Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de motor 220v


Gu1426
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá, tirei de uma lavadora de roupas, um motor da WEG, Modelo Iguazu, nas especificações diz ter 1640rpm e 1/3 de cavalo. Pela minha inexperiência na época, o motor ficou guardado em uma caixa por alguns meses (mais de 1 ano), ele tem 3 fios, 1 branco (provável comum), 1 amarelo e 1 azul. E possui outros dois fios que vão para aquele sensorzinho de velocidade dentro do motor. Eu sei que esse tipo de ligação é simples, mas queria só saber como achar o comum. E outra coisa, quando o capacitor carrega, para descarregá-lo, uso a boa e velha chave ou tem coisa melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, Gu1426 disse:

@maicon.andrade Esse foi o resultado (na escala de resistência em 200R): Branco/Azul: 16.6 - Branco/Amarelo: 35.4 Azul/Amarelo: 17.4

O azul é o comum.

Nos outros dois você liga o capacitor.

Com um fio da tomada no comum e o outro numa das pontas, cada ponta faz o motor girar para um lado.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Gu1426 disse:

Depois que eu tiro da tomada o capacitor fica carregado por muito tempo? Ou ele descarrega em alguns minutos?

O capacitor se carrega melhor em corrente contínua, em AC a carga armazenada é pouca.

Quanto a duração, se você não mexer nele e energia fica lá por vários meses.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas porque você quer retirar essas pás, 

Pelo menos em motor de aspirador de pó você tem que ter um cuidado danado pra que não quebre tem tipo uma trava um anel, não sei o nome desse negócio, mas ele que segura as pás no eixo, mas o motor está funcionando normalmente 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te aconselho a dar um jeito de travar elas aí porque as pás, estão aí pra cumprir sua função, se você tirar elas vai aquecer o seu motor e acabar com ele, do mesmo jeito que tirou tem um jeito de colocá-las no lugar vai com paciência que você consegue, mas não liga o motor sem elas não minha humilde opinião

adicionado 6 minutos depois

Se você não conseguir não estressa leva o motor onde os caras recondicionam o cara põe pra você

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Liguei o motor na tomada, quase pulou da mesa kkkk, para descarregar por completo o capacitor, posso usar um fio normal e um alicate para curto circuitar o capacitor?  Não tenho risco de levar um choque fazendo isso?

Sim, quando liga a arrancada é forte, tem que segurar ele quando for ligar. 

Quando desliga o motor o capacitor descarrega sozinho, através da bobina do motor. 

Não precisa se preocupar com isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!