Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto do CI7490 - Contador


ilovepic

Posts recomendados

Estou a ler este artigo do nosso grande Mestre Newton C. Braga. Acontece que o CI 7490 é muito caro e estou com dificuldades em arranjar o mesmo. Que outro CI sugerem para este tipo de função/objectivo?

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/147-circuitos-digitais/3641-cir339.html

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De mesma pinagem tem o 74LS90, é praticamente o mesmo integrado TTL. Só que este é na versão low schottky, que é mais rápida e mais moderna, pois é compatível com CMOS.

 

Já falando sobre os integrados CMOS tem de vários tipos, nenhum é igual ao 7490 mas com algumas adaptações podem fazer a mesma coisa, destaco os mais comuns:

  • 4020
  • 4024
  • 4029
  • 4040
  • 4060
  • 40110
  • 40192
  • 40193
  • 4510
  • 4518
  • 4520

Todos estes acima são contadores e com recursos a mais que o 7490, tais como opção de ser crescente ou decrescente, seleção de binário puro ou binário decimal, alguns são duplos e outros tem opções de entradas paralelas para começar a contagem de um número específico.

 

Tem outros como os 4026 e 4033 que também são contadores, mas já feitos para acionamento direto de Displays de 7 segmentos.

 

Como pode ver as opções são muitas, basta encontrar um que seja mais adequado ao seu projeto, que seja fácil de encontrar e barato.

Olhando para o circuito lá do site do Newton C. Braga eu escolheria o 4518, ele é duplo.

Com uma unidade só eu faria esse contador, aqui na minha cidade tem pra vender dele bem barato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dependendo do projeto, há a possibilidade de substituir por um microcontrolador. Bem barato, substitui o contador e muito mais. De quebra, conhecimentos adicionais a sua espera.

Verdade.

Já fiz um contador binário com um pic no dia que eu passei pela primeira lição, a do pisca Led.

Era algo como pisca a saída 1 em 500ms, a 2 em 1 segundo, a 3 em 2 segundos e a 4 em 4 segundos, todas em sincronia.

 

Não os citei porque imagino que o @ilovepic já saiba disso.

Penso também que ele procura algo mais didático, então citei os velhos contadores de 4 bits.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Mestre88 disse:

Verdade.

Já fiz um contador binário com um pic no dia que eu passei pela primeira lição, a do pisca Led.

Era algo como pisca a saída 1 em 500ms, a 2 em 1 segundo, a 3 em 2 segundos e a 4 em 4 segundos, todas em sincronia.

 

Não os citei porque imagino que o @ilovepic já saiba disso.

Penso também que ele procura algo mais didático, então citei os velhos contadores de 4 bits.

Sim, procuro algo mais old school! :) Obrigado pelas dicas, vou continuar a estudar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Mestre88 disse:

o @ilovepic já saiba disso

Sabia que eu sabia que ele sabia? No entanto penso que alternativas adicionais podem não ser totalmente inúteis, não pra ele, mas pra algum incauto navegante do futuro. Some-se isso à recente onda de navegantes 'zero a esquerda' eletronicamente falando , claro - que nos visitaram. Um nem sabia que tinha calculador de led on line,  outro nem sabia do 555. Pra mim custou pouco criar os links, mas perceba que pra eles foi algo minimamente interessante. E tem um outro caso em que o cara que nem participou e só se registrou pra agradecer. E todos de "agora há pouco".

A ideia de sugerir mc também pode ser considerada algo como um adicional pra estimular a curiosidade da 'galerinha' pra quiçá alguma evolução pessoal.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!