Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura i5 8400 em Idle


Posts recomendados

Pessoal, estou com duvidas sobre a temperatura de trabalho do meu processador. 

 

Tenho um i5 - 8400 refrigerado com um watercooler 120mm. A questão é a seguinte, excepcionalmente hoje esta frio e chovendo, deveria ter uma temperatura de trabalho baixa, mas assim que ligo o pc sem fazer absolutamente nada (apenas hwinfo) o processador fica em 30ºC. Em outras pesquisas vi que o processador esta em temperatura normal. Mas antes de adquirir a nova config. eu tinha um AMD Fx 8300 com oc boost de @4.8Ghz e em idle cheguei a registrar 13ºC, e o gabinete era bem simples, nao tinha nenhuma solução de refrigeraçao. unico fan era do watercooler (sempre disseram que amd esquenta muito, mas acho que e o oposto). 

Na nova config., tenho um gabinete grande, bem ventilado com 3 fans de 120 mm no painel frontal admitindo ar, e para exaustão tem o radiador com o fan no teto do gabinete (retirei o outro fan de 120mm estava zoando muito) e esta incrivelmente quente quando jogando. 

 

Sera que o watercooler não esta trabalhando bem? ou o processador é um forno mesmo? 

Me incomoda a temperatura alta porque acaba aquecendo o resto dos componentes, minha placa de video está chegando a 75ºC e nos reviews nao passava de 60º 

 

Estou me descabelando para entender.

 

 

 

Specs. i5-8400 / B360 aorus G3 / 8Gb Hyper X 2400mhz / Galax GTX 1060 EXOC / PcYes Sangue Frio 120mm / Fonte Gamemax g500 80plus bronze / Gabinete Elysium g503 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pedro H Armond Processadores FX apresentam erro conhecido ao executar leituras através de programas de terceiros. Perceba que não faz sentido o seu FX 8300 overclockado ter ficado abaixo da temperatura ambiente, já que isso violaria as Leis da Termodinâmica. Seria como dizer que a gravidade não existe.

 

Essa temperatura do seu Core i5 8400 em idle está perfeitamente normal. Quanto alcança em carga?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

De fato os sensores dos fx são bem bugados abaixo de 35°.

 

Referente a temperatura, o water cooler está posicionado aonde? Eu tinha o meu instalado na traseira do gabinete, e só pelo fato de passar para frente do gabinete (puxando ar frio) baixou uns 15° aqui. Tenho um I7 4790 @4ghz e fica em 50° em Full.

Outra coisa, como esta o fluxo de ar no gabinete? Muitas vezes um cooler mal posicionado acaba com o fluxo de ar...

 

Outro detalhe referente a placa de vídeo, instala o MSI afterburner e veja como esta o gráfico da ventoinha, pois essas placas costumam ligar o cooler acima de seus 50°..

Aí é muito valido fazer um gráfico personalizado, meu irmão precisou fazer isso na 1050ti dele.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro H Armond disse:

Não sabia que o Fx era bugado assim kk.

 

Com carga Assassins Origins no Muito alto foi unico que testei da 60ºC nao passa disso 

 


Na verdade não é bug dos programas de terceiros.

 

Para os FXs existem 3 temperaturas:

 

1. Temperatura core/package dos aplicativos de terceiros:

 

No caso dos FX não existe temperatura absoluta tal como os da Intel.
A temperatura na verdade é um valor estimado, calculado por uma fórmula da AMD.

O inconveniente nesse cálculo é que as temperaturas são mais precisas somente a partir de uns 30C - 40C.

 

Acho que os FX são assim por questões de custo e limitação na tecnologia aplicada na fabricação dos chips.
Já a Intel usa outro tipo de engenharia no projeto de seus chips e com custo final maior.

 

2. Margem térmica (AMD Overdrive)

 

A margem térmica seria os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
A temperatura limite estipulada seria a soma da margem térmica com o core/package.

Para ver a margem térmica baixe o AMD Overdrive aqui.

 

3. Temperatura da bios

 

Ela não deve ser usada como referência, pois a temperatura vem do sensor do socket placa-mãe e não do chip em si.
Essa temperatura é mais confiável com o processador em baixo uso mas não é confiável em load.

 

No dia a dia você pode usar os programa de terceiros ou a margem térmica.
O mais importante é manter uma folga com relação a temperatura limite estipulada.

 

Fonte aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, diogo santin disse:

Bom dia,

De fato os sensores dos fx são bem bugados abaixo de 35°.

 

Referente a temperatura, o water cooler está posicionado aonde? Eu tinha o meu instalado na traseira do gabinete, e só pelo fato de passar para frente do gabinete (puxando ar frio) baixou uns 15° aqui. Tenho um I7 4790 @4ghz e fica em 50° em Full.

Outra coisa, como esta o fluxo de ar no gabinete? Muitas vezes um cooler mal posicionado acaba com o fluxo de ar...

 

Outro detalhe referente a placa de vídeo, instala o MSI afterburner e veja como esta o gráfico da ventoinha, pois essas placas costumam ligar o cooler acima de seus 50°..

Aí é muito valido fazer um gráfico personalizado, meu irmão precisou fazer isso na 1050ti dele.  

Watercooler esta no teto do gabinete, com o fan expulsando o ar quente que vem dele para fora. 

No painel frontal tenho 3 fans 120mm empurrando ar para dentro. Falta 2 fans no gabinete que removi devido barulho excessivo. Estou olhando aquisiçao de substitutos. (para exaustão)

 

No caso do msi eu nao manjo muito de graficos para ver qual ficaria melhor. Mas vou tentar mexer porque os fans armam imediato ao ligar o pc. Antes da 1060 eu tinha uma 1050 G1 da gigabyte e ela so ligava os fans quando eu ia jogar, veio setado dessa forma de fabrica e nao passava de 60ºC

 

Obrigado pela resposta

 

adicionado 10 minutos depois

164908794_WhatsAppImage2018-09-16at17_34_21.thumb.jpeg.9486f0c2fa42ccc5de7c0d20ceef438b.jpeg

 

9 minutos atrás, Pedro H Armond disse:

Watercooler esta no teto do gabinete, com o fan expulsando o ar quente que vem dele para fora. 

No painel frontal tenho 3 fans 120mm empurrando ar para dentro. Falta 2 fans no gabinete que removi devido barulho excessivo. Estou olhando aquisiçao de substitutos. (para exaustão)

 

No caso do msi eu nao manjo muito de graficos para ver qual ficaria melhor. Mas vou tentar mexer porque os fans armam imediato ao ligar o pc. Antes da 1060 eu tinha uma 1050 G1 da gigabyte e ela so ligava os fans quando eu ia jogar, veio setado dessa forma de fabrica e nao passava de 60ºC

 

Obrigado pela resposta

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, na verdade seu problema é exatamente exaustão do ar quente, o water cooler tende a receber apenas ar quente, mas a temperatura está otima mesmo assim.  

Referente a placa de video, acho que esta criando uma bolha de ar quente na lateral dela, sugiro remover a tampa lateral enquanto for jogar até chegar os fans para exaustão, provavelmente estes vão resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, diogo santin disse:

Entendi, na verdade seu problema é exatamente exaustão do ar quente, o water cooler tende a receber apenas ar quente, mas a temperatura está otima mesmo assim.  

Referente a placa de video, acho que esta criando uma bolha de ar quente na lateral dela, sugiro remover a tampa lateral enquanto for jogar até chegar os fans para exaustão, provavelmente estes vão resolver. 

Obrigado pela dica!  Problema que tenho gatos em casa kkk um dos motivos de ter comprado o watercooler, nao aguentava mais ter que desmontar dissipador toda semana por conta de pêlo. O gabinete novo tem filtros entao ajuda bem.

 

Estava olhando fans da cooler master achei baratinho ate (master fan 120mm). 

 

A respeito da bolha de ar pode ser mesmo. Qualquer regiao do gabinete e relativamente fresco, menos a tampa proximo a placa, um pouco acima da posiçao ja nem percebe o acrilico estão quente. 

 

Futuro upgrade é a tampa de vidro temperado. *(so por estetica)  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que tomar cuidado com o fluxo de ar, aqui tive que tirar 2 coolers devido a bolha  de ar quente, tinha o mesmo problema.

Euso aqui os akasa Viper, faz tanto vento que o gabinete quase sai voando XD

 

Viish, aí é tenso, quando pensa que não tem um gato dormindo dentro do gabinete.kkk

Parabéns pelo set, tá caprichado. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30ºC em idle está certinho amigo, não tem com o que se preocupar.... o FX que até a temperatura mede errado, incrível..... mas pode ficar tranquilo que seu i5 está tranquilo, pode usá-lo da melhor forma possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, diogo santin disse:

Tem que tomar cuidado com o fluxo de ar, aqui tive que tirar 2 coolers devido a bolha  de ar quente, tinha o mesmo problema.

Euso aqui os akasa Viper, faz tanto vento que o gabinete quase sai voando XD

 

Viish, aí é tenso, quando pensa que não tem um gato dormindo dentro do gabinete.kkk

Parabéns pelo set, tá caprichado. :thumbsup:

KKK, provavelmente! 

Quando tiro a tampa para limpeza ou apenas inspeção os gatos ja ficam rodeando (adoram caixas kk).

Tenho dois fans akasa parados. Na verdade eles são de um tio que usou para adaptar em uma potencia. Ja nao tem serventia para ele. Vou fazer um teste instalando eles no gabinete. Ver se cai muito a Temp. 

 

 

obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!