Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pequena fonte chaveada simétrica 12V / 1A


aphawk

Posts recomendados

Pessoal, 

 

Cansei de procurar uma pequena fonte chaveada com duas saídas, +12V e -12V , corrente de 1A no +12V e 0,2A no -12V, entrada 110/220V  +-25%.

Hoje eu compro duas dessas de parede de 12V/1A, desmonto elas e coloco dentro do meu aparelho, mas cansei dessa gambiarra kkkk !

 

Alguém tem interesse em desenvolver isso ?

 

E pode ser um produtinho bem interessante para vender, pois não acho isso em nenhum lugar aqui no Brasil.

Meu pedido inicial será de 50 fontes.

Interessados podem mandar mensagem em private.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão uma fonte 12V 2A custa menos de 10,00 no ml e com este número de 50 você nem paga frete. Penso que pouca gente vai te cobrar nesta faixa pra desenvolver uma customizada. Então vamos às alternativas...

 

Pela sua maturidade penso que já deve ter pensado no que vai ler a seguir, mas me deu vontade registrar mesmo assim pois já fiz isso antes com sucesso total

Que tal se gerasse -V a partir do +V? Algo como...

tensao-neg.png

é claro você teria que adaptar isso no seu projeto.

 

Ah... você acha que a corrente vai ser baixa. Então... adicione isso...

fonte-neg-ICL71071.jpg

como um buffer de corrente. Capacitores maiores, 1n4001 e bc3x7 ou bd13x devem dar conta (ou seus equivalentes em smd)

 

Algo mais legal e ainda mais minimalista é você fazer com um indutor e um oscilador com um transistor mas não estou achando nada semelhante ao que está na minha mente (doentia) no google imagens.

Seria algo como isso...

oscilador_hartley_ibytes1.jpg

 

Com o diodo e filtro na saída. Penso até que existe ci especialista nisso (-V a partir de +V) mas to com preg de proc

 

E quer algo ainda mais simples a custo quase zero? Sim tem mas tem alguns poréns ... mas dx pra lá pra não te dar congestão. Além do+ sinto que você está meio que torcendo o nariz.

 

ok não atendeu sua necessidade mas como sempre, penso que pode não ser totalmente inútil pra algum norte prum navegante do futuro.

Ah e desculpe se atrapalho a oportunidade de negócio de alguém.🤭

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Todas as suas sugestões são válidas !

 

Eu tenho comprado essas fontes, desmonto e pego as duas plaquinhas, ligo as entradas em paralelo, soldo terminais nas saídas delas, junto o Gnd de uma com o +12 de outra e pronto, resolvido.

 

Mas vejo uma oportunidade porque muita gente monta circuitos com ampop e precisa da fonte negativa também.

 

Existe um CI que gera -5V, mas eu preciso de no mínimo -9V, entao tem de fazer algo mais “complexo”.

 

Nem estou comparando o preço, eu gasto hoje 18 reais nas duas plaquinhas, mas prefiro pagar mais para ter algo mais bem feitinho, que não envolva “gambiarras” ... e que possa ser usado em outros projetos !

 

Mas o convite fica em aberto, quem sabe alguém resolve aproveitar o incentivo... detalhe: se mudar aquele famoso circuitinho que os ching ling vendem de rolo, usando um transformador com dois enrolamentos no secundário e acrescentando a retificação e filtragem extra, já sai a fonte.... fica a dica para os navegantes !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, aphawk disse:

transformador com dois enrolamentos no secundário e acrescentando a retificação e filtragem extra, já sai a fonte.... fica a dica para os navegantes !

é isso aí amigo. Isso passou por aqui também! Veja algo conceitualmente um pouco mais simples mas com os poréns que falei. Se a corrente negativa não for muito alta, algo da casa dos mA, uma opção curiosa é colocar um diodo ao contrário do que está na fonte. O porém é que o transistor chaveador não gosta de conduzir no momento errado e o ciclo negativo é o dele. Mas ele pode conviver com um mínimo adicional. Lembrando que isso é só conceito e nunca deve ter sido tentado por ninguém 'normal'. A propósito a V- deve ficar bem mais alta.... mais um porém. Esta opção não é pra seu produto. É só alguma desesperadora pra alguma emergência.

 

E isso me leva a outra opção sem ter que desenrolar o trafinho pra enrolar algumas espiras - o que fatalmente poderia zoar ele - é colocar outro trafinho 1:1 pra pegar este sinal ac do secundário formando um 'terciário' onde posso retificar o negativo. Talvez nem trafo precise. Só um indutorzinho adaptado no anodo bastaria (não me pergunte como). Trem doido? Também acho mas faz parte do meu mundo - as vezes imaginário - das soluções minimalistas que gosto de compartilhar...

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se a corrente negativa não for muito alta, algo da casa dos mA, uma opção curiosa é colocar um diodo ao contrário do que está na fonte.

Eu ia sugerir isso, mas achei chato já que não é o propósito do tópico. 

Eu já fiz e funcionou com essas fontes genéricas.

Inclusive nas fontes de PC mais antigas pra formar a tensão de - 12V, até usavam um resistor de carga pra manter a tensão. 

De fato se alguém for projetar uma fonte dessas vai ter que fazer desse jeito ou então enrolar uma bobina a mais no trafo (coisa mais decente). 

O mais digamos desafiador é fazer um sistema de realimentação pra chavear o mais e o menos nas tensões corretas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

A corrente negativa pode ser na faixa de 100 mA, já é o suficiente para vários amp ops. Mas não vejo como fugir de mexer no enrolamento secundário, tipo trocando por um com center tap, ou o correto que é usando um circuito duplicado em tudo, para garantir a simetria da tensão... 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Mestre88 disse:

chato já que não é o propósito do tópico.

Amigo penso que ninguém nem mesmo nenhum moderador em sã consciência iria se incomodar com isso, - faço isso o tempo todo kk - muito pelo contrário: opcionais são bem interessantes pois talvez sequer o autor do tópico tivesse ciência disso, capiste? Algo como uma visão além do alcance que o tempo nos dá e com prazer compartilhamos. E nem sequer é off topic

 

Sobre a ideia, repito que não se pode abusar da potência do negativo. Em excesso pifaria o primário chaveador. No caso da fonte de pc que você fez, sem problema pois o primário é tipo push pull

Complementando a ideota, como a -V subiria, basta um R e um zener. Enrolamento duplo, claro, é o ideal pro caso do Paulão.

Paulão, os chinas personalizam fonte se quiser. Tenho até o contato. Mas nem te passo pois sua demanda é pequena. Me avisa quando precisar de 5000/mês

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

No caso da fonte de pc que você fez,

Não, o que eu escrevi ficou confuso...

Nas fontes de PC já existe isso. 

Eu fiz a gambiarra em uma fonte comum que somente tinha os 12V mesmo. 

E a corrente é baixa porque como você mesmo disse foi feita pra sair tensão positiva. 

Só que mesmo sendo baixa imagino que seja suficiente para fazer a referência dos AmpOp do @aphawk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!