Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Peguei esse note velho e resolvi arrumar pra vender. Esse problema ele tem desde o início, quando se liga, ele fica parado na tela de boot, não vai adiante. Aí eu virava de lado e ele iniciava normalmente. Eu até cheguei a deixar ele de lado na bancada para testes - bizarro!

O que eu fiz foi comprar outro de sucata e dos dois eu fiz um. O outro tinha um conjunto de placa-mãe e processador melhor, além da tela 100%, então só sobrou a base e a bateria do antigo. Mas o fantasminha camarada continua lá, assombrando meu notebook, só dá o boot com uma viradinha...

Minha principal desconfiança é a bateria. O contato está bom, desconfio que haja alguma solda solta dentro. A bateria é bem xarope de abrir, estraga o acabamento, pensei em trocar mesmo para vender com uma bateria em bom estado, mas preciso ter certeza de que o fantasma está lá dentro! Você já teve esse problema? Alguma sugestão?

Já que você leu até aqui, vou abusar um pouco. Eu também vou trocar a porta USB que é dupla e nenhuma funciona. Vou colocar da outra placa, só que ao remover, perdi um pino :,-(. Então só terei uma porta USB. Esse conector é 90º mas tem um "rebaixamento" e não achei para vender, tem jeito de mosca branca. Coloquei a foto e também o modelo do note. Você sabe onde encontrar isso?

7f2OlN.jpg

Valeu!

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, domingos87 disse:

Sem a bateria ele liga normal??? Usando só a fonte, digo. Pois se não for o caso, pode ser conector ou a fonte mesmo.

Já da USB, bom, acho que teria que pegar outra sucata.

Sem bateria ele não dá sinal de vida. Acredito que dependa da bateria para ligar e iniciar.

Postado
Em 08/11/2018 às 14:37, domingos87 disse:

@Gustavo Pinent Hum, não conheço HP, mas por exemplo Dell e Acer ligam sem bateria. Pode ter um problema mais grave aí na placa ou na linha de alimentação!

Me parece que a placa foi feita para não funcionar sem a bateria. Estou instalando um Windows 7 para ver como ele vai. Descobri que não é preciso virar, apenas dar uma torcida na base do notebook. Durante a instalação ele travou várias vezes e destravou com a torcidinha. O que me intriga é que a base e placa-mãe são novas, inclusive o monitor. Descartando isso, sobra a tampa da base que tem o touchpad e o teclado. Será que esses componentes podem travar-destravar a máquina? Dá algum trabalho mas dá para trocar, veremos...

Postado

@Gustavo Pinent Se você tem um outro conjunto da base do teclado para testar, tira essa dúvida. Mas isso deveria ser da parte debaixo, especificamente da placa-mãe.

A não ser que o teclado esteja dando algum tipo de curto/ficando com as teclas pressionadas o tempo todo?? Isso pode parar inicialização sim.

Eu começaria testando deixando o notebook sem nada da parte de cima (base do teclado, touchpad etc.) e só ligando o botão de ligar.

Outra coisa que poderia ser é o próprio botão de ligar, comum de ser problemático também!

Que ruim esse negócio da bateria... Se ela estraga não dá para usar! Típica coisa para fazer o produto ficar descartável.

Postado

Troquei a tampa da base que vem com o touchpad, era a última peça remanescente... só que não. O problema continuou, então retirei o HDD porque embora esse seja "novo" tem um adaptador IDE para o conector da placa que é diferente - e essa peça é do antigo conjunto, eu não tenho outra. Eu fiz uma limpeza e apertei os contatos com a pinça mas não resolveu.

Para ter certeza, tirei o HDD fora e estou testando com um Lubuntu só no DVD, funciona perfeitamente! Então é essa pecinha maldita. Comprar outra é bastante caro, considerando a idade do note, e corre-se o risco de dar mau contato de novo. Alguma sugestão sobre como melhorar o contato?

Outra ideia é comprar um adaptador IDE SATA e colocar um HDD SATA que eu tenho sobrando. Eu teria que soldar o adaptador na placa, não é uma coisa muito prática, mas provavelmente iria melhorar um pouco o desemprenho do notebook. É de pensar...

• Curtir 1
Postado

@Gustavo Pinent Nossa, ainda bem que você resolveu testar sem o HD então. Talvez não seja só mau contato e sim um possível curto nesse adaptador? Se você já limpou ele e não ficou bom, pode ser algum problema maior que mau contato.

Esse notebook é SATA ou IDE? Ou ele usa algo completamente nada a ver e aí tem que usar o tal adaptador?

Daria para usar aqueles trays de HD que substituem o drive de CD como uma alternativa.

Será que com outro HD a tal pecinha não funcione melhor?? Um SSD talvez, que é bem mais leve.

Postado
Em 12/11/2018 às 00:46, domingos87 disse:

@Gustavo Pinent Nossa, ainda bem que você resolveu testar sem o HD então. Talvez não seja só mau contato e sim um possível curto nesse adaptador? Se você já limpou ele e não ficou bom, pode ser algum problema maior que mau contato.

Esse notebook é SATA ou IDE? Ou ele usa algo completamente nada a ver e aí tem que usar o tal adaptador?

Daria para usar aqueles trays de HD que substituem o drive de CD como uma alternativa.

Será que com outro HD a tal pecinha não funcione melhor?? Um SSD talvez, que é bem mais leve.

O HD é IDE. Ele usa um adaptador para um conector 44 vias diferente que tem na placa. Eu notei que tem uma folga no conector, então embuchei com plástico de embalagem, esses transparentes e rígidos. Melhorou muito, o Windows iniciou certinho pelo HD, mas minutos depois começou a travar de novo. Dou uma torcidinha, ou aperto onde fica o HD e ele destrava... O problema também é que o Windows 7 em si trava muito porque é pesado para ele, trava até em notebook moderno, que dirá um dinossauro desses. 

Eventualmente eu vou conseguir fazer esse HD funcionar direitinho, e acho que trocar o adaptador (que custa mais caro que o HD) provavelmente não vai resolver. Acho que os plásticos ficam velhos e perdem a função, não dão a pressão para a firmeza necessária. Esse conector que está na placa foi uma péssima ideia da HP Compaq. Vou apenas melhorar a ponto de poder vender uma máquina decente, não passo encrencas adiante.

Tem agora a questão do Windows 7 vs Lubuntu 18, mas isso é assunto para outro tópico!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...