Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banco de Baterias estacionárias


PPBRVIDA

Posts recomendados

Prezados, boa noite!

 

Mais uma vez, venho recorrer a vocês, para sanar algumas dúvidas!

 

Sobre carregamento de baterias, gostaria de aprender sobre a regra básica em carrega-las!

 

Tenho um banco de bateria em 24v, três baterias de 80a cada, do mesmo padrão. duas interligadas em série, e a terceira ligada em paralelo. creio que ao todos tenho 160a, correto?

Qual seria o carregador inteligente, interligada na tomada (fonte externa), pois tenho medo medo de comprar um, e não ter o suporte de carregara as três juntas. será que esse carregador me ajudaria?
https://www.bateriasduran.com.br/carregador-e-fonte-digital-de-bateria-15ah-24v-inteligente.

 

O foco é entender um padrão, por exemplo: Um banco de Bateria de 300a, um carregador de 50a (neste caso o fangpusun mppt 100 50d), ou até mesmo um carregador convencional, existe alguma regra de limitação? 

 

Desde já, obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Creio que posso lhe ajudar, mas preciso saber um detalhe ...

 

voce comentou que tem 3 baterias , duas em série e uma em paralelo e disse que são todas do mesmo modelo.

 

Bem, para um banco de 24V  eu mentalizo  qqr numero de baterias de 24V com a mesma capacidade (Ah) sendo ligadas em paralelo para aumentar a autonomia.

 

Para ligar em série você mantém a autonomia e soma a tensão ( 12 + 12 = 24 )

 

então... voce tem DUAS baterias de 12V em série e mais UMA de 24V em paralelo com  esse outro par.

 

Entendi errado ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Três baterias: 

12+12=24 (em série) somando mais uma bateria de 12v. e não de 24. 

Às três são do mesmo padrão.

 

Grato.

adicionado 4 minutos depois
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Resumidamente uma carga lenta é 10% dos Ah máximo. Penso que se tiver o controlador correto, ele é que se preocupa com isso. Quem te vende ou o fabricante dele podem te informar com precisão maior.

 

Ou seja, se tenho um banco de 160a, logo a controladora ou carregador convencional, deve ter no mínimo 16a em carga lenta, correto? Nunca uso e nem vou usar em carga rápida. 

 

Grato

 

adicionado 8 minutos depois
12 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Creio que posso lhe ajudar, mas preciso saber um detalhe ...

 

voce comentou que tem 3 baterias , duas em série e uma em paralelo e disse que são todas do mesmo modelo.

 

Bem, para um banco de 24V  eu mentalizo  qqr numero de baterias de 24V com a mesma capacidade (Ah) sendo ligadas em paralelo para aumentar a autonomia.

 

Para ligar em série você mantém a autonomia e soma a tensão ( 12 + 12 = 24 ) 

 

então... voce tem DUAS baterias de 12V em série e mais UMA de 24V em paralelo com  esse outro par.

 

Entendi errado? 

 Sim, entendeu errado. Pelo visto estou pisando na bola. Meu sistema já funciona assim há um ano.  Tres Baterias do mesmo padrão e modelo. 12 +12=24 em série, a terceira 12v está em paralelo.

 

12 horas atrás, Tito Fisher disse:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

voce está certo em afirmar que sempre vai usar carga lenta, as baterias estacionárias não foram feitas para carga rápida sob pena de encurtar a vida util ou mesmo danificar as mesmas.

 

Conforme disse a Sra @Isadora Ferraz a indicação da maioria dos fabricantes é que a tensão de carga não ultrapasse os 10% da  capacidade da bateria, seja ela individual ( no caso uma de 80Ah o carregador forneça até 8A )   ou em um banco  seja em série ou paralelo (  no caso 160Ah  então o carregador pode fornecer até 16A ).

 

Mas fiquei curioso sobre o status da sua malha se está conforme voce descreveu, fiz um desenho para que voce confirme se bate .

 

Veja ali o barramento em azul, está com 24V  recebido das duas baterias em série.

 Em paralelo uma bateria de 12V, que no caso da malha estar apenas fornecendo energia para o barramento ( 24V)  então essa de 12V estaria consumindo energia da malha ou pior, simplesmente está morta por receber tensão acima do permitido e ter falecido.

 

Na situação inversa, para o carregamento do conjunto inteiro aplicando 24V no barramento azul  o par em série funciona adequadamente, mas a outra de 12V estaria recebendo novamente tensão muito acima do recomendado e também já teria falecido.

 

No anuncio que voce postou do ML sobre o carregador está escrito que ele é apenas para 24V,  e pode ser danificado caso ligado em bateria de menor tensão, então  caso seu diagrama seja tal qual o desenho abaixo esse carregador  só vai funcionar caso a terceira bateria já esteja falecida.

 

 

bats1224.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

voce está certo em afirmar que sempre vai usar carga lenta, as baterias estacionárias não foram feitas para carga rápida sob pena de encurtar a vida util ou mesmo danificar as mesmas.

 

Conforme disse a Sra @Isadora Ferraz a indicação da maioria dos fabricantes é que a tensão de carga não ultrapasse os 10% da  capacidade da bateria, seja ela individual ( no caso uma de 80Ah o carregador forneça até 8A )   ou em um banco  seja em série ou paralelo (  no caso 160Ah  então o carregador pode fornecer até 16A ).

 

Mas fiquei curioso sobre o status da sua malha se está conforme voce descreveu, fiz um desenho para que voce confirme se bate .

 

Veja ali o barramento em azul, está com 24V  recebido das duas baterias em série.

 Em paralelo uma bateria de 12V, que no caso da malha estar apenas fornecendo energia para o barramento ( 24V)  então essa de 12V estaria consumindo energia da malha ou pior, simplesmente está morta por receber tensão acima do permitido e ter falecido.

 

Na situação inversa, para o carregamento do conjunto inteiro aplicando 24V no barramento azul  o par em série funciona adequadamente, mas a outra de 12V estaria recebendo novamente tensão muito acima do recomendado e também já teria falecido.

 

No anuncio que voce postou do ML sobre o carregador está escrito que ele é apenas para 24V,  e pode ser danificado caso ligado em bateria de menor tensão, então  caso seu diagrama seja tal qual o desenho abaixo esse carregador  só vai funcionar caso a terceira bateria já esteja falecida.

 

 

bats1224.png

exatamente esse gráfico. Pura ignorância minha. Mas não sei se é sorte, pois, a suposta bateria morta, não está tão morta assim, pois, ela carrega normalmente, quando coloco para carregar a noite através do carregador de bateria, que tem dois monitores (Voltímetro e amperímetro) e mostra quando está marcando 11.8v. Mas pensando bem, de fato, a tua teoria está correta, pois esta sofrendo uma tensão alta. A bateria era para pegar fogo!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para formar 24V com baterias de 12V deve ter sempre quantidade de baterias em números pares. 

Assim a tensão sempre ficará igual. 

5 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

e mostra quando está marcando 11.8v

Quer dizer já não está muito boa... 

Bateria de 12V tem sempre que ter tensão acima de 12V, ainda mais quando está carregando. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2018 às 13:15, Tito Fisher disse:

Ola.

 

voce está certo em afirmar que sempre vai usar carga lenta, as baterias estacionárias não foram feitas para carga rápida sob pena de encurtar a vida util ou mesmo danificar as mesmas.

 

Conforme disse a Sra @Isadora Ferraz a indicação da maioria dos fabricantes é que a tensão de carga não ultrapasse os 10% da  capacidade da bateria, seja ela individual ( no caso uma de 80Ah o carregador forneça até 8A )   ou em um banco  seja em série ou paralelo (  no caso 160Ah  então o carregador pode fornecer até 16A ).

 

Mas fiquei curioso sobre o status da sua malha se está conforme voce descreveu, fiz um desenho para que voce confirme se bate .

 

Veja ali o barramento em azul, está com 24V  recebido das duas baterias em série.

 Em paralelo uma bateria de 12V, que no caso da malha estar apenas fornecendo energia para o barramento ( 24V)  então essa de 12V estaria consumindo energia da malha ou pior, simplesmente está morta por receber tensão acima do permitido e ter falecido.

 

Na situação inversa, para o carregamento do conjunto inteiro aplicando 24V no barramento azul  o par em série funciona adequadamente, mas a outra de 12V estaria recebendo novamente tensão muito acima do recomendado e também já teria falecido.

 

No anuncio que voce postou do ML sobre o carregador está escrito que ele é apenas para 24V,  e pode ser danificado caso ligado em bateria de menor tensão, então  caso seu diagrama seja tal qual o desenho abaixo esse carregador  só vai funcionar caso a terceira bateria já esteja falecida.

 

 

bats1224.png

 

Pronto, Agora só tem 2 baterias em série, a terceira bateria desativei do sistema, porém, não está morta e está segurando carga. Estou fazendo rodízio, para a devida manutenção de balanceamento, carrego uma individual em 12v. a cada 3 dias, efetuarei o rodízio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...