Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro contato com overclock


gustavoomt

Posts recomendados

Boa noite galera,

 

Possuo o seguinte kit:

 

-B350 Tomahawk

-R5 1600

-8GB 2400MHZ

 

E me interesso por esses assuntos de Over. E tenho diversas duvidas...

 

CPU:

1- O Vcore do meu processador está chegando nos 1.408v em 3.2GHZ sem overclock , está normal ?

2- Na BIOS tem algumas opções no qual não faço a minima ideia do que seja, dei uma lida no manual, mas não explica exatamente o que faz as funções...

  • CPU ratio - Seria pra ajustar o clock correto ?
  • Core performance boost - Lá só tem Enable/Disable como opção, o que realmente faz esta função ?
  • Downcore Control - Não faço ideia do que seja. Lá tem 03 opções, Auto, Two(1+1) e four(2+2), no que isso impactaria em um overclock ?
  • CPU NB/SOC voltage - Também não sei o que é. Na bios está setado em 1.056v, impactaria em algo no over ?
  • CLDO_VDDP voltage - Esta em 'auto' e também não sei se afetaria em algo no over...

3- Posso ir subindo o clock sem alterar tensão ? Após apresentar instabilidade, em qual proporção subo a tensão ? 

 

RAM:

Foi a unica coisa que mexi, pois entendi pouco de um vídeo que foi recomendado em outro tópico aqui no fórum, minha memoria por padrão estava em 2133mhz, setei ela para 2667mhz, e só mexi nisso.

1- Dram frequency - Opções de 1333 até 4200mhz, posso ir subindo até onde der ? Corro algum risco ? 

2- Memory try it - As mesmas opções de frequência do item acima, porém, com as latências já citadas ao lado da frequência, por exemplo: 2400mhz (14-14-14-36). Seria mais viável utilizar esse ao invés do de cima ? Ou os dois trabalham em conjunto, se eu selecionar 2400mhz em Dram frequency, no try it, seleciono o correspondente ?

3- Memory retry count - Por padrão está em 5, porém não sei do que se trata.

4- Dram voltage - Seria similar ao da CPU, se necessário, subir a tensão conforme sobe o clock, correto ?

 

Bom galera, é mais ou menos essas duvidas que tenho, mais por curiosidade mesmo. Se além de responderem minhas questoes, puderem recomendar artigos, videos ou qualquer outra coisa sobre o assunto, agradeceria muito. 

 

Obrigado a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt , eu aconselho a você ver o canal peperaio hardware, ele tem uma playlist inteira só de overclock, desdo básico ao avançado, eu aprendi vendo os vídeos dele. Aconselho a você a ver pois é bem mas difícil explicar escrevendo do que falando.

adicionado 2 minutos depois

@gustavoomt overclock se baseia em duas coisas hj em dia, subir o clock do processador e mexer no v core somente se for necessário. É basicamente isso, veja os vídeos do peperaio que você vai entender tudo isso aí e mas um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

1- O Vcore do meu processador está chegando nos 1.408v em 3.2GHZ sem overclock , está normal ?

Parece um pouco alto para stock, mas também, isso não importa muito, a final você vai precisar de uma tensão mais alta mesmo na hora do OC.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 CPU ratio - Seria pra ajustar o clock correto 

Clock = Bclk * CPU Ratio. Então sim, é para ajustar o clock.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 Core performance boost - Lá só tem Enable/Disable como opção, o que realmente faz esta função ?

O clock de boost depende da quantidade de núcleos sendo usados, e essa opção serve para desabilitar esse recurso e fazer com que rode tudo no máximo.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 Downcore Control - Não faço ideia do que seja. Lá tem 03 opções, Auto, Two(1+1) e four(2+2), no que isso impactaria em um overclock ?

Serve para controlar a quantidade de núcleos habilitados. Seu processador tem 6, mas se você quiser transformar em um quad / dual core, você usa essa opção. Resumindo, não mexa.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 CPU NB/SOC voltage - Também não sei o que é. Na bios está setado em 1.056v, impactaria em algo no over ?

É uma tensão auxiliar, não mexa.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 CLDO_VDDP voltage - Esta em 'auto' e também não sei se afetaria em algo no over...

Vide acima.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 3- Posso ir subindo o clock sem alterar tensão ? Após apresentar instabilidade, em qual proporção subo a tensão ? 

Pode. Quanto encontrar problemas, você tenta subir a tensão em 0.01 por vez.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

1- Dram frequency - Opções de 1333 até 4200mhz, posso ir subindo até onde der ? Corro algum risco ? 

Você corre o risco do PC não ligar e você ser forçado a resetar a BIOS, mas não é nada permanente. O mais provável é que você trave em 2800~3200mhz, passar disso com os Ryzen de primeira geração é complicado (pois OC na RAM também faz um OC interno no processador, no caso específico dos Ryzen), mas também não custa nada tentar.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 2- Memory try it - As mesmas opções de frequência do item acima, porém, com as latências já citadas ao lado da frequência, por exemplo: 2400mhz (14-14-14-36). Seria mais viável utilizar esse ao invés do de cima ? Ou os dois trabalham em conjunto, se eu selecionar 2400mhz em Dram frequency, no try it, seleciono o correspondente ?

Isso são padrões predeterminados que a placa-mãe chuta e vê se funciona. Eu não aconselho utilizar, mas...

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 3- Memory retry count - Por padrão está em 5, porém não sei do que se trata.

Se tiver problemas com a RAM no boot, quantas vezes o PC vai reiniciar antes de desistir de vez e apagar o que você mexeu, retornando para a configuração padrão e assim permitindo o boot.

 

Em 21/10/2018 às 01:36, gustavoomt disse:

 4- Dram voltage - Seria similar ao da CPU, se necessário, subir a tensão conforme sobe o clock, correto ?

Sim. Não passe de 1.4v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Carlos Assisti alguns, e por mais que ele fale muito bem sobre, ele não menciona algumas duvidas especificas minha... Mas foi de grande ajuda. Obrigado pela recomendação.

 

@Imakuni Opa, perfeito. Isso que eu precisava, já esclareceu muita coisa. Obrigado.

 

Comecei a mexer aqui, subi o clock, pra 3.5GHZ, e foi estranho pois o Vcore desceu para 1.280v assim que subi pra esse clock... Ficou estável, estou usando até agora sem nenhum problema, junto com a RAM a 2667MHZ. Tive ganhos consideráveis, logo menos começo a subir mais pra testar.

 

 

Obrigado pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt o Pc está travando, navegador fechando, programas dando crash ou dando tela azul ? Se não, está considerado estável, mas rode um teste no prime 95 ou outro teste de sua preferência, tenta testar o teste no máximo e pelo menos durante 3 horas pra saber se realmente está estável, se passar está estável mesmo. Por sinal, você conseguiu uma temperatura muito boa e um v core bem baixo, parabéns, continue assim e você pode subir ainda mais o clock do processador se quiser ou se sentir necessidade. Só tome cuidado com o VRM da placa-mãe, vê se ele n está esquentando muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Carlos Só uma coisa que achei estranho... Rodei o cinebench em stock, o score foi 891, já com esse overzinho, chegou a 1004. porém, vi relatos na internet, e vários por sinal, que em stock ele atingia mais que meu score com over, sei que varia de chip pra chip. Mas com mais de um relato acho que a consideração e valida certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt eu penso o seguinte, cada processador é um processador, n é porque deu certo de um jeito com fulano que vai dar certo com você. Mas sim é um relato válido, você pode testar de novo ou subir só mas um pouco o v core só pra ver se faz uma diferença, as vezes pode ser pouca energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Carlos

Só estranhei mesmo estar bem abaixo da media a pontuação. Uma coisa que percebi, quando executo o cinebench sem nada aberto, pega em media 950 a 1020 pontos, quando abro somente o gerenciador de tarefas, e executo, o bendito sobe pra 1100 a 1200 pontos, não sei se ainda esta instável, mas em jogo, não há instabilidade. Enfim, consegui deixa-lo em 3.7 a 1.265v, foi a melhor marca. Uma coisa que não consegui ter ganhos foi na RAM... Em relação aos timings, não consegui obter bons ganhos. Você consegue me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu n sei muito sobre overclock em memórias, a única coisa que eu sei sobre overclock em memórias é, conseguir chegar no maior clock possível com os menores timings possíveis. Procure no YouTube overclock com as memórias iguais as suas, aí você pode tentar fazer igual ou só tirar como base. Já vi gente copiando o clock e timings de outras memórias que usavam o mesmo tipo de chip, no caso que eu vi eram Samsung, e deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...