Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ arquivo txt do PC ler pelo arduino


Posts recomendados

@adondoni ,

 

Antigamente existia um comando no MS-DOS que redirecionava a saída de um arquivo para a porta serial.

Hoje em dia esse comando ainda existe embutido no Windows, veja aqui :

 

https://stackoverflow.com/questions/36443169/how-to-send-file-over-serial-port-in-windows-command-prompt

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Eu fiz algo muito pareçido com isso, tanto com o MS-DOS 3.2 e com o CPM-80.

 

O mesmo redirecionamento também funciona NA ENTRADA, ou seja, a partir do momento que redirecionamos o teclado pela porta serial, basta enviar o comando Type xxx.Txt > com21:  ( tem de ver no link que passei o formato exato ) .

 

Assim, o próprio programa do Arduino consegue pedir e receber os arquivos.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Já que falou saudosismo... eu cheguei a implementar o protocolo X-modem CRC para troca de arquivos e informações  , no Apple ][ rodava em assembly 6502, e no outro lado ( equipamento de controle industrial ) em assembly Z80 .... depois o cliente queria que implementasse em Z-modem ( que era muito mais complicado ) por causa dele continuar de onde tinha parado em caso de falha na comunicação...mas eu dei uma boa “mexida” no X-modem e implementei o mesmo princípio, aí o cliente aceitou .....  olha, usar uma Uart AY3-1015 em Assembly Z-80 era um baita saco, mas a tal de ACIA (6551) do Apple ][  era ainda pior ! 

 

Nesse Apple tinha também uma placa CP/M com um Z-80, e eu logo descobrí como passar o comando de um processador para outro, e aí meus programas eram uma zona completa... no final fiz quase tudo em Z-80 , ficava bem mais fácil de debugar e rodava bem mais rápido no Apple.

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

[off]

Paulão @aphawk

Acredite se quiser mas pensei algumas vezes em mencionar neste tópico algo bem semelhante (mesmoooo!) que fiz: tinha um apple 6502 que rodava uns programas bem bacaninhas com disquete. Em casa eu tinha um tk2000 que não tinha nada de drive. Certa feita me deu vontade passar o programa do com disquete pro meu. Fiz uma placa pra conectar na expansão do tk2000 e outra no slot do apple. Era só buffer ls245,244,373. Fiz tambem em assembly. Mas não era serial, era paralelo. Do lado do tk2000 não tinha como salvar. Cada vez que dava pau tinha que começar do zero. Me lembro que tive um sucesso bem tosco: a imagem da tela do apple consegui por na tela do tk2000. Tosco mas pra mim foi orgasmático. Ah sim, no apple também tinha a placa z80 cpm. Era z80/cpm e expansão para 80 colunas

Era mólegal quando eu fazia poke &H32,&H55 e via os leds alternados na "minha expansão"! Saudade não tem idade kk.

Onde e quando foi que perdemos esta paixão hein Paulão? Ficou perdido no tempo e espaço. Saco ter que acabar hein...Não há progresso e evolução que remova por completo um apertinho 'eletrônico' no peito de vez em quando, não?

abç

[/off]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Onde e quando foi que perdemos esta paixão hein Paulão? Ficou perdido no tempo e espaço. Saco ter que acabar hein...Não há progresso e evolução que remova por completo um apertinho 'eletrônico' no peito de vez em quando, não?

 

Éramos jovens !!!!! 

 

E não tinha o que tem hoje : Internet para consultar e descobrir que alguém já fêz e ver como foi feito ! Assim tudo perde a graça !

 

Nós tivemos de aprender tudo por nossa própria conta, tudo era uma descoberta, e assim aprendemos muito também, o que por um lado foi muito bom pois conseguimos ganhar dinheiro com nosso conhecimento, algo que hoje em dia com a difusão de todo o conhecimento na Internet dificulta muito alguém apresentar uma solução única e que alguém pague o valor justo por isso.

 

Mas ainda faço meus projetinhos.... tenho um controle inteligente de motor de antena que ninguém fêz nada nem ao menos parecido com o que eu fiz.... se isso for fabricado, vai ter muito radioamador que vai comprar, tanto aqui como fora, dá para ganhar um bom dinheiro, mas eu não tenho mais esse pique para fabricar ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@BloodCeltics Lopes

 

Não !!! esse aí do vídeo é só um sisteminha para acompanhar satélites. 

Usa uma antena bem pequena, não precisa de potência, nem os cuidados que eu precisei ter.

Existe um projeto com Arduino Nano muito parecido, também com GPS e sensor de direção, só que acopla ao computador , para que os programas mais sofisticados como o HRD possam fazer o controle.

 

O meu é algo bem mais ousado, feito para rotores de antenas grandes :

 

1 - Controla qualquer tipo de rotor de antenas fabricado pela CDE ou Hi-gain, como exemplo os Ham 2 , Ham 4 , CDE45 e semelhantes. Esses são rotores grandes, para colocar no alto da torre, que suportam antenas de dezenas de metros !

 

2 - Além de receber comandos de direção do computador via programas feitos para isso, ele também conversa com os rádios, sabendo qual a frequência que está sendo feita o contato. Baseado nisso, ele escolhe uma entre até 9 antenas diferentes, e faz a seleção dela para o rádio. Além disso, ele calcula qual a ROE, e caso seja alta, aciona um beep. Caso seja Muito Alta, dispara um beep longo e liga o rádio em uma carga fantasma para evitar que a saída do rádio seja prejudicada.

Não podemos colocar várias antenas apontando para a mesma direção, senão ocorrem interferências uma nas outras, então temos de mudar o ângulo entre elas.

Por exemplo, eu tenho 3 antenas apontadas para direções diferentes, cada uma delas a 45 graus da outra.

O meu sistema faz a correção automática de direção, e aponta a antena correta para a direção correta !

 

3 - Permite também o acionamento manual do rotor e escolha da antena manual caso desejado.

 

4 - Tem um sistema de posicionamento que minimiza ao máximo erros induzidos pela corrente que passa no rotor.

 

5 - Faz de maneira automática a sequência de tratamento do freio do rotor, isto é, sempre que vai movimentar, libera primeiro o freio, verifica se o freio realmente liberou, e só depois de dois segundos aciona o rotor.

 

6 - Para o caso de quem tem antenas grandes, existe uma certa inércia do sistema, pois quando paramos de fornecer energia ao rotor a inércia mecânica mantem ele girando alguns graus; eu permito que o usuário entre com um tempo de resguardo , assim o sistema para um pouco antes e a antena vai parar na direção correta. Isso evita prejudicar as travas mecânicas que existem no rotor.

 

7 - Permite a correção de maneira fácil caso algum vendaval acabe deslocando o cano das antenas em relação ao rotor, evitando que seja necessário chamar alguém para subir na torre e ajustar novamente a direção.

 

Tem mais alguns detalhes interessantes, como auto-calibração, monitoração de corrente, configuração de antenas verticais, enfim coisas que interessam muito aos radioamadores.

 

Paulo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

glup...

 

Paulão, dentro de alguns anos e muito depois do pisca led, acho que vou conseguir fazer meu sistema de aviso de prétransbordamento pra tanquinho (que tal o nome?) com o tal ESPxxx. Em quanto tempo você acha que conseguiria fazer algo a altura deste seu? Acho que vou ter que acumular muitas e muitas juventudes kk.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, aphawk disse:

@BloodCeltics Lopes

 

Não !!! esse aí do vídeo é só um sisteminha para acompanhar satélites. 

Usa uma antena bem pequena, não precisa de potência, nem os cuidados que eu precisei ter.

Existe um projeto com Arduino Nano muito parecido, também com GPS e sensor de direção, só que acopla ao computador , para que os programas mais sofisticados como o HRD possam fazer o controle.

 

O meu é algo bem mais ousado, feito para rotores de antenas grandes :

 

1 - Controla qualquer tipo de rotor de antenas fabricado pela CDE ou Hi-gain, como exemplo os Ham 2 , Ham 4 , CDE45 e semelhantes. Esses são rotores grandes, para colocar no alto da torre, que suportam antenas de dezenas de metros !

 

2 - Além de receber comandos de direção do computador via programas feitos para isso, ele também conversa com os rádios, sabendo qual a frequência que está sendo feita o contato. Baseado nisso, ele escolhe uma entre até 9 antenas diferentes, e faz a seleção dela para o rádio. Além disso, ele calcula qual a ROE, e caso seja alta, aciona um beep. Caso seja Muito Alta, dispara um beep longo e liga o rádio em uma carga fantasma para evitar que a saída do rádio seja prejudicada.

Não podemos colocar várias antenas apontando para a mesma direção, senão ocorrem interferências uma nas outras, então temos de mudar o ângulo entre elas.

Por exemplo, eu tenho 3 antenas apontadas para direções diferentes, cada uma delas a 45 graus da outra.

O meu sistema faz a correção automática de direção, e aponta a antena correta para a direção correta !

 

3 - Permite também o acionamento manual do rotor e escolha da antena manual caso desejado.

 

4 - Tem um sistema de posicionamento que minimiza ao máximo erros induzidos pela corrente que passa no rotor.

 

5 - Faz de maneira automática a sequência de tratamento do freio do rotor, isto é, sempre que vai movimentar, libera primeiro o freio, verifica se o freio realmente liberou, e só depois de dois segundos aciona o rotor.

 

6 - Para o caso de quem tem antenas grandes, existe uma certa inércia do sistema, pois quando paramos de fornecer energia ao rotor a inércia mecânica mantem ele girando alguns graus; eu permito que o usuário entre com um tempo de resguardo , assim o sistema para um pouco antes e a antena vai parar na direção correta. Isso evita prejudicar as travas mecânicas que existem no rotor.

 

7 - Permite a correção de maneira fácil caso algum vendaval acabe deslocando o cano das antenas em relação ao rotor, evitando que seja necessário chamar alguém para subir na torre e ajustar novamente a direção.

 

Tem mais alguns detalhes interessantes, como auto-calibração, monitoração de corrente, configuração de antenas verticais, enfim coisas que interessam muito aos radioamadores.

 

Paulo 

Caracolis... o sistema é completo mesmo... pensou até na inércia....

Quando criança ouvia falar muito dos radio amadores, mas ainda se usa hoje em dia?

Quer dizer, ainda se fabricam os aparelhos ou são só os saudosistas que mantem viva a chama?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Eu diria que você é a mestra do pisca led ! Se for contar quantas vezes eu lí isso nesses 10 anos ..... 

 

Esse sistema que você quer fazer com o ESP8266 é bem simples de se fazer se você utilizar aquele Basic que eu te passei, que tem um monte de comandos de alto nível prontos e que vai te facilitar muito o tal de IoT, que tal pelo menos dar uma lida nos exemplos do site antes de fazer aquela cara de enojada e torcer o nariz ? Vai fazer isso em meia hora !

 

Quanto ao controle de rotor, não é algo tão difícil assim como parece.... a parte mais complicada foi decodificar os protocolos de conversa dos rádios, pois cada marca tem um protocolo diferente, e para piorar para o caso da Yaesu existem 3 protocolos diferentes e cada modelo de rádio incorpora comandos de uma maneira diferente devido á época em que foram fabricados. Isso foi o mais difícil ...  existem os Kenwood, e os Icoms também, e juntos formam 99,9 % de todos os rádios. Existe um novo baseado em SDR que custa bem caro, e logo vou ter de adaptar para o protocolo dele também, mas isso fica para depois ...

 

Ser difícil é uma coisa, e ser trabalhoso é outra, não é ?

 

O que deu mais trabalho foi bolar uma maneira de informar ao rotor a relação entre as faixas de trabalho dos rádios e as antenas .... isso realmente levou vários dias de desenhar e não chegar a lugar nenhum .... olha a complexidade :

 

Usamos 3 tipos de antenas : as Verticais, que transmitem para todas as direções ( então não preciso me preocupar com o rotor ) , as direcionais multielementos que transmitem para a direção que está apontada, e as mais simples chamadas Dipolos , que transmitem igualmente para onde estão apontadas e para trás também. Além disso, as antenas verticais podem transmitir em várias bandas , e as direcionais multielementos também; as dipolos são mais fáceis pois só podem transmitir em uma banda.

Além disso, cada antena direcional e dipolo pode e deve estar apontada em uma direção diferente em relação ao eixo do rotor para evitar interferências, e tenho de informar essas direções....

 

Tive de bolar uma maneira de informar todas essas particularidades na configuração do rotor, e após isso, o programa tem de fazer sempre o mesmo processo :

 

1- Receber do computador a direção real da estação com a qual quero falar

2- Receber do rádio qual a frequência que está sendo utilizada

3- a partir da frequência, verificar qual é a banda, e procurar na tabela quais são as antenas disponíveis para aquela banda, selecionar o relé que leva a antena correta para a saída do rádio, e fazer as contas para aonde devo girar o rotor para que a antena aponte para a direção certa ; Se a antena for do tipo dipolo, eu faço uma nova conta para ver qual a melhor direção para girar ( aquela que leva menos tempo ) até atingir a direção; se for uma do tipo vertical, não preciso nem girar o rotor.

4 - Existe a possibilidade de se ter mais de uma antena na mesma banda, então nesse caso eu tenho de especificar qual é a principal naquele momento; ás vezes uma antena vertical recebe melhor que as direcionais, então posso ir no painel do rotor e trocar uma antena pela outra se desejar.

Só depois disso tudo é que posso acionar o rotor ....

5 - Quando o rádio faz a transmissão, eu verifico qual a ROE para proteger o rádio, se ela está acima de 1,5 eu dou um beep , se for acima de 2, dois beeps, e se for acima de 3 faço um beep longo, pisco todos os Leds do painel, e altero os relás, de maneira que a saída do rádio vai para uma carga fantasma ( uma série de resistores que associados resultam em 50 ohms por pelo menos 50 watts ) e assim salvar a saída de potência do rádio.

 

Isso foi um processo que foi se aperfeiçoando durante meses ..... 

 

Mas como isso é o meu hobby, enfrentava isso como uma diversão, e agora tem muita gente pedindo para eu fabricar isso... vou pensar neste fim de ano e ver o que faço.

 

 

adicionado 11 minutos depois
49 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Caracolis... o sistema é completo mesmo... pensou até na inércia....

Quando criança ouvia falar muito dos radio amadores, mas ainda se usa hoje em dia?

Quer dizer, ainda se fabricam os aparelhos ou são só os saudosistas que mantem viva a chama?

 

Hehehe pois é, ainda se fabricam os rádios e todos os equipamentos, e por incrível que pareça o numero de radioamadores ainda cresçe todo anos, ou seja, ainda morrem menos do que os que entram para o hobby kkkkk, a grande maioria são pessoas mais velhas.

 

No mundo de hoje, em que você pega o celular e fala sem nenhuma dificuldade com a sua família na Inglaterra, e ainda com vídeo em tempo real, parece sem sentido o radioamadorismo, não é ?

 

Mas a graça do negócio é justamente você conseguir falar com alguém, sem depender de Internet !

 

Não é fácil, é algo que requer paciência, experimentação, leitura, propagação, manchas solares, enfim tem um monte de coisas que dificultam. Mas quando se consegue é uma realização pessoal, além do que podemos montar muita coisa nós mesmos, por exemplo as antenas podemos fazer nós mesmos em casa em vez de comprar pronta, fazer nosso amplificador linear de Rf, esse tipo de coisa !

 

Eu fiquei 7 noites seguidas tentando falar com alguém da zona CQ 2, que era a única que eu não tinha nenhum contato, acordando 'as 2 da manhã e ficando até as 5 tentando falar com alguém de lá, até conseguir. Coisa de doido, né ?

 

Olha os rádios :

 

http://www.icomamerica.com/pt/amateur/

https://www.yaesu.com/?cmd=DisplayProducts&DivisionID=65&ProdCatID=102

https://kenwoodcommunications.co.uk/amateur-radio/hf-all-mode/

 

Na verdade toda a tecnologia de hoje dos celulares veio desses 3 fabricantes .... olha os rádios, tem rádios aí de US$ 10.000 !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@Isadora Ferraz ,

 

Eu diria que você é a mestra do pisca led ! Se for contar quantas vezes eu lí isso nesses 10 anos ..... 

 

Esse sistema que você quer fazer com o ESP8266 é bem simples de se fazer se você utilizar aquele Basic que eu te passei, que tem um monte de comandos de alto nível prontos e que vai te facilitar muito o tal de IoT, que tal pelo menos dar uma lida nos exemplos do site antes de fazer aquela cara de enojada e torcer o nariz ? Vai fazer isso em meia hora !

 

Quanto ao controle de rotor, não é algo tão difícil assim como parece.... a parte mais complicada foi decodificar os protocolos de conversa dos rádios, pois cada marca tem um protocolo diferente, e para piorar para o caso da Yaesu existem 3 protocolos diferentes e cada modelo de rádio incorpora comandos de uma maneira diferente devido á época em que foram fabricados. Isso foi o mais difícil ...  existem os Kenwood, e os Icoms também, e juntos formam 99,9 % de todos os rádios. Existe um novo baseado em SDR que custa bem caro, e logo vou ter de adaptar para o protocolo dele também, mas isso fica para depois ...

 

Ser difícil é uma coisa, e ser trabalhoso é outra, não é ?

 

O que deu mais trabalho foi bolar uma maneira de informar ao rotor a relação entre as faixas de trabalho dos rádios e as antenas .... isso realmente levou vários dias de desenhar e não chegar a lugar nenhum .... olha a complexidade :

 

Usamos 3 tipos de antenas : as Verticais, que transmitem para todas as direções ( então não preciso me preocupar com o rotor ) , as direcionais multielementos que transmitem para a direção que está apontada, e as mais simples chamadas Dipolos , que transmitem igualmente para onde estão apontadas e para trás também. Além disso, as antenas verticais podem transmitir em várias bandas , e as direcionais multielementos também; as dipolos são mais fáceis pois só podem transmitir em uma banda.

Além disso, cada antena direcional e dipolo pode e deve estar apontada em uma direção diferente em relação ao eixo do rotor para evitar interferências, e tenho de informar essas direções....

 

Tive de bolar uma maneira de informar todas essas particularidades na configuração do rotor, e após isso, o programa tem de fazer sempre o mesmo processo :

 

1- Receber do computador a direção real da estação com a qual quero falar

2- Receber do rádio qual a frequência que está sendo utilizada

3- a partir da frequência, verificar qual é a banda, e procurar na tabela quais são as antenas disponíveis para aquela banda, selecionar o relé que leva a antena correta para a saída do rádio, e fazer as contas para aonde devo girar o rotor para que a antena aponte para a direção certa ; Se a antena for do tipo dipolo, eu faço uma nova conta para ver qual a melhor direção para girar ( aquela que leva menos tempo ) até atingir a direção; se for uma do tipo vertical, não preciso nem girar o rotor.

4 - Existe a possibilidade de se ter mais de uma antena na mesma banda, então nesse caso eu tenho de especificar qual é a principal naquele momento; ás vezes uma antena vertical recebe melhor que as direcionais, então posso ir no painel do rotor e trocar uma antena pela outra se desejar.

Só depois disso tudo é que posso acionar o rotor ....

5 - Quando o rádio faz a transmissão, eu verifico qual a ROE para proteger o rádio, se ela está acima de 1,5 eu dou um beep , se for acima de 2, dois beeps, e se for acima de 3 faço um beep longo, pisco todos os Leds do painel, e altero os relás, de maneira que a saída do rádio vai para uma carga fantasma ( uma série de resistores que associados resultam em 50 ohms por pelo menos 50 watts ) e assim salvar a saída de potência do rádio.

 

Isso foi um processo que foi se aperfeiçoando durante meses ..... 

 

Mas como isso é o meu hobby, enfrentava isso como uma diversão, e agora tem muita gente pedindo para eu fabricar isso... vou pensar neste fim de ano e ver o que faço.

 

Paulo

adicionado 11 minutos depois

 

Hehehe pois é, ainda se fabricam os rádios e todos os equipamentos, e por incrível que pareça o numero de radioamadores ainda cresçe todo anos, ou seja, ainda morrem menos do que os que entram para o hobby kkkkk, a grande maioria são pessoas mais velhas.

 

No mundo de hoje, em que você pega o celular e fala sem nenhuma dificuldade com a sua família na Inglaterra, e ainda com vídeo em tempo real, parece sem sentido o radioamadorismo, não é ?

 

Mas a graça do negócio é justamente você conseguir falar com alguém, sem depender de Internet !

 

Não é fácil, é algo que requer paciência, experimentação, leitura, propagação, manchas solares, enfim tem um monte de coisas que dificultam. Mas quando se consegue é uma realização pessoal, além do que podemos montar muita coisa nós mesmos, por exemplo as antenas podemos fazer nós mesmos em casa em vez de comprar pronta, fazer nosso amplificador linear de Rf, esse tipo de coisa !

 

Eu fiquei 7 noites seguidas tentando falar com alguém da zona CQ 2, que era a única que eu não tinha nenhum contato, acordando 'as 2 da manhã e ficando até as 5 tentando falar com alguém de lá, até conseguir. Coisa de doido, né ?

 

Olha os rádios :

 

http://www.icomamerica.com/pt/amateur/

https://www.yaesu.com/?cmd=DisplayProducts&DivisionID=65&ProdCatID=102

https://kenwoodcommunications.co.uk/amateur-radio/hf-all-mode/

 

Na verdade toda a tecnologia de hoje dos celulares veio desses 3 fabricantes .... olha os rádios, tem rádios aí de US$ 10.000 !

 

Paulo

Show de bola... parabéns pelo trabalho. é muito bom ver alguém com tamanha dedicação ao seu hobby. Se comercializar o seu sistema acho que vai vender bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, aphawk disse:

Eu diria que você é a mestra do pisca led ! Se for contar quantas vezes eu lí isso nesses 10 anos ....

Tá me tirano? Sou é PHD nisso!!

 

7 minutos atrás, aphawk disse:

agora tem muita gente pedindo para eu fabricar isso

que inveja. Aí... alguém vai estar a fim de comprar um "monitor remoto para segurança anti transbordamento para lavadora de roupa tipo tanquinho" (melhorou no nome? só pra vender mais) daqui a uns 10 anos? Promoção de provável lançamento! Reserve o seu agora! kk

 

Mas agora é sério: tenho algumas muitas placas padrão ~50x30mm dessas com furinho e metalizada e fr4  ideal para protótipos e montagens educativas, aprendizado e etc. Preço extremamente simbólico pra membros do cdh quase só o custo de postagem. Algo como 10x mais barato do que as do m.l. . Só me aguarde o momento decisivo...

(Brunão decida se deve apagar mas me avisa por mp antes. Se você mantiver, te dou algumas pcis kk)

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Show de bola... parabéns pelo trabalho. é muito bom ver alguém com tamanha dedicação ao seu hobby. Se comercializar o seu sistema acho que vai vender bem. 

 

Nada como ter tempo sobrando, não é mesmo ? kkkkkkk

 

Se comercializar, vende mesmo, inclusive para exportar, porque não tem nada nem ao menos parecido fora daqui !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...