Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou realizando um trabalho de um curso de eletrônica, e me surgiu uma dúvida, segue o enunciado da questão: 
Qual é a configuração do amplificador operacional abaixo e qual é o valor da tensão de saída
(Vs)? (imagem anexada)

Ao meu ver, trata-se de um amplificador somador, então utilizei a fórmula Uout = R1/R2 x (U1+U2+U3+U4) e obtive 17,75 V como resposta. Porém, para ter certeza da resposta, utilizei o EveryCircuit, um programa de simulação de circuitos, e fiz o mesmo circuito nele. o problema é que a resposta que ele me dá é 15 V, e acabei ficando em duvida sobre qual estaria correto, alguém pode ajudar?
OBS: A primeira imagem é da questão, e a segunda é a do circuito que fiz no EC.

Desde já agradeço!

Questão.png

Circuito somador.png

Postado

Na configuração inversora com várias entradas  e diferentes ou iguais resistores de entrada Re e resistor de realimentação Rr a equação de saida é:

Vout = -1 x (V1 x Rr / Re1 + V2 x Rr/Re2 + ... + Vn xRr/Ren), no caso do exercício acima -17,5V desde que o operacional não sature a saída antes.

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo Muito obrigado amigo! Mas sua resposta deu -17,5, não seria -17,75? Consegui entender seu raciocínio. Já consegui responder o trabalho ( se for realmente -17,75 a resposta), mas fiquei curioso sobre o EveryCircuit, não sei se você já utilizou este programa, mas só por via de curiosidade mesmo, gostaria de saber porque na simulação que fiz ele não indicou o valor correto. Mais uma vez agradeço pelo seu tempo, grande abraço!

Postado

55 minutos atrás, Marcospeix disse:

EveryCircuit, não sei se você já utilizou este programa, mas só por via de curiosidade mesmo, gostaria de saber porque na simulação que fiz ele não indicou o valor correto

Nos simuladores costuma haver configuração das tensões de saturação dos amplificadores operacionais. Por padrão vão de -15V a +15V mas são valores que você pode alterar de acordo com a sua realidade. Entenda que um operacional nunca terá a sua saída superior ao valor da sua alimentação, pouco importa qual seja o valor de saída teórico.

55 minutos atrás, Marcospeix disse:

sua resposta deu -17,5, não seria -17,75?

Sim, foi erro de digitação.

• Obrigado 1
Postado

É um circuito somador, que neste caso também é um inversor.

Como a entrada positiva está conectada ao terra e o operacional encontra-se trabalhando em sua região linear, então a tensão na entrada negativa vale zero volt. É um terra virtual.

Sendo assim, cada corrente proveniente de cada entrada passará pelo resistor de realimentação, com um dos terminais em zero volt. Assim, a tensão na saída será invertida e as correntes são somadas no resistor de realimentação.

MOR_AL

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!