Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria de celular com indicador de carga.


Posts recomendados

Fala rapaziada, alguém ai tem um projeto fácil de fazer de um carregador de bateria de celular com indicador de carga, já possuo um transformador 9v retificado e regulado por um LM7805 e estou tentando fazer a parte do indicador de carga mas estou com dificuldade, se puderem me ajudar agradeço.

20181112_003151.jpg.1bcf17ed13b6fd280e00504c58406012.jpg

1541990415341-988197684.jpg.97066b5383d72f7919d13763eca1c04d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, dwatashi disse:

Melhor usar algum CI mais inteligente, já que deseja indicador de carga.

 

Talvez usando o MAX8900?

Sinceramente não sei, me indicaram lm741 mas sincero ainda não tenho muito conhecimento em eletrônica, então pra eu projetar um circuito ficaria difícil, estava vendo alguns vídeos por ai projetos de somente indicadores de carga usando o bc547/548 como chaveamento, queria acoplar esse circuito no carregador do projeto acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É pra você "carregar bateria" ou aprender alguma coisa sobre? No 1º caso googlei seu título e topei com tp4046. Tem módulo no m.l.

No 2º, apesar de parecer simples: só comparador-de-tensão-quando-atinge-acende-led, de fato há mais fatores sinistros envolvidos como p.ex., corrente constante, monitorar temperatura e etc. Mas sem nóia. Um comparador (p.ex. seu 741 mesmo) avisando quando atinge uns 3,9V e desliga seu bc548 (melhor bd135, tip31...), já era.

 

Eu (eu hein!) carrego bateria desta tensão apenas usando corrente baixa e 3 leds em série em paralelo com a bateria. Cada led uns 1,3V trabalham como um "zener de luz" de 3V9. É só pra bateria não explodir. De fato adaptei esta "proteção" naquela lampada de emergência que fica o tempo todo na tomada. Carrega via rabo quente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites