Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GT 1030 DDR5 - Versão c/ Dissipador: Esquentando MUITO!


Posts recomendados

Fala pessoal boa tarde!

 

Dois dias atrás comprei uma Gigabyte GT 1030 DDR5 2 GB - A versão sem cooler, com dissipação de heatsink (dissipador).

Testando ela em um P G4560, numa H110 (MSI) juntamente com uma fonte VS400 (Corsair).

 

Instalei tudo lindamente, porém quando vou jogar alguns games como WOW, CS e LOL a temp da placa sobe extremamente... Eu já tinha noção que por não possuir cooler ela realmente esquentaria mais do que o normal.

 

Mas as temp são realmente altas, em uso diário a mesma não passa de 40Cº em full load bateu 82C/83C.

Isso porque eu parei de jogar com medo de acontecer algum problema.

 

Olhei as specs da Nvidia e a mesma disse que sua temp Max é de 92C... mas poxa vida, eu nunca deixei minhas VGA's chegarem nesse extremo.

 

É NORMAL ? Será que com essa temp ao longo do tempo posso desenvolver problemas com a vida útil da placa ? Como secamento de pasta térmica, artefatos e etc ?

 

Uso num gabinete relativamente pequeno, porém a fonte fica na parte superior deixando apenas a vga livre na parte inferior.

Me recomendam fazer algum tipo de adaptação ? Instalar uma fan sobre o dissipador para pelo menos segurar a placa em seus 70C. ??

 

Estou realmente preocupado, comprei logo da Gigabyte por ter uma confiança muito grande pela marca, mas confesso que dessa vez estou preocupado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo só com dissipador é tenso mesmo, estou no PC mais antigo agora que tem uma Radeon HD5450 que é só dissipador também, sem ventoinha, e só navegando na internet a mesma está em 77ºC neste momento... esquentam muito essas placas, ainda vou caçar no Mercado livre um fan pequeno para colocar nesse dissipador dela, o problema só é o frete, um pequeno fan de menos de 100g vai me sair uns R$40 de frete pois moro no interior do RS, mas fazer o quê... essa placa aqui vai acabar queimando no verão mesmo de dezembro/janeiro. :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, simforoso disse:

Placa de vídeo só com dissipador é tenso mesmo, estou no PC mais antigo agora que tem uma Radeon HD5450 que é só dissipador também, sem ventoinha, e só navegando na internet a mesma está em 77ºC neste momento... esquentam muito essas placas, ainda vou caçar no Mercado livre um fan pequeno para colocar nesse dissipador dela, o problema só é o frete, um pequeno fan de menos de 100g vai me sair uns R$40 de frete pois moro no interior do RS, mas fazer o quê... essa placa aqui vai acabar queimando no verão mesmo de dezembro/janeiro. :( 

Muito!!!

 

Já ouvi de tudo, que 83C por ser de dissipador esta bom... Já ouvi que VGA recentes aguentam 100C tranquilamente... Já ouvi que 83C não é bom e pode trazer problemas no futuro.

Realmente, estou muito preocupado... Sabe aquela tristeza por achar que fez o mau negócio. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marco Sgagloni disse:

Muito!!!

 

Já ouvi de tudo, que 83C por ser de dissipador esta bom... Já ouvi que VGA recentes aguentam 100C tranquilamente... Já ouvi que 83C não é bom e pode trazer problemas no futuro.

Realmente, estou muito preocupado... Sabe aquela tristeza por achar que fez o mau negócio. :(

É complicado velho. Essa minha 5450 aqui já até descolou os adesivos da parte de cima do PCB de tanto que esquentou, e com todos esses anos ainda não queimou, mesmo a 77ºC navegando na internet como agora... vai reduzir a vida útil dela, mas acho que não a ponto de queimar em menos de 1 ano no seu caso... de repente coloca um fan na lateral do gabinete jogando ar de fora para a placa, pode ser que ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, simforoso disse:

É complicado velho. Essa minha 5450 aqui já até descolou os adesivos da parte de cima do PCB de tanto que esquentou, e com todos esses anos ainda não queimou, mesmo a 77ºC navegando na internet como agora... vai reduzir a vida útil dela, mas acho que não a ponto de queimar em menos de 1 ano no seu caso... de repente coloca um fan na lateral do gabinete jogando ar de fora para a placa, pode ser que ajude.

Você joga com sua placa ? Mesmo que alguns games leves ? Ela em full load deve ser *****.

 

Preciso comprar um sleeved para ligar na fan da minha MOBO, essa h110 só tem duas saidas fan... sacanagem!

 

Esse PC ta me trazendo cada surpresa.

 

Paguei 430,00 nessa VGA, particularmente, pelo o que ela oferece e pelo preço... acho que custo/benefício melhor não há.

 

Agora estou com essa pulga atrás da orelha.

 

Medo de queimar essa bagaça...

adicionado 3 minutos depois

Vou jogar por umas 4 horas com ela, até porque não jogarei mais do que isso.

 

Comprei essa plaquinha para dar uma vida nesse setup que tenho em meu escritório... As vezes jogo um WOW em horários livres do meu labor kkk.

 

Entendo que não um placa para uso extremo. Tenho aquela pasta MX ÓTIMAAAA, mas não posso trocar para não perder a garantia.

 

Aqui no aguardo de algum colega me dizer se isso é normal ou um motivo para eu comprar logo os cabos que preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem varias opções que da pra se fazer, por exemplo, procura no ML cooler pra VGA compativel com essa placa, ou então adapta um cooler, qualquer loja de eletrônico acha cooler 5v ou 12v, as duas opções eu ja fiz e não tive problema, a primeira foi em uma EVGA 9800GT que havia empenado o cooler original removi e instalei um cooler dualfan Aluminium V2000 da Deepcool, resfriou e muito e durou na minha mão mais de 3 anos, a outra adaptei 2 cooler de 6mm (removido de um suporte de notebook) numa GeForce 8400GS que só vem com o dissipador, que batia os 100C~120C em poucos minutos, adaptei com algumas anilhas, cola quente e conector 12v (padrão da fonte ATX) uso ate hoje na loja que eu trabalho, não passa dos 35C~40C usando o dia todo. Com jeito e cuidado da pra salvar muita VGA, basta ter coragem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RodrigoMandrik disse:

Cara, tem varias opções que da pra se fazer, por exemplo, procura no ML cooler pra VGA compativel com essa placa, ou então adapta um cooler, qualquer loja de eletrônico acha cooler 5v ou 12v, as duas opções eu ja fiz e não tive problema, a primeira foi em uma EVGA 9800GT que havia empenado o cooler original removi e instalei um cooler dualfan Aluminium V2000 da Deepcool, resfriou e muito e durou na minha mão mais de 3 anos, a outra adaptei 2 cooler de 6mm (removido de um suporte de notebook) numa GeForce 8400GS que só vem com o dissipador, que batia os 100C~120C em poucos minutos, adaptei com algumas anilhas, cola quente e conector 12v (padrão da fonte ATX) uso ate hoje na loja que eu trabalho, não passa dos 35C~40C usando o dia todo. Com jeito e cuidado da pra salvar muita VGA, basta ter coragem.

Certo!! Vou fazer isso cara, é que meu medo é mexer na peça zeradinha! Tive uma HD 7850, deu artefato... vi aqui no forum uma galera de socar a VGA no forno a 130C...

 

Tava dando tanto problema que tomei coragem.... tirei toda a carcaça da danada, meti na forma de bolo e foi para o forno.

A fiadamãe voltou a vida!! Aguentou mais uns 3 meses dps acontecia a mesma coisa, repeti o processo umas 5 6 vezes, fiquei um ano com ela até comprar minha.

 

Foi o que você disse, com cuidado e coragem da para salvar.

 

Eu só precisava mesmo de alguma informação, seee jogar desta maneira... na qual a Gigabyte vende para nós, poderá me trazer algum problema... porque n faz sentido algum uma empresa fazer um projeto de placa superaquecido que dá problemas e colocar para vender, não é ?

 

Por 430,00 Jairs eu achei super negócio!! DDR5 ainda, que esta completamente ESCASSO na STA EFIGENIA, acredite se quiser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Marco Sgagloni disse:

Você joga com sua placa ? Mesmo que alguns games leves ? Ela em full load deve ser *****.

 

Preciso comprar um sleeved para ligar na fan da minha MOBO, essa h110 só tem duas saidas fan... sacanagem!

 

Esse PC ta me trazendo cada surpresa.

 

Paguei 430,00 nessa VGA, particularmente, pelo o que ela oferece e pelo preço... acho que custo/benefício melhor não há.

 

Agora estou com essa pulga atrás da orelha.

 

Medo de queimar essa bagaça...

adicionado 3 minutos depois

Vou jogar por umas 4 horas com ela, até porque não jogarei mais do que isso.

 

Comprei essa plaquinha para dar uma vida nesse setup que tenho em meu escritório... As vezes jogo um WOW em horários livres do meu labor kkk.

 

Entendo que não um placa para uso extremo. Tenho aquela pasta MX ÓTIMAAAA, mas não posso trocar para não perder a garantia.

 

Aqui no aguardo de algum colega me dizer se isso é normal ou um motivo para eu comprar logo os cabos que preciso.

Não jogo muito não,a  5450 fica no Q6600 que uso mais para internet mesmo. Tenho ela porque meu monitor só tem DVI/DisplayPort/HDMI e precisava de uma plaquinha que tivesse uma saída dessas, senão usava o vídeo da placa G31 mesmo.

 

Até já arrisquei baixar o Steam e o GTA IV mas roda muito mal por ser 1GB GDDR3 64 bits apenas, no jogo com tudo no mínimo em 720p fica em 95ºC em dias quentes, logo procuro ficar usando a internet e tal com esse Q6600, se quero jogar vou no outro PC que tem uma 1070, mais refrigerado, etc... mas mesmo o 3D do Chrome num youtube/twitch em 1080p que os recursos 3D são um pouco mais exigidos, não é difícil ver essa plaquinha chegar em 80ºC.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marco Sgagloni disse:

Certo!! Vou fazer isso cara, é que meu medo é mexer na peça zeradinha! Tive uma HD 7850, deu artefato... vi aqui no forum uma galera de socar a VGA no forno a 130C...

 

Tava dando tanto problema que tomei coragem.... tirei toda a carcaça da danada, meti na forma de bolo e foi para o forno.

A fiadamãe voltou a vida!! Aguentou mais uns 3 meses dps acontecia a mesma coisa, repeti o processo umas 5 6 vezes, fiquei um ano com ela até comprar minha.

 

Foi o que você disse, com cuidado e coragem da para salvar.

 

Eu só precisava mesmo de alguma informação, seee jogar desta maneira... na qual a Gigabyte vende para nós, poderá me trazer algum problema... porque n faz sentido algum uma empresa fazer um projeto de placa superaquecido que dá problemas e colocar para vender, não é ?

 

Por 430,00 Jairs eu achei super negócio!! DDR5 ainda, que esta completamente ESCASSO na STA EFIGENIA, acredite se quiser.

Por 430 to achando é caro, mas da pra fazer, veja primeiro se tem cooler VGA, mede a distancia dos parafusos que prendem o dissipador e veja se tem algum compativel, com a 9800 eu fiz assim, ou então a outra opção, vai ficar meio frankstein mas resolve o problema, resolveu o meu, na pesquisa veja o tamanho do dissipador/tamanho do cooler e pegar um cooler com uma rotação alta, que esfria filé.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Então, o gabinete aqui dessa máquina é bem modesto. É um ATX (gab médio) fonte na parte superior, sem entrada de ar frontal, saída de ar lateral e uma saída superior ao lado do escudo da mobo.

 

Problema maior é a mobo, uma MSI h110 que possuí apenas dois plugs fan, vou precisar de um sleeved ou algum cooler que ligue direto na fonte. Nisso, fica um fan sob o processador e um fan ao lado tirando o ar quente do gabinete.

 

Estou sem ventilação lateral, mas essas temps que eu disse (82c 83c) foram medidas com gabinete aberto.

Creio que se eu fechar, ganhe mais uns 2c.

 

Vou tentar realizar esse procedimento de instalar dois cooler pequenos no dissipador da mobo.

 

Ao longo postarei o resultado aqui para fecharmos o tópico.

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marco Sgagloni minhas ventoinhas basiconas da CoolerMaster vieram com adaptador para 4 pinos, além de isso ser tranquilo de se achar pra comprar por aí, até em loja física da cidade. ;)

 

Não precisa colocar um ventilador de teto dentro do micro, mas uma de baixa rotação, só pra dar aquela circulada, já ajuda bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Evandro disse:

@Marco Sgagloni isso sim é uma gambiarra profissa, respeitei! :D

 

Só espero que não fique ruidosa.. ventoinha pequena é chata pra caramba.

kkkk para ser profissa tem que ser eficiente 😂 

Vamos ver se abaixa a temp.

 

Cara, tinha ligado na 12v primeiro... mas não tem como é muito barulho kk

Dps passei para a de 5v e esta bem bem baixinho.

 

Resultado final posto mais tarde ae kk

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Marco Sgagloni disse:

kkkk para ser profissa tem que ser eficiente 😂 

Vamos ver se abaixa a temp.

 

Cara, tinha ligado na 12v primeiro... mas não tem como é muito barulho kk

Dps passei para a de 5v e esta bem bem baixinho.

 

Resultado final posto mais tarde ae kk

 

 

Ficou legal o trabalho amigo... parabéns!! A minha HD5450 aqui chegou a 84ºC hoje que fez 34ºC de calor... isso que o case está aberto... 😮 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodrigoMandrik Santa Ifigênia aqui em São Paulo hoje em dia é só para quem quer a peça na hora. O preço não é bom mesmo, muitas vezes custa tão caro quanto a peça da internet com frete, e a maioria dos vendedores não são muito confiáveis. Ficam bravos se negociar muito também porque gostam de vender para quem não conhece. Geralmente a oferta que eles fazem é vender sem nota pelo mesmo preço à vista da internet com nota e frete...

 

@Marco Sgagloni Você colou com o que? Silicone branco? Cara, se você não tem espaço para um cooler lateral, poderia ter usado um cooler de baia.

 

Na Santa Ifigênia tinha isso, hoje como lá anda meio várzea não sei, mas basicamente você instala ele na baia logo abaixo do que quer refrigerar. Ele é do tamanho/formato de um componente PCI ou PCI Express como uma placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Boa noite. Alguém ainda aqui em 2022!?

 

Gostei da engenharia do colega. Também fiz algo parecido numa Zotac GeForce 210, com refrigeração passiva, pois atingia 77°C vendo vídeos no Youtube e dava erros nos drivers da GPU. Adaptei um cooler com o suporte dele, de um dissipador de processador Celeron 1.8, conectava na placa-mãe, naquele conector que seria para o fan traseiro, assim a temperatura não passava de 36°C!!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!