Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rx 580 de 4gb a 81º


Posts recomendados

Moro em Fortaleza e a temperatura ambiente é de 30-32º  normalmente e minha GPU é uma rx 580 4gb da gigabyte , e ela está chegando em 80-82º em jogos como the witcher 3, ac odyssey/origins e rise of tomb raider. Primeiro gostaria de saber se essa temperatura é normal , pois ativei v-sync e limitei a 60fps o jogo em fullhd e continua nessa faixa. Porém quando deixo as fans a 100% a partir de 70-75º  ela meio que estabiliza a 73-76º . Porém se deixo as ventoinhas com 80% a partir de 70º  e subindo de acordo com a temperatura ela chega até a 80-82º . Vale a pena deixar chegando a 80-82º  ou setar pelo menos uns 95-100% das fans a partir de 70-75º  e não deixar ela ultrapassar os 76-79º º  ?? Por favor me indiquem modos para entrar numa configuração que não desgaste a vida útil da placa.

 

Gabinete Vinik Gamer VX Lumia 27780 com 3 fans na parte da frente .

placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3 

Processador AMD Ryzen 5 1600

Fonte Corsair CX550 550w

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson Depende do seu ouvido :v

 

Eu pessoalmente preso silencio, tanto que, quando tinha um desktop (sdds) montei um WC custom, com 350R$, e usei para refrigerar CPU  e GPU, tmperaturas ficaram super baixas e super silencioso.

 

Se estiver confortavel com o barulho adicional do fan, e quiser abaixar esse 5-10c, pode melhorar a vida util dela, mas talvez reduzir a dos fans.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador é esse o ponto , não me incomodo com o barulho , até porque uso um bom headset e não julgo o barulho como irritante quando está em 90% , porém "vale" a pena diminuir a vida útil das fans ? E obs : farei um upgrade de gpu na black friday do próximo ano, logo seria 1 ano nessa config e só jogo por muuito tempo contínuo de fato nas férias da faculdade e obviamente e considerando que são apenas jogos bastante pesados que passam dessa temperatura. Ac dificilmente passa de 78c inclusive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo potente adora morrer misteriosamente depois de alguns anos, quase sempre resultado de refrigeração ruim. É muito cômodo porque eles te vendem outra ainda mais cara depois.

 

Essas placas aguentam essas temperaturas pela especificação, ao mesmo tempo não tem coisa de silício no mundo que goste de chegar aproximando dos 100º e 80 e poucos já vai ficando "pertinho".

 

Se você quer manter ela por mais tempo é melhor trabalhar em algo que deixe ela no máximo a 70 e poucos, 60 seria o ideal (mas talvez impossível sem muito esforço/barulho).

 

Você já tem algo no gabinete jogando ar nela? Isso aí passa desapercebido muitas vezes e resolve o problema com muito menos ruído que sair aumentando velocidade do fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 eu tenho 3 fans na parte da frente , no caso eu teria que colocar 3 fans , 2 superiores e 1 inferior para melhorar essa refrigeração, e com certeza é o que farei assim que meu bolso folgar um pouco. Porém enquanto não chega esse momento o mais aconselhável seria deixar as fans a 90% a partir de 70c para não passar de 75c ??

 

PS Poderia me aconselhar fans boas para gabinete e com um preço acessível ?

E no caso eu devo colocar a fan traseira e as duas superiores como exaustoras ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson Sim, é melhor ter fans distribuídos pelo sistema que 3 deles só na parte da frente (isso é uma ideia que funciona, mas é mais uma moda que surgiu recentemente pelo visual e para te vender 2 coolers a mais).

 

Uma em cada canto é suficiente. Você pode remanejar as suas atuais e aí, se quiser, adicionar mais 2 quando puder. Acho que com isso não terá que aumentar a velocidade das ventoinhas da placa de vídeo, ou aumentar bem menos.

 

De marcas, isso varia demais. Já peguei Corsair por coisa de 40 Reais no tamanho 120mm, mas era oferta de última peça (nova e na caixa, mas última peça). Já peguei também ventoinha genérica que eu achei que não ia funcionar bem e não só era silenciosa como não deu problema de durabilidade.

 

Aí fui comprar uma da mesma marca genérica, mais cara, e roncou com 1 semana de uso...

 

É normal mentirem ou esconderem a questão de serem com rolamento, bucha, rolamento duplo etc. Mesmo as de marca ou de grife.

 

Te diria que se você não faz questão de marca, poderia tranquilamente pegar uma genérica com bom preço e boa avaliação. Se tiver garantia, tá valendo.

 

Se fizer questão de marca os melhores custos benefícios costumam ser Corsair, Aerocool, Cooler Master e essas mais conhecidas.

 

Bom mesmo é Delta e coisa do tipo, mas isso aí você dificilmente encontra à venda (vem com cooler de processador no máximo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2018 às 22:28, Pedro Anderson disse:

Vale a pena deixar chegando a 80-82º  ou setar pelo menos uns 95-100% das fans a partir de 70-75º  e não deixar ela ultrapassar os 76-79º º  ??

Não tem "problema" em deixar em 80C. Claro que quanto menor, melhor, mas você pode se dar ao luxo de deixar a placa esquentar um pouco em troca de ficar com um PC mais silencioso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 eu irei comprar 3 novas ventoinhas , 1 para frente outra pra traseira e a última superior , se isso resolver nem trocarei as outras da frente. Porém como irei comprar 3 estou buscando as melhores custo/benefício para n apertar mt . Pelo que li até agora , as que possuem cfm numa faixa de 75-100 são as melhores , porém todas q encontro nessa faixa possuem o preço na casa dos 38-55 reais , o que até daria para pegar umas 3 à vista. Ou poderia pegar alguma com cfm menor e mais barata ? Poderia até pegar mais fans ou simplesmente economizar mesmo.

@Imakuni

Sim , concordo com isso , eu realmente n possuo problema com barulho porque uso headset o tempo todo e n me incomoda , o q mais me preocupa é a durabilidade das fans da gpu , porém acredito que deixar abaixo de uns 78c seja mais viável para n perder o tempo de vida da gpu que é o mais importante .

 

Se vocês puderem me dizer boas fans com um preço bacana de no máximo 40 reais seria da hr (na pichau se puderem , pois o desconto à vista deles é muito bom e daria pra comprar umas 3-4 à vista por menos de 100 reais) 

Essa tem um cfm de 65 

https://www.pichau.com.br/todos-os-departamentos/ventoinha-deepcool-wind-blade-120-dp-fled-wb120-rd

E essa tem uma cfm de 79

https://www.pichau.com.br/todos-os-departamentos/ventoinha-gamerstorm-by-deepcool-tf-120-led-azul-dpgs-ftf-tf120bg

Porém tem uma diferença considerável de preço , me dêem opinião pf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Anderson disse:

Pelo que li até agora , as que possuem cfm numa faixa de 75-100 são as melhores

Ignore medidas de CFM, não serve para nada. Não há uma metodologia padrão para fazer essas medidas, tornando qualquer comparação inútil, e mesmo que houvesse, essa informação teria uso limitado, pois não é a única coisa que importa.

 

Quanto ao que pegar... bem, não muito como errar com os AF120 / 140 da Corsair. Não servem para radiador e cooler, mas são boa opções para o gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson Ia falar exatamente o que o @Imakuni disse. Além disso, no mesmo tamanho e rotação o quanto de ar a ventoinha desloca vai ser sempre muito parecido, inclusive desenho de pás e número de pás interferem mais no silêncio (ainda assim, pouco) que no desempenho.

 

As Corsair por exemplo, considerando as 120 mm, eu noto serem mesmo mais fortes que uma genérica da mesma medida. Mas isso porque igualmente a rotação é uns 150 RPM maior (e sim, faz mais barulho que a genérica).

 

Eu compraria sempre a que não for dar problema e do maior tamanho possível, por causa do barulho.

 

Entre essas duas aí eu pegaria a mais barata. Além do preço, sendo da mesma marca, é 500 RPM mais lenta e portanto fará muito menos barulho. Só veja se não são daquelas que dão problema no rolamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pedro Anderson disse:

@Campstoledo tlg , vou ficar atento no próximo upgrade.

você fazia o que para controlar essa temperatura ? aumentava as fans da gpu ? isso gerou um desgaste muito grande nas fans ?

Não controlava nada, jogava normalmente e nunca aconteceu nada até, vendi ela normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!