Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O básico do NAT é o seguinte. Ele transforma um endereço IP válido público e por trás divide cria uma sub-rede local onde X computadores compartilham o mesmo IP.

Porém imagine o seguinte cenário. Eu faço uma requisição HTTPS à porta 443 para www.google.com.br(considere o IP do Google aqui) e depois o Google me retorna um pacote com a mesma porta de destino. Então neste caso todos os computadores na rede receberiam a mesma informação ? Caso não, neste caso hipotético (mas real) dois computadores na mesma rede utilizando o Google não poderia ter conflitos ?

Sei que estou falando besteira, pois obviamente, utilizo o NAT e ele funciona muito bem obrigado. Porém ao estudar o básico sobre o assunto na faculdade, eu realmente fico curioso em saber porque ele simplesmente funciona o.O

• Membro VIP
Postado

Neste caso a influência não seria do NAT e sim do próprio cabeçalho do pacote que iria identificar o PC emissor. Dá uma lida sobre isso (cabeçalho), além de ARP e RARP. 👍

• Membro VIP
Postado
Em 16/11/2018 às 15:10, ciro-mota disse:

Dá uma lida sobre isso (cabeçalho), além de ARP e RARP. 👍

Entendendo os dois conceitos que citei acima para ler, entenderá toda essa questão. 👍

Postado

Mas o ARP não funciona somente no L2 ? Através dele dá para saber qual o endereço IP de um determinado host por meio do endereço MAC. Quando um pacote sai do roteador ele já não carrega a informação do MAC do dispositivo. MAC é apenas útil em uma rede local.

• Membro VIP
Postado

Sim, é camada 2. De forma bem sucinta e simplória, o pacote de dados ao percorrer a camada OSI, cada camada irá colocar aqui os seus dados para então transmitir o pacote. O pacote passará de roteador em roteador até que o roteador de destino o receba. Ao chegar no seu roteador, que há 50 PCs conectados, o roteador abrirá o pacote, irá ler o conteúdo e irá comparar o MAC que está ali, é através da tabela ARP que roteador vai então destinar o pacote para o PC correto.

E como ele vai saber quem são os MACs conectados a ele? Através de pacotes de broadcast enviados a todos.

Seria isso:

Ethernet-Frame-Explained.png

NAT/PAT é apenas a conversão desses 50 endereços privados e um único endereço público.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!