Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Fonte e Potencia de Amplificador!


Felipecneto

Posts recomendados

Bom dia à todos, sou novo de cadastro aqui no Forum, porém o mesmo já me auxiliou em várias dúvidas e projetos.

 

Estou reparando um Amplificador que fora ligado em tensão distinta da tensão selecionada na chave seletora. Resultado que todos já conhecem: Explodiram capacitores de filtragem, diodos, resistores etc.

Reparei a fonte e a mesma está fornecendo a tensão para trabalho da parte de potencia normalmente(-50 +50). Acontece que na alimentação simétrica (-15 +15) que alimentam todos os Amp Op's do amplificador (Pré) a parte negativa não alcança a tensão necessária, obtenho apenas -4.5V.

 

O amplificador liga e funciona, porém está com muito pouca potência. Com o potenciômetro de volume no Max. a saída é baixa para um amp de 130 Watts.

 

OBS: Estou trabalhando nele sem osciloscópio.

         Os transistores de potencia já foram testados e não estão em curto. Uma vez que o amp tem saída, mesmo que mínimo.

 

Gostaria de sanar este problema com qualquer ajuda dos leitores e colaboradores do Forum.

Segue diagrama do amp. Parte de Power e Pré.

 

Agradeço pela possível ajuda de vcs.

 

 

Power_StarBlack12.gif

Pré Star Black Reverb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí sim hein.. com esquema facilita o chute.

Parece que você já tem a faca e o queijo na mão...

9 minutos atrás, Felipecneto disse:

a parte negativa não alcança a tensão necessária, obtenho apenas -4.5V.

Verifique o circuito do -15: R95,TR92,C92,TR94,R94,C94,D92(meça Vz),R92,C2. Ve se consegue desconectar  - tire R95 e R96 - o +15 ve -15 do circuito do pré e remeça. Pode ser que algo esteja consumindo d+ e aquecendo no circuito do pré. Use o 'instrumento' tato no lado -15.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um Jack de conexão para alimentar o pré, está desconectado. Nada do pré está alimentado com essa tensão -15 + 15.

Estes 2 resistores R95 e R96 estavam em abetos, causados pela sobrecarga (220v) antes de substitui-los, a tensão tb era de -4.5V (Depois de refeita toda a fonte).

 

Só podeser o diabo do Zener 4744 

adicionado 20 minutos depois
34 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Pode ser. Pra aproximar da certeza...

 

 

PERFEITO, PROBLEMA NO ZENER MESMO! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você não está só I... Estamos aqui pra te ajudar

você não está só II... Muitos têm dificuldade em expressar gratidão. Mas muitos mais se recusam propositadamente. 

Escolha onde quer estar...

A propósito quase ia me esquecendo... de nada!

kk

Brinc... sua vitória é nossa! Pra mim...

1 hora atrás, Felipecneto disse:

PERFEITO, PROBLEMA NO ZENER MESMO! 

...isso conta!

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

você não está só I... Estamos aqui pra te ajudar

você não está só II... Muitos têm dificuldade em expressar gratidão. Mas muitos mais se recusam propositadamente. 

Escolha onde quer estar...

A propósito quase ia me esquecendo... de nada!

kk

Brinc... sua vitória é nossa! Pra mim...

...isso conta!

abç

 

Exato, pefeito, agradeço pela ajuda, ainda não coloquei o Zener novo. Depois de montar o amp dou uma posição pra todos.

 

Mas desde já, agradeço pela orientação!!!!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Felipecneto disse:

 

Exato, pefeito, agradeço pela ajuda, ainda não coloquei o Zener novo. Depois de montar o amp dou uma posição pra todos.

 

Mas desde já, agradeço pela orientação!!!!!  

Lembre-se que não pode ligar sem o zener, senão vai queimar tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!