Ir ao conteúdo

LM337, circuito exemplo do datasheet correto?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, 

Este é meu primeiro post, 

Sou iniciante em eletrônica e decidi confeccionar uma fonte simétrica como ponto de partida para um circuito prático, decidi que iria fazer com base nos CI´s LM317 e LM337 por já terem circuitaria de proteção , e usaria o exemplo do datasheet do próprio LM337, na pág13 ( http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm137.pdf),

Até comprei os componentes e antes fui simular no Multisim( que sou mais iniciante ainda), apenas a parte positiva,  para verificar a potencia do R120, e notei que o circuito não entrega os 20V como descrito, talvez por conta do alto ripple que entra no LM317?

Acredito que o capacitor de 0,1uF esteja errado, simulei com 100uF e deu OK, 

Estaria errado este capacitor?

No multisim, se uso um capacitor acima de 110uF , o secundário do trafo de 1A abre, sabem dizer o porque?

Agradeço desde já a qualquer ajuda!

271700924_esquemadodatasheet2.png.69ac6d406a721cb921dd3480cfb6607e.png

• Solução
Postado

Olá. O circuito do fabricante está correto, esses capacitores são filtros de ruídos. A tensão que vai para os reguladores precisa ser previamente retificada e filtrada. Pesquise aqui no fórum que tem muita informação sobre circuitos de fontes.

adicionado 1 minuto depois

Neste tópico recente tem muita informação: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1334864-projeto-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-sim%C3%A9trica-ajust%C3%A1vel-%C2%B1125~%C2%B120v-15a/

Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

Olá. O circuito do fabricante está correto, esses capacitores são filtros de ruídos. A tensão que vai para os reguladores precisa ser previamente retificada e filtrada. Pesquise aqui no fórum que tem muita informação sobre circuitos de fontes.

adicionado 1 minuto depois

Neste tópico recente tem muita informação: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1334864-projeto-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-sim%C3%A9trica-ajust%C3%A1vel-%C2%B1125~%C2%B120v-15a/

Entendi, então o +25 e -25 já estão retificados no esquema?

Postado
8 horas atrás, Gabriel F G Calixto disse:

No multisim, se uso um capacitor acima de 110uF , o secundário do trafo de 1A abre, sabem dizer o porque?

Poste o print do esquema pra gente ver.

Eu já fiz várias simulações no Multisim com esses reguladores e não dá esse erro.

Acho meio chato os transformadores desse programa, uso o gerador direto.

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, Gabriel F G Calixto disse:

o secundário do trafo de 1A abre

pro trafo abrir (até na simulação??!!) você deve ter feito algo muito errado. Nem pense em montar antes de ...

7 horas atrás, Mestre88 disse:

abç

Postado
20 horas atrás, Mestre88 disse:

Boa noite pessoal, o trafo que usei é o TRANSFORMER_CT_RATED. Se eu uso menos de 10A na configuração da corrente máxima do secundário, o trafo abre logo que inicia a simulação, se usar 10A ou mais a simulação roda normal e todos os parâmetros no circuito parecem estar OK, e a corrente no secundário fica sendo 35mA sem carga.

segue o print de quando inicia a simulação:

794378614_Semttulo.thumb.png.9fc32391f38d76b4d03fd4c73bc39ed3.png

e um print da simulação com 10A de corrente máx no secundário:978843335_Semttulo.thumb.png.db94199cc1b41c7f43b600c8b254de78.png 

Postado

Aqui não funcionou nem mudando a corrente pra 10A, já abre direto. Acho que a versão do seu é mais nova (uso a 13.0.a).

Como eu disse acima, os transformadores desse programa são meio chatos de usar, dá esses erros nada a ver.

O que eu uso e funciona é o TS_VIRTUAL que fica na aba Basic\BASIC_VIRTUAL.

Neste basta apenas ajustar o parâmetro "Primary-to-secondary turns ratio", o número que você é por quanto a tensão total de saída será dividida.

Por exemplo com 120VCA na entrada e o número 3 no parâmetro, terá um trafo de 20+20V (total 40V). Este é o ideal pra simulações com esses reguladores.

• Curtir 2
Postado
Em 05/11/2018 às 21:05, Gabriel F G Calixto disse:

o trafo abre logo que inicia a simulação

Será que os capacitores invertidos não influenciaram na simulação?

Postado
6 horas atrás, Dobro disse:

Será que os capacitores invertidos não influenciaram na simulação?

É maluquice do programa mesmo, eu tentei no meu e abre com somente o voltímetro na saída. 

Sem diodo, sem capacitor, sem nada. 

O esquema feito pelo amigo @Gabriel F G Calixto está correto. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!