Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Custo/benefício em trocar uma 1050ti por uma RX580 8gb ou GeForce 1060 6gb


Posts recomendados

Boa tarde, amigos.

 

Montei uma máquina recentemente (Ryzen 5 2600, 16gb Ram, SSD 460gb, fonte corsair 650w, etc..) mas não comprei uma GPU pra ele, aproveitei a 1050ti da máquina antiga.

Pois bem, tenho amadurecido a ideia de trocar esse componente e queria a opinião de vocês quanto a isso. Vale a pena mesmo trocar pelas placas que citei no título? Ou o gasto financeiro não compensa o ganho de performance?

@Kris Wannieg citou em outro tópico que costuma adotar uma política de upgrade visando subir 2 tiers no nível do equipamento, pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabral86 Olá,

 

Considerando seu processador, eu adotaria a mesma política aqui. A 1050Ti roda vários jogos em qualidade média~alta, a questão é: O que você está tentando ganhar? Qualidade gráfica ou FPS? Se for só gráfico, a 1060 e a 580 rodam com quase tudo no ultra, só certos filtros que é bom pegar leve.  Ainda assim, nesse seu combo dá para pegar 60+ fps com essa qualidade. Nesse caso valeria a pena e se vender sua GPU o investimento acaba não ficando tão grande (uma 1050Ti nova o mais barato que se vê é R$800, então conseguiria facilmente vender por R$600 ou até R$700).

 

O problema aqui é que a 1070 está muito sumida e o próximo tier (que seu processador leva, é bom notar) seria a Vega 56 ou 1070Ti que custam quase o dobro das 1060/580.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando as informações:

 

A RX580 8gb com frete ficaria R$1.377,00

A 1060 6gb ficaria um pouco mais barato, mas como meu monitor é free sync acho que essa economia não faria sentido.

 

A 1050ti comprei faz pouco mais de 1 ano e acredito que conseguiria vender por pelo menos 500 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende da sua preferência nos jogos. Eu particularmente não vejo tanta necessidade, acho que a 1050ti quebra um galho, mas caso opte por trocar eu juntaria mais e pegaria uma melhor, talvez uma 1070 pois ela casa muito bem com o 2600 e seria um belo pulo de performance (Dependendo do preço é uma ótima aquisição).

 

Hoje em dia, com o preço das gpus, a RX 580 4gb é mais recomendada por custo/benefício. A diferença de performance da 1060 para a 580 é bem pequena ( em alguns jogos a 1060 ganha e outro a 580 ganha etc), eu pegaria a mais barata que achar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Kris Wannieg disse:

@Cabral86 Olá,

 

Considerando seu processador, eu adotaria a mesma política aqui. A 1050Ti roda vários jogos em qualidade média~alta, a questão é: O que você está tentando ganhar? Qualidade gráfica ou FPS? Se for só gráfico, a 1060 e a 580 rodam com quase tudo no ultra, só certos filtros que é bom pegar leve.  Ainda assim, nesse seu combo dá para pegar 60+ fps com essa qualidade. Nesse caso valeria a pena e se vender sua GPU o investimento acaba não ficando tão grande (uma 1050Ti nova o mais barato que se vê é R$800, então conseguiria facilmente vender por R$600 ou até R$700).

 

O problema aqui é que a 1070 está muito sumida e o próximo tier (que seu processador leva, é bom notar) seria a Vega 56 ou 1070Ti que custam quase o dobro das 1060/580.

Eis o meu problema! Queria uma placa que fizesse jus ao investimento que fiz no resto da máquina e me atendesse por mais pelo menos uns 3 anos, coisa que acredito que a 1050 não vá fazer. O custo da 1070 é proibitivo pra mim, aí fico namorando a ideia de pegar a 580/1060 mas com medo de jogar dinheiro fora por não ter ganho perceptível de performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabral86 Deixa eu te perguntar então: Para os jogos atuais a 1050Ti está lhe atendendo? Se sim, segure o upgrade por mais um tempo. Temos a RX 590 chegando, as RTX ainda estão com preços com fator novidade, talvez quando isso passar a série 1000 desça mais um pouco o valor e as 1070 voltem em um valor interessante.

 

Porque se a 1070 está fora do seu alcance, você realmente só tem a opção da 580/1060 (a 570 já nem valeria). Vendendo sua GPU atual já cobrirá cerca da metade do valor, mas mesmo assim, eu não faria o up a menos que não haja mesmo mais nada que queira/precise comprar (nem falando necessariamente só de PC pois o seu está bem completo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabral86 Essas placas da PowerColor realmente costumam aparecer nesse valor. A Vega 56 é semelhante a 1070Ti que às vezes também aparece nessa faixa de preço, mas recentemente tem ficado mais na casa dos R$2.400+

 

Eu acho ela muito boa, até porque com Vega dá para pensar em um monitor FreeSync também.

 

Eu não estou muito por dentro do consumo das Vega não. 750w parece ridículo para uma GPU atual, porém. Deve ser aqueles exageros comuns para ficarem seguros, mas é sempre bom verificar. @Atretador você sabe informar aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kris Wannieg disse:

@Cabral86 Essas placas da PowerColor realmente costumam aparecer nesse valor. A Vega 56 é semelhante a 1070Ti que às vezes também aparece nessa faixa de preço, mas recentemente tem ficado mais na casa dos R$2.400+

 

Eu acho ela muito boa, até porque com Vega dá para pensar em um monitor FreeSync também.

Opa. Eu comprei mês passado um Monitor Freesync (ACER KG251Q 24.5").

Minha fonte é uma Corsair cx650M e na descrição da placa nesse site pede 750w, fiquei preocupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabral86 Geralmente eles pedem uma fonte muito acima do necessário apenas por segurança. Se colocarem lá 200w, aí o usuário compra uma Fonte de 200w e aí o PC queima porque não levou em consideração todas as outras peças que também gastam energia.

 

Uma CX650 deveria ser capaz de rodar qualquer configuração single GPU então provavelmente você poderia colocar. Mas seguro morreu de velho, é bom sempre conferir. Eu fiz uma simulação aqui pelo Power Supply Calculator e colocando um bando de coisa que eu nem sei se você tem eles recomendaram uma fonte de 525w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder usar sua fonte atual.

 

Vega 56 chega a consumir no maximo picos de 300w com o power limit a +50% se nao me engano.

Você ainda vai ter cerca de 350w pro resto do sistema todo.

Se fizer um undervolt diminuiria mais ainda o consumo, lembrando que esses 300w são casos extremos, aqui um 7820x + Vega 56 puxando 368w no sistema todo jogando BF1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for fazer OC pode ficar com o Cooler Stock que já tá bom demais, só garanta que o quarto sempre fique bem ventilado para não ficar abafado demais, mas um bom Air cooler não sai tão caro e eu acho que é um investimento legal a se fazer.

É melhor investir em um bom Air Cooler do que pegar um Water Cooler de entrada, mas qual a sua case? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeSH disse:

Se não for fazer OC pode ficar com o Cooler Stock que já tá bom demais, só garanta que o quarto sempre fique bem ventilado para não ficar abafado demais, mas um bom Air cooler não sai tão caro e eu acho que é um investimento legal a se fazer.

É melhor investir em um bom Air Cooler do que pegar um Water Cooler de entrada, mas qual a sua case? 

 

Meu gabinete é um Mymax Gamer Tornado Branco Com LED Azul, MCA-FC-T07A/WH.

Nunca tinha ouvido falar em Air Cooler hehe (sou beeem leigo em informática, vale ressaltar), vou pesquisar mais sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O indeciso aqui mudou de ideia novamente. O consumo mais alto da vega me assustou um pouco (e temperatura), comecei a pensar com carinho na 1070, apesar do meu monitor ser freesync (não me importo muito de desperdiçar essa função). Uma dúvida: no site da kabum, por exemplo, tem trocentos modelos diferentes de 1070, com o preço variando de 2100 a 2800, o que me deixa perdido. Existem marcas ruins? Devo dar preferência a algum modelo específico?

 

Placa de Vídeo VGA EVGA NVIDIA GeForce GTX 1070 SC

 

Essa é a mais barata, é inferior as outras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral86 lhe recomendo fortemente o freesync, faz uma boa diferença. Depois que comprar e usar, não vai querer largar. Esse motivo me faz não sair da Vega, e ficar receoso em trocar de GPU.

 

Vega 64 só vale a pena usar no undervolt. No uso normal, as 64 air, são ""capadas"" em 300w máximos, mesmo puxando o power limit no máximo, porém, eu uso a minha aqui, puxando uns 220w.

 

adicionado 2 minutos depois

Usei por bom tempo Vega 64 com 2700x e a unica vez que eu vi essa fonte "abrir as pernas" foi quando lancei um OC e bios da liquid na Vega 64, que nisso liberou até os 350w, e rodei firestrike.

 

Ela stock, tu não tem problema algum com uma fonte de 650w, só recomendo uma de boa qualidade, invista em fonte, aproveita a BF e cata alguma como V850 ou linha G3 supernova da EVGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Cabral86 lhe recomendo fortemente o freesync, faz uma boa diferença. Depois que comprar e usar, não vai querer largar. Esse motivo me faz não sair da Vega, e ficar receoso em trocar de GPU.

 

Vega 64 só vale a pena usar no undervolt. No uso normal, as 64 air, são ""capadas"" em 300w máximos, mesmo puxando o power limit no máximo, porém, eu uso a minha aqui, puxando uns 220w.

 

adicionado 2 minutos depois

Usei por bom tempo Vega 64 com 2700x e a unica vez que eu vi essa fonte "abrir as pernas" foi quando lancei um OC e bios da liquid na Vega 64, que nisso liberou até os 350w, e rodei firestrike.

 

Ela stock, tu não tem problema algum com uma fonte de 650w, só recomendo uma de boa qualidade, invista em fonte, aproveita a BF e cata alguma como V850 ou linha G3 supernova da EVGA.

Entendi. A minha fonte tem nem 2 meses de comprada (Corsair CX650M) e não estou disposto a trocar nem tão cedo.

A vega seria a 56, presumo que o consumo seria ainda menor do que a sua, né?

 

Pronto, tô em dúvida novamente haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!