e tb o mais barato.

Sobre o resto do kit, como o @Foxwalt disse, n vale à pena investir nessa plataforma hoje. Se tiver orçamento, é melhor trocar o kit, então outro motivo pelo qual n pegaria RAM DDR3 hoje...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, simforoso disse:

8GB apenas 1 pente? O ideal seria 2x4GB.... e 8GB fica meio apertado hoje em dia pra jogos, ainda mais se for usar o Windows 10...

 

Mas acho que o benefício do SSD vai muito além de mais memória. Não só os loadings dos jogos vão ser igual um raio, mas o Windows vai ficar ágil e esperto, é outra vida cara. Eu comecei a usar SSD em 2011 e simplesmente viciei, não aguento usar o Windows instalado em HD de 7200rpm mais. Não dá, é muita diferença.

 

Sugiro que pegue o SSD mas não pegue esse pente de 4GB pois vai ficar um dual channel meio estranho com pentes diferentes, isso se ativar o dual channel sem erros. 

Pegue o SSD agora e 1 pente de 8GB DDR3. Assim que der, você compra outro pente de 8GB DDR3 o mais similar possível, mesmas latências, frequência, marca, etc para o dual channel ficar bem certinho. Compre de preferência na mesma loja, para de repente pegar um pente do mesmo lote.

 

Mas você vai curtir demais o SSD amigo, vai por mim, existe uma vida antes do SSD e outra depois :thumbsup:

Hmmm, entendo amigo, pois e me venderam um pente de 8 direto na época que comprei! Obrigado pela ajuda vou de SSD! 

 

5 horas atrás, Rodrigoou disse:

Eu pegaria o SSD porque aparentemente 8gb é um bom tamanho para o seu conjunto.

Simm foi isso que me falaram, mas eu tava meio na dúvida e resolvi vir aqui!! Obrigado!!

 

4 horas atrás, Foxwalt disse:

@Ariel Charan de Faria Já comprou a placa-mãe nova? Se não tiver comprado, indico a troca do kit. Não compensa investir em placa-mãe nova para processador FX nessa altura do campeonato. Os processadores mais básicos do mercado, como o Pentium G4560, já são bem superiores a ele em jogos.

 

Está trocando a placa-mãe por sofrer com problemas de desempenho, né? Essa AsRock aí é bem conhecida por aqui... E não é por boas razões.

 

Você não terá problemas com 8GB de memória em jogos. Contudo, já existem jogos que consomem bastante, e pode ser que em um futuro próximo você queira adicionar. Por enquanto, o SSD realmente é mais vantajoso.

 

Como você usa placa de vídeo dedicada, dual channel de memórias não vai fazer diferença na performance em jogos com esse kit.

Simm, mas eu to totalmente sem dinheiro agora, so tenho para a placa nova e o ssd por que meu amigo tem um amigo que tem loja no paraguai e saiu bem mais barato pra mim, eu já nem ia pegar hahha, ai ele deu essa ideia e ok.. E eu preciso arrumar esse pc essa placa so dor de cabeça pra mim.. se eu pudesse eu pegava um i5 hahaha mas né.. mil e poucos reais não caem do céu toda hora hahaha!! Mas muito obrigado vou direto de SSD! 

 

1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

@Ariel Charan de Faria O SSD sem dúvida. porque mesmo q você n pegue RAM agora, quando algum jogo estourar os 8gb de RAM, o windows começa a pegar o HDD pra completar e ai da uns lags/travadas em alguns jogos (principalmente mundo aberto). Com o Windows instalado no SSD, essas travadas praticamente somem, porque ele é bem mais rápido, então você n vai precisar tão urgente da RAM caso você pegue o SSD primeiro. Fora o ganho de o windows ficar ágil pra tudo e tal..

Agora se for pra SSD, eu recomendo com todas as forças pegar 240gb ou mais. N vale à pena pegar 120gb, digo por experiência própria. você acha Kingston A400 240gb por 260 pila no ML já com frete grátis, é o melhor SSD disparado hoje, e tb o mais barato.

Sobre o resto do kit, como o @Foxwalt disse, n vale à pena investir nessa plataforma hoje. Se tiver orçamento, é melhor trocar o kit, então outro motivo pelo qual n pegaria RAM DDR3 hoje...

Pois e mano, eu queria de 240.. mas vai acabar sendo o de 120 por enquanto.. hahaha infelizmente.. mas tem alguma diferença na questão de velocidade por ter mais GB? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Ariel Charan de Faria disse:

Pois e mano, eu queria de 240.. mas vai acabar sendo o de 120 por enquanto.. hahaha infelizmente.. mas tem alguma diferença na questão de velocidade por ter mais GB? 

É mais pelo espaço, 120gb na prática você tem uns 100 e pouco, e o windows + alguns programas já estouram isso fácil... Mas tb tem o lance que algumas fabricantes colocam controladoras bem ruins nos modelos 120gb porque são baratinhos, aí o desempenho fica capado.. Eu tenho um SSD 120gb da Sandisk q pega no máximo 200mb/s só, quando outras pegam 400~500mb/s. Pra ter ideia, meu HDD WD Blue 1tb 7200 RPM pega 160mb/s então é praticamente a mesma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

É mais pelo espaço, 120gb na prática você tem uns 100 e pouco, e o windows + alguns programas já estouram isso fácil... Mas tb tem o lance que algumas fabricantes colocam controladoras bem ruins nos modelos 120gb porque são baratinhos, aí o desempenho fica capado.. Eu tenho um SSD 120gb da Sandisk q pega no máximo 200mb/s só, quando outras pegam 400~500mb/s. Pra ter ideia, meu HDD WD Blue 1tb 7200 RPM pega 160mb/s então é praticamente a mesma coisa...

O meu vai ser da kingston eu acho.. será que vai ser ruim? Agora fiquei meio assim haha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Ariel Charan de Faria Se for o A400, tá bom, o A400 120gb foi testado aqui no CdH e foi o melhor do teste em custo benefício. Por isso q se puder pegar essa versão de 240gb seria o ideal.

Se acabar sendo um desses mais ruinzinhos que você falou não valeria mais a pena pegar a RAM ou ainda é melhor o ssd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Ariel Charan de Faria ainda valeria a pena, o pior dos SSDs ainda é mais rápido q um HDD. E tb porque a tua ram é DDR3, não vale a pena gastar em DDR3 a essa altura do campeonato. 

Ok então!! Muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!