Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

@xitaum caso queira baixar a BIOS F12, ela está disponível no próprio site da Gigabyte. Segue o link.

http://download.gigabyte.us/FileList/BIOS/mb_bios_z370m-aorus-gaming_f12_n.zip

 

Aí basta colocar numa mídia removível, reiniciar o PC e instalar pela própria BIOS da placa-mãe.

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, xitaum disse:

Fala pessoal, estou com o mesmo problema.

 

Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming

Cooler para Processador Cooler Master AMD/Intel Hyper H411R RR-H411-20PW-R1

Processador Intel Core i5-9600K Coffee Lake

GeForce EVGA 1060 - 6gb

2x Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8

 

Fiz os mesmos testes que todos aqui praticamente.

Primeiro eu formatei e comecei do zero. SSD1 Windows + SSD2 dos jogos zerados.

Depois testei as memórias, funciona CORRETAMENTE com apenas 1 pente de memória por vez. (as 2 estão OK).

As duas juntas continuam travando.

 

BIOS na versão F10.

Alguém resolveu o problema apenas atualizando pra F12 ? Alguém usou o programa @BIOS ?

 

Por enquanto estou usando apenas 1 pente, mas estou pensando em atualizar mesmo pra ver se fica OK.

 

Valeu!

 

 

 

@xitaum, chegou a alterar a tensão DRAM para 1.260v, conforme relatado pelo @Thiago Zancan?

Aqui resolveu o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estavam reclamando das mobo da gigabyte, acusando o problema ser exclusivo delas. Creio que não seja. Tenho uma asus e deu o mesmo problema de vocês, autalizei a bios e coloquei a tensão da ram em 1.24v e resolveu. Creio que o problema veio com alguma att do windows, cheguei a comprar até um hd novo pensando que o meu estava corrompido mesmo após realizar testes. Então, antes de pensar em trocar a mb, tentem as soluções que foram passadas aqui neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, SilentPowerr disse:

Vocês estavam reclamando das mobo da gygabite, acusando o problema ser exclusivo delas. Creio que não seja. Tenho uma asus e deu o mesmo problema de vocês, autalizei a bios e coloquei a tensão da ram em 1.24v e resolveu. Creio que o problema veio com alguma att do windows, cheguei a comprar até um hd novo pensando que o meu estava corrompido mesmo após realizar testes. Então, antes de pensar em trocar a mb, tentem as soluções que foram passadas aqui neste tópico.

No minimo estranho agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo problema. Aorus Z370M, processador I7 9700K. Atualizei a Bios para 12, alterei a configuração da ventoinha para velocidade máxima em 52 graus, ventoinha do WaterCooler utilizando a temperatura da CPU, outras 2 ventoinhas utilizando a temperatura do CMOS.
O que parece ter resolvido o problema para mim foi desativar o Intel TurboBoost na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felippi Cm disse:

Mesmo problema. Aorus Z370M, processador I7 9700K. Atualizei a Bios para 12, alterei a configuração da ventoinha para velocidade máxima em 52 graus, ventoinha do WaterCooler utilizando a temperatura da CPU, outras 2 ventoinhas utilizando a temperatura do CMOS.
O que parece ter resolvido o problema para mim foi desativar o Intel TurboBoost na BIOS.

***** que assim você tem um processador “capado”.

Tente deixar o turbo boost ativado e mudar a DRAM para 1.260

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, amigo meu possui uma mobo da MSI z390 + I5 9600k e também está tendo problemas de congelamento, visto isso, creio que seja algo relacionado com Windows 10 também por alguma falha de instrução nessas build's novas acarretando o travamento.

Vou fazer uns testes com a distro ubuntu sem a alteração da DRAM 1.260, e ver se o mesmo ocorre antes de qualquer certeza. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera,

 

Estou com vários problemas com essa MOBO, gostaria de utilizar esse espaço para compartilhar e pedir ajuda.

 

Meu cpu é um i5-8400.

 

Comprei 1 kit de 16gb (2x8) da Corsair: Vengeance LPX 3000mhz C15 mas com essa memória o computador nem vai para a BIOS, fica reiniciando o tempo inteiro.

 

Um amigo me emprestou um 1 pente de memória Basillistix Sport LT 2666mhz que só funciona a 2400mhz senão fica dando tela azul.

 

Já atualizei a BIOS, resetei tirando a bateria, habilitei o XMP, mudei para 1.26v, 1.24v, nada funciona.

 

To muito chateado com essa placa-mãe, a 1 ano atrás eu tinha 2 pentes de 8gb 2400mhz da Corsair e funcionavam de boa...maldita hora que quis trocar para uma frequência maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2019 às 08:31, renatospelta disse:

Bom dia galera,

 

Estou com vários problemas com essa MOBO, gostaria de utilizar esse espaço para compartilhar e pedir ajuda.

 

Meu cpu é um i5-8400.

 

Comprei 1 kit de 16gb (2x8) da Corsair: Vengeance LPX 3000mhz C15 mas com essa memória o computador nem vai para a BIOS, fica reiniciando o tempo inteiro.

 

Um amigo me emprestou um 1 pente de memória Basillistix Sport LT 2666mhz que só funciona a 2400mhz senão fica dando tela azul.

 

Já atualizei a BIOS, resetei tirando a bateria, habilitei o XMP, mudei para 1.26v, 1.24v, nada funciona.

 

To muito chateado com essa placa-mãe, a 1 ano atrás eu tinha 2 pentes de 8gb 2400mhz da Corsair e funcionavam de boa...maldita hora que quis trocar para uma frequência maior...

 

 

@renatospelta, entre em contato com suporte da fabricante e mencione o que está ocorrendo, esta é a melhor solução, quanto mais pessoas informarem os problemas desta placa, mais chance de novas atualizações criadas correção destes erros.

 

Segue link:

https://esupport.gigabyte.com/Login/Index?ReturnUrl=%2f

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, aqui nunca mais deu problema depois que alterei a DRAM Vontage para 1.260

 

Eu também tinha atualizado a BIOS para a F11, mas o que realmente resolveu o problema foi o que nosso amigo Thiago Zancan falou.

 

Eu alterei faz 3 semanas +- e até o momento 0% de travadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde galera..

Cheguei nesse tópico pois comecei a ter problemas intermitentes com uma build parecida. Não uso o PC para games, apenas para programação, uso do dia a dia e um software de monitoramento de 4 câmeras de segurança. 

Não estou enfrentando congelamentos, mas sim o pc reinicia do nada. O problema que isso acontece em um dia.. no outro não. Após reiniciar, trabalho o dia inteiro sem problema algum. Será que o freezing de vocês se dá por causa que estão em games? Eu por estar em aplicações normais ele reinicia ???

Minha configuração:
i5 9600k

gigabyte z370M (BIOS F12)

evga gtx 1650 xc

HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16 (2 pentes)

Corsair 750W 80 Plus Bronze Semi Modular CX750M

CoolerMaster Masterliquid Lite 120

SSD Kingston A400, 480GB

Win 10 PRO, 64 bits, 1809, compilação 17763.557

 

Peças compradas na Kabum, a BIOS não estava atualizada, tive que ir atras de um processador de oitava geração para bootar e poder atualizar a BIOS via q-flash.

Único problema que não sei como reportar essas reiniciadas, vocês que entendem mais, onde posso achar um LOG do windows antes de reiniciar para verificar algo?

Outro detalhe que possuo muitas variáveis na maquina, no quesito saida de video, uso a saida DVI da placa para alimentar um monitor, utilizo HDMI da placa EVGA para alimentar uma TV e um adaptador USB->VGA para usar um monitor mais antigo. Todos os drivers foram atualizados pelo app center, geforce experience. 

Bom comecei os testes desativando o turbo boost. Vou acompanhar esses dias e ver o que acontece. 

 

Obrigado por compartilharem suas experiências e desculpe o textão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera, fiz a compra da mesma placa-mãe e processador e me deparei com este fórum depois de ter pago já... infelizmente.

Mas queria saber se isso não é o fim do mundo.

 

fui pesquisar na lista de suporte da placa-mãe quais memórias ram são compatíveis com ela...

http://prntscr.com/odd1ty

está seria a minha, eu comprei 2 pentes de 8gb cada um desse mesmo modelo.

aquela tensão a qual a flecha está apontando seria a tensão máxima permitida para essa memória ram?

também botei outra flecha apontando para o V do memory socket support, isso quer dizer que é só possível usar 1 pente dessa memória?

Gostaria de saber também se realmente essa mudança da tensão da dram para 1.26 funciona.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, edusmrs disse:

Galera, fiz a compra da mesma placa-mãe e processador e me deparei com este fórum depois de ter pago já... infelizmente.

Mas queria saber se isso não é o fim do mundo.

 

fui pesquisar na lista de suporte da placa-mãe quais memórias ram são compatíveis com ela...

http://prntscr.com/odd1ty

está seria a minha, eu comprei 2 pentes de 8gb cada um desse mesmo modelo.

aquela tensão a qual a flecha está apontando seria a tensão máxima permitida para essa memória ram?

também botei outra flecha apontando para o V do memory socket support, isso quer dizer que é só possível usar 1 pente dessa memória?

Gostaria de saber também se realmente essa mudança da tensão da dram para 1.26 funciona.

Desde já agradeço.

Fim do mundo não é, usei durante um mês com as memórias em 1.26v e não deu congelamento, mas não sei se a longo prazo pode dar problema, por isso achei melhor vender a z370 e pegar uma z390 de outra marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Eduardo S. Faria disse:

Fim do mundo não é, usei durante um mês com as memórias em 1.26v e não deu congelamento, mas não sei se a longo prazo pode dar problema, por isso achei melhor vender a z370 e pegar uma z390 de outra marca.

Estou usando as memórias a 1.260 há 7 meses, sem problemas de congelamento, tanto em jogos pesados quanto renderizações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu passei por esses mesmos problemas, porém a unica coisa que eu fiz foi tirar um pente de memoria, joguei os jogos que estava dando congelamento de tela, ficou normal, tirei essa que deixei e coloquei a outra ficou normal, então reversei os slots, e quando deixei 1/0/1/0 o problema parou, então uma coisa que é valida é testa os slots de memoria, testa com uma depois a outra (Uso duas memorias de 8GB 4000Mhz, então com uma só não tinha problemas com jogos).

Z370M
I9 9900K
RTX 2080
Predator Hyperx 8GB 4000Mhz 2x
Usando a BIOS F12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Thiago Zancan Como conseguiu chegar a esse overclock? você esta monitorando as temps das VRAM? dizem que é um lixo dessa placa-mãe.

Eu gastei um bom tempo lendo tudo aqui que foi postado, graças a Deus meu kit nao deu esses problemas, pois a memoria em si ja veio com defeito e tive que fazer a troca na kabum. Estou na BIOS F10 e estava pensando atualizar, mas depois de ler tudo nem a pau vou mexer com update de bios.

 

Mas estava pensando em pegar um cooler da noctua que é top e envenenar o cpu com um over ate 5gz... mas parece que vram nao é o forte, chipset ate presta mas o resto dessa placa é descartavel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Opa, saiu uma nova BIOS para a nossa MB, a versão F13. Atualizei aqui e dei um default. ficou tudo de fábrica com a voltage da DRAM padrão, sem gambiarra. estou testando os jogos pesados aqui já faz bastante tempo e parou de travar. agora vai em pessoal?! hahaha Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!