Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo J Polette

RAID Gigabyte GA-AB350M-Gaming 3 + Ryzen => Decepção

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Primeiro quero explicar o porque do Ryzen no título, é que 2 das 6 portas SATA da placa-mãe são controladas pelo processador, quando este é Ryzen e não tem um SSD NVME ligado a placa-mãe, conforme o manual...

 

No manual dessa placa-mãe, que adquiri nova a pouco tempo, diz que o RAID funciona com todas as portas SATA, inclusive com o NVME.

 

Link da placa-mãe

 

A BIOS foi atualizada (de F21 para F23) e todos os procedimentos foram refeitos com 2 conjuntos de HDs usando as 2 versões de BIOS.


Pepinos identificados [Nas 2 versões de BIOS]:

 

Ao configurar um conjunto RAID 1 (Todos os dados nos 2 HDs em modo cópia), se algum dos HDs estiver ligado nas portas SATA controladas pelo processador, ao fazer a instalação do windows e quando reinicia, já aparece o aviso de condição crítica no RAID, que continua a funcionar por ser modo cópia.

 

Quando o RAID 1 está ligado nas portas SATA controladas pelo CHIPSET, a instalação vai normal, só que........ a velocidade fica um lixo... a velocidade do HD no modo normal, sem RAID, fica em 180MB/s na leitura sequencial, e no RAID 1 fica em 120MB/s [mesmo em modo de segurança], sei que está um lixo pois com a placa-mãe que eu usava com o FX, uma GA-970A-DS3P, alcançava 300MB/s com esses mesmos HDs.

 

No RAID 0 (Os dados são divididos nos 2 HDs em modo strip), em qualquer caso de onde estiver ligado os HDs, ao finalizar a primeira etapa da instalação do windows, o instalador congela e tem que dar RESET e o RAID some da configuração.

 

Estou bem decepcionado com isso e quero deixar a experiência caso alguém tenha um problema parecido, ou alguma ideia de como ajeitar isso.

 

Abraço!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RAID de placa-mãe, mesmo as tops de linha, geralmente é feito via software mesmo (o chipset apenas coordena a parte elétrica da comunicação com os HDs/SSDs/Drives de CD e o processador, via um driver que contém um programa, é quem efetivamente executa o RAID).

 

Para ser diferente, só comprando uma controladora RAID dedicada. Isso é igual na linha AMD ou Intel, ao menos no que tem disponível para uso doméstico.

 

O seu caso acredito, portanto, que aconteceria sendo ou não Ryzen e até mesmo sendo ou não SSD. Tem cara de problema de BIOS, que não configura ou reconhece o array direito, ou até mesmo pura e simplesmente de driver.

 

Se a BIOS já é a mais atual, como vocẽ disse, procure usar outros drivers. Talvez até mesmo um mais antigo do que os atuais.

 

Na sua placa antiga certamente esse tipo de bug, pela idade da plataforma, já devia ter sido corrigido ou nem existia. Mas isso é sempre via nível de software (BIOS e drivers) quando se fala em RAID. A controladora SATA do seu chipset em si não deveria ser problema, a não ser que você tenha baixo desempenho com esses HDs mesmo fora do RAID com essa placa-mãe.

 

Já testou isso? Com os HDs plugados normalmente, sem RAID, e comparando ao desempenho que você sabe ser o normal?

 

Se é o desempenho esperado, é questão de esperar por um driver novo e/ou BIOS nova que ponha fim ao problema. Vale escrever ao suporte da AMD ou da Asus, pois se for o caso poderão colocar a solução disso numa futura versão da UEFI ou do programa do RAID.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, verifiquei o desempenho do HD em modo normal, atingiu 180M/s antes de eu tentar usar o RAID novamente.

Vou ver de notificar isso para a Gigabyte.

 

Obrigado pela dica.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette , lá no site da Gigabyte tem umas dicas pra instalar o RAID em HD's maiores de 3 TB... no seu "Meu PC" diz que os seus são de 2 TB, mas quem sabe dá alguma ajuda né.

 

Outro detalhe ali, ele fala pra depois de setar os tipos das portas Sata iniciais para RAID e outras opções, para salvar e sair da BIOS e só depois fazer o setup do RAID na BIOS. Tentou desse modo também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@dudaskank sim eu vi isso, mas ali ele tenta usar discos de mais de 2TB mas não sendo modo EFI, quando eu fiz isso, dá tela azul ao informar o driver do raid ao instalador do windows hehehe, só vai para frente se for no modo EFI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A resposta da Gigabyte:

Prezado Rodrigo

Agradecemos o seu contato, referente ao seu problema.

Pedimos que no BIOS, na aba Chipset, em SATA Mode altere para RAID, certifique-se que as opções APU SATA Port e Chipset SATA Port estão habilitadas, feito isso salve as configurações e saia. Ao reiniciar pressione Ctrl+R para entrar no menu de criação RAID Legacy. 

Atenciosamente,

GIGABYTE

Que ridículo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×