Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID Gigabyte GA-AB350M-Gaming 3 + Ryzen => Decepção


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Primeiro quero explicar o porque do Ryzen no título, é que 2 das 6 portas SATA da placa-mãe são controladas pelo processador, quando este é Ryzen e não tem um SSD NVME ligado a placa-mãe, conforme o manual...

 

No manual dessa placa-mãe, que adquiri nova a pouco tempo, diz que o RAID funciona com todas as portas SATA, inclusive com o NVME.

 

Link da placa-mãe

 

A BIOS foi atualizada (de F21 para F23) e todos os procedimentos foram refeitos com 2 conjuntos de HDs usando as 2 versões de BIOS.


Pepinos identificados [Nas 2 versões de BIOS]:

 

Ao configurar um conjunto RAID 1 (Todos os dados nos 2 HDs em modo cópia), se algum dos HDs estiver ligado nas portas SATA controladas pelo processador, ao fazer a instalação do windows e quando reinicia, já aparece o aviso de condição crítica no RAID, que continua a funcionar por ser modo cópia.

 

Quando o RAID 1 está ligado nas portas SATA controladas pelo CHIPSET, a instalação vai normal, só que........ a velocidade fica um lixo... a velocidade do HD no modo normal, sem RAID, fica em 180MB/s na leitura sequencial, e no RAID 1 fica em 120MB/s [mesmo em modo de segurança], sei que está um lixo pois com a placa-mãe que eu usava com o FX, uma GA-970A-DS3P, alcançava 300MB/s com esses mesmos HDs.

 

No RAID 0 (Os dados são divididos nos 2 HDs em modo strip), em qualquer caso de onde estiver ligado os HDs, ao finalizar a primeira etapa da instalação do windows, o instalador congela e tem que dar RESET e o RAID some da configuração.

 

Estou bem decepcionado com isso e quero deixar a experiência caso alguém tenha um problema parecido, ou alguma ideia de como ajeitar isso.

 

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAID de placa-mãe, mesmo as tops de linha, geralmente é feito via software mesmo (o chipset apenas coordena a parte elétrica da comunicação com os HDs/SSDs/Drives de CD e o processador, via um driver que contém um programa, é quem efetivamente executa o RAID).

 

Para ser diferente, só comprando uma controladora RAID dedicada. Isso é igual na linha AMD ou Intel, ao menos no que tem disponível para uso doméstico.

 

O seu caso acredito, portanto, que aconteceria sendo ou não Ryzen e até mesmo sendo ou não SSD. Tem cara de problema de BIOS, que não configura ou reconhece o array direito, ou até mesmo pura e simplesmente de driver.

 

Se a BIOS já é a mais atual, como vocẽ disse, procure usar outros drivers. Talvez até mesmo um mais antigo do que os atuais.

 

Na sua placa antiga certamente esse tipo de bug, pela idade da plataforma, já devia ter sido corrigido ou nem existia. Mas isso é sempre via nível de software (BIOS e drivers) quando se fala em RAID. A controladora SATA do seu chipset em si não deveria ser problema, a não ser que você tenha baixo desempenho com esses HDs mesmo fora do RAID com essa placa-mãe.

 

Já testou isso? Com os HDs plugados normalmente, sem RAID, e comparando ao desempenho que você sabe ser o normal?

 

Se é o desempenho esperado, é questão de esperar por um driver novo e/ou BIOS nova que ponha fim ao problema. Vale escrever ao suporte da AMD ou da Asus, pois se for o caso poderão colocar a solução disso numa futura versão da UEFI ou do programa do RAID.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette , lá no site da Gigabyte tem umas dicas pra instalar o RAID em HD's maiores de 3 TB... no seu "Meu PC" diz que os seus são de 2 TB, mas quem sabe dá alguma ajuda né.

 

Outro detalhe ali, ele fala pra depois de setar os tipos das portas Sata iniciais para RAID e outras opções, para salvar e sair da BIOS e só depois fazer o setup do RAID na BIOS. Tentou desse modo também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta da Gigabyte:

Prezado Rodrigo

Agradecemos o seu contato, referente ao seu problema.

Pedimos que no BIOS, na aba Chipset, em SATA Mode altere para RAID, certifique-se que as opções APU SATA Port e Chipset SATA Port estão habilitadas, feito isso salve as configurações e saia. Ao reiniciar pressione Ctrl+R para entrar no menu de criação RAID Legacy. 

Atenciosamente,

GIGABYTE

Que ridículo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa tarde!

 

Vi no site da Gigabyte que tem várias atualizações de BIOS, a última diz:

 F51d
10,64 MB
2021/12/13
Download
• Major vulnerabilities updates, customers are strongly encouraged to update to this release at the earliest.
Credits to "Assaf Carlsbad and Itai Liba from SentinelOne"
• Introduce capsule BIOS support starting this version.

    Update AMD AGESA ComboV2 1.2.0.5 for Ryzen 4000 G-Series support
    Change default status of AMD PSP fTPM to Enabled for addressing basic Windows 11 requirements (https://support.microsoft.com/windows/1fd5a332-360d-4f46-a1e7-ae6b0c90645c)

Note: No Bristol Ridge processors support.

 

E na versão F50a:


    Update AMD AGESA 1.0.0.4 B
    Improve system boot time
    Improve RAID function compatibility
    Improve PCIe device compatibility

 

 

Então vou fazer um backup dos HDs de 2T que tenho e vou fazer de volta os testes de desempenho, não que precise agora, pois tenho o SSD NVMe que é muito melhor do que qualquer arranjo raid que possa ser feito aqui... mais para ver se o problema foi resolvido...

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite!

 

A BIOS que eu usava é a F50a, atualizei também para a ultima versão F51d.

 

Estou usando o Raid em Soma, pois não gostei do desempenho do modo Cópia, e também porque tenho um HD externo que vai ter os dados em cópia, para emergências...

 

Então tá aí, parece que o desempenho do Raid melhorou com o tempo nessa placa-mãe.

 

Abraço.

 

Anexos...

Primeiro HD de 2TB (Este é SATA3)

Hd1.jpg

------------------------------

Segundo HD de 2TB (Este é SATA2)

Hd2.jpg

----------------------------

Copia do SSD para o Raid (que soma espaços).

Teste-Copia-1.jpg

----------------------------------

Copia do Raid para o SSD.

Teste-Copia-2.jpg

------------------------------------------

Teste de RAID modo cópia.

Raid - Copia.jpg

Teste de RAID modo Strip.

Raid - Soma.jpg

 

Teste do SSD

SSD.jpg

Teste-Copia-3-Bios-F51.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito difícil RAID1 com discos mecânicos chegar a 200 MB/s, nem se for SAS. Não sei como conseguiu bater 300 MB/s. RAID0 tem melhor desempenho mas tem o dobro de chance de ficar off. 

 

RAID5 te dá desempenho+segurança e com apenas 4 discos você monta um array. É o que eu faria. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Um probleminha que achei no meu PC, precisei formatar o PC depois de algum tempo... e tentei instalar o windows 11, só por farra mesmo e quando fui instalar o driver do Raid, o instalador não conclui e é necessário dar reset e restaurar o PC para um ponto de restauração anterior... Dá esse problema também com o windows 10 após a versão 2004, pois pelo que descobri, não tem o driver do Raid para versões do windows 10 maior que 2004... Agora mesmo ele não atualiza o windows 10 para uma versão melhor por causa do driver do raid... Mais um motivo para não usar isso... Por enquanto estou usando, mas acho que vou acabar desativando para poder atualizar o windows...

 

Antes de desistir de vez, vou tentar instalar o windows direto no raid para ver o que dá... Talvez fazer um teste de tempo de inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Boa noite!

 

Antes de desistir de vez do RAID, eu testei RAID modo software do windows, e que decepção maior ainda heheheheheh

Nos testes do CrystalMark, deu 176 de leitura e 163 de gravação, mas na prática fica muito pior!

Descobri quando fui tentar instalar um jogo de quase 200G... Estava dando tempos absurdos e no gerenciador de tarefas do windows, registrava uns 20-40M/s nos 2 discos, muito ridículo...

 

O jeito é usar os HDs separados mesmo... Se quiser velocidade mesmo, o jeito é usar um SSD SATA (ainda mais no preço que está hoje, baratinhos...), que já dá um banho em qualquer RAID que se possa montar (tirando os empresariais... SAS e outros...)

 

Meu maior problema agora é fazer backup de 3tb...😆

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...