Ir ao conteúdo

LM317T não fica fixo após 28v na entrada

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Olá. Quero usar um lm317t para regular de 30v para 3,3v. abaixo de 28 v, ele regula de forma precisa, utilizando a fórmula descrita no datasheet.

Porém, quando passa de 28v, aumenta o valor tando de tensão quanto de corrente na saída, chegando a até 7v. 

o problema só é visto na protoboard, sendo que no Proteus ele funciona como deveria.

Já utilizei várias configurações de resistores, de 160ohms a 1200ohms, e o problema persiste.

O que poderia causar isso?

lm317.1.png

lm317.2.png

Postado

A corrente que o circuito precisa é baixa , 20 mA, um pic é um módulo de rf de 3.3v. Não conectei no circuito com medo de queimar o módulo, mas vou tentar.

Postado

Se a tensão está alta não ligue no PIC, vai queimar. Mas coloque um resistor como carga no circuito do protoboard para ver se estabiliza. Pode ser também algum mau-contato no protoboard.

Postado

Ola.

Já tive problema semelhante , não com necessidade tão grande de correção mas apresentando também variação na saída. 

Pesquisei um pouco e consegui a que funcionasse corretamente usando o diagrama abaixo.

Outro detalhe é a confiabilidade do componente, pode tentar um LM317 de outro fabricante para confirmar que o seu chip não seja de segunda linha.

me

reg-lm317.png

• Solução
Postado

@fernandoeqc ,

99,9 % de ter um LM317 falsificado.

Eu tenho mais de 20 peças comigo, só 3 regulam direitinho até 31 Volts que é o máximo que minha fonte de testes forneçe.

A maioria funciona muito bem até cerca de 25 volts.

Bem vindo à terra dos espertos,

que compram tudo o que é super barato na China e vendem aqui para nós, os otários ....

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!