Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria de celular com indicador de carga.


Posts recomendados

Fala rapaziada, alguém ai tem um projeto fácil de fazer de um carregador de bateria de celular com indicador de carga, já possuo um transformador 9v retificado e regulado por um LM7805 e estou tentando fazer a parte do indicador de carga mas estou com dificuldade, se puderem me ajudar agradeço.

20181112_003151.jpg.1bcf17ed13b6fd280e00504c58406012.jpg

1541990415341-988197684.jpg.97066b5383d72f7919d13763eca1c04d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, dwatashi disse:

Melhor usar algum CI mais inteligente, já que deseja indicador de carga.

 

Talvez usando o MAX8900?

Sinceramente não sei, me indicaram lm741 mas sincero ainda não tenho muito conhecimento em eletrônica, então pra eu projetar um circuito ficaria difícil, estava vendo alguns vídeos por ai projetos de somente indicadores de carga usando o bc547/548 como chaveamento, queria acoplar esse circuito no carregador do projeto acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É pra você "carregar bateria" ou aprender alguma coisa sobre? No 1º caso googlei seu título e topei com tp4046. Tem módulo no m.l.

No 2º, apesar de parecer simples: só comparador-de-tensão-quando-atinge-acende-led, de fato há mais fatores sinistros envolvidos como p.ex., corrente constante, monitorar temperatura e etc. Mas sem nóia. Um comparador (p.ex. seu 741 mesmo) avisando quando atinge uns 3,9V e desliga seu bc548 (melhor bd135, tip31...), já era.

 

Eu (eu hein!) carrego bateria desta tensão apenas usando corrente baixa e 3 leds em série em paralelo com a bateria. Cada led uns 1,3V trabalham como um "zener de luz" de 3V9. É só pra bateria não explodir. De fato adaptei esta "proteção" naquela lampada de emergência que fica o tempo todo na tomada. Carrega via rabo quente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

25 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

É pra você "carregar bateria" ou aprender alguma coisa sobre? No 1º caso googlei seu título e topei com tp4046. Tem módulo no m.l.

No 2º, apesar de parecer simples: só comparador-de-tensão-quando-atinge-acende-led, de fato há mais fatores sinistros envolvidos como p.ex., corrente constante, monitorar temperatura e etc. Mas sem nóia. Um comparador (p.ex. seu 741 mesmo) avisando quando atinge uns 3,9V e desliga seu bc548 (melhor bd135, tip31...), já era.

 

Eu (eu hein!) carrego bateria desta tensão apenas usando corrente baixa e 3 leds em série em paralelo com a bateria. Cada led uns 1,3V trabalham como um "zener de luz" de 3V9. É só pra bateria não explodir. De fato adaptei esta "proteção" naquela lampada de emergência que fica o tempo todo na tomada. Carrega via rabo quente mesmo.

 

Na real as duas opcões, tanto que preciso de um carregador assim pra bancada e também aprender sobre esse circuito. Montei um circuito de led em série, utilizo aqueles leds de VU de radios antigos quadrado, porém com uma associação de leds em paralelo total de 22Ω o primeiro led só acende quando 1,7v, o segundo só com 4v e o terceiro led quando 6,30v, praticamente 2v de diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!