Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de fonte: Seasonic Platinum 1300W ou Titanium 1000W?


leonb79

Posts recomendados

Discussão mt pertinente. Tanto q estou na dúvida em qual fonte escolher: "1300W Platinum" ou "1000W Titanium", ambas da mesmo marca, Seasonic. No site o q condiz um quadro comparativo entre os dados informativos, mostram os componentes de ambas iguais. Sendo q a Titanium (obviamente devido o selo) é apenas $10 mas cara q a Platinum (então de maior potência).

 

Alguém poderia me ajudar??

 

 

57_bbc3a404-326d-4656-9df0-4cab2bc8ba1d.jpg

Sem título.png

Sem título2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@leonb79 A seasônic é uma excelente fabricante de fontes. Ambas as fontes são de qualidade, possuem 12 anos de garantia. O que muda é a certificação e potência. Primeiro verifique quanto de potência você vai precisar. Se as duas atenderem bem, pode pegar a mais barata. A questão da certificação é que uma possui componentes que melhoram mais a eficiência em comparação a outra. Porém as duas certificações são de alto nível e possuem pouca diferença entre uma de outra (enceto testes de baixa carga).

http://www.realhardtechx.com/index_archivos/Page678.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@leonb79 Bem-vindo ao Clube do Hardware. Sua dúvida foi movida para tópico próprio, de forma a melhorar a organização.

 

Você está comprando para mineração ou vai fazer Tri-Way de SLI/Crossfire para jogar? O que pretende alimentar com isso?

 

@Math.Pi Apenas para notificar do post movido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, @Foxwalt! Já acompanho de perto o fórum faz anos (inclusive se n é o melhor, é um dos melhores sobre questões do universo tecnológico/informática). No entanto, agora tive essa dúvida quem não encontrei em nenhum lugar, então resolvi fazer parte oficialmente do "Clube do Hardware". 

 

Estou comprando, primeiro porque sou entusiasta e dps porque pretendo usar para jogos e quem sabe questões de design gráfico.

 

Deixa ver se eu lembro dos componentes a se alimentar, pois comecei a comprar faz alguns anos (principalmente do exterior devido as taxas serem mt altas por aqui, além d n ter dinheiro para dar d uma só vez neles): 

 

 

-Asus Rampage Extreme V (mobo)

-Intel Core i7 Extreme Edition i7-5960X Octa-core (8 Core) 3 GHz (processador)

-GE Force GTX 1080TI (placa de vídeo)

-Kingston HyperX Predator (T2) - DDR4 3000MHz (32GB Kit (2x16GB)) (memória)

-SSD Samsung 960 PRO M.2 PCIe NVMe (1TB) (memória)

-Noctua NH-D15S (cooler)

 

 

Como eu já testei esse equipamento com uma fonte que já tenho Seasonic 750w e o PC simplesmente apagou, o técnico me indicou comprar uma mais potente. Dái, eu estar aqui hoje na presença de vocês.

 

 

OBS. Só mesmo para organizar p qm está pegando este tópico agora, no primeiro post, quando eu escrevi: "discussão mt pertinente", eu fiz referência a este tópico tb mt interessante:

N achava que minha questão iria ter tanta relevância assim para se criar um tópico a parte, rsrs. Sendo assim, obrigado @Foxwalt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@leonb79 Eu é que lhe agradeço por usar o Fórum. 😉

 

Você pretende comprar outra placa de vídeo dessas e fazer SLI? Se não, seria um erro muito, muito grande comprar uma fonte de 1000W (ou, pior, 1300W) para colocar aí. Isso não faz o menor sentido. Você gastaria dinheiro a mais sem qualquer razão, por potência que nunca chegaria a usar, e teria como resultado um encaixe péssimo, terrível na curva de eficiência.

 

Sua fonte de 750W da Seasonic suporta esse computador "com uma mão nas costas". O problema aí não foi falta de potência. Já testou com alguma outra fonte?

 

Por sinal, esse cara que te indicou fontes mais potentes não é um técnico, mas sim um apertador de parafuso. Brincar com o dinheiro dos outros deve ser bem fácil para ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"seria um erro muito, muito grande comprar uma fonte de 1000W (ou, pior, 1300W) para colocar aí. Isso não faz o menor sentido."

 

"Sua fonte de 750W da Seasonic suporta esse computador "com uma mão nas costas"."

 

Caramba, é mesmo?! 😃

 

"e teria como resultado um encaixe péssimo, terrível na curva de eficiência." Tem como explicar a um leigo como eu, @Foxwalt? =(

 

Não, pretendo colocar outra placa n. N tenho grana para tal.

 

E n testei c nenhuma outra fonte.

 

O que ou quem você me recomendaria, meu amigo? =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, leonb79 disse:

"seria um erro muito, muito grande comprar uma fonte de 1000W (ou, pior, 1300W) para colocar aí. Isso não faz o menor sentido."

 

"Sua fonte de 750W da Seasonic suporta esse computador "com uma mão nas costas"."

 

Caramba, é mesmo, @Foxwalt?

 

Daria para ligar seu computador mesmo em uma boa fonte de 500W sem problemas, embora isso também fique fora do encaixe ideal na curva de eficiência.

 

2 minutos atrás, leonb79 disse:

"e teria como resultado um encaixe péssimo, terrível na curva de eficiência." Tem como explicar a um leigo como eu, @Foxwalt?

 

A curva de eficiência de uma fonte descreve uma parábola com derivada nula (ponto de máximo) perto do ponto de 50% da capacidade máxima em uso. Portanto, se você colocar uma fonte fraca para a configuração, perde em eficiência. Se colocar uma fonte com potência exagerada, paga por potência que não vai usar e prejudica a eficiência. A diferença é grande? Não. Mas não há porque superdimensionar, já que não faz sentido.

 

image.png

Exemplo: Curva de eficiência da fonte Corsair TX 750.

 

4 minutos atrás, leonb79 disse:

E n teste c nenhuma outra fonte.

 

O que ou quem você me recomendaria, meu amigo?

Recomendaria testar com outra fonte, porque isso aí tem bem mais chance de ser algum problema nos outros componentes que na fonte.

 

Há quanto tempo você tem essa Seasonic de 750W? Qual é o modelo exato dela?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer q potência exagerada prejudica a eficiência. Caraca!

 

"Há quanto tempo você tem essa Seasonic de 750W? Qual é o modelo exato dela?"

 

Seasonic Platinum 760XP (na nota fiscal diz 20/03/2015). Mt boa por sinal, antes desse da q o PC com esses componentes apagaram, ele nunca havia me dado problema. Quer dizer, como você disse q esse "apagão" n foi ela, então ela nunca me deu prolemas. Recomendo. Pena q a marca saiu do Brasil, ou seja, acho q n produzem mas dela por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonb79

 

Um sistema completo com esse 5960X, nem passa dos 200 Watts de consumo, em carga..

 

https://www.techspot.com/review/875-intel-core-i7-5960x-haswell-e/page9.html

 

https://www.guru3d.com/articles_pages/core_i7_5960x_5930k_and_5820k_processor_review,8.html

 

Tive que olhar dois reviews pra confirmar, pois foi um tanto surpreendente.. Mas é isso mesmo, ou seja, sua fonte de 750 Watts está com uma sobra pra lá de considerável.. Uma fonte de potência maior seria mesmo u crime ao seu bolso..

 

Agora, o que está errado no PC, outra história..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!