Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Eu estava testando um eletrificador de cerca (procurando curto na cerca...) e tive a "brilhante" ideia de usar uma chave de teste comum. Na chave de teste estava escrito "100-1000V" e usava um resistor de 820k em série com uma lâmpada neon. Como a tensão que eu iria testar era de 15 mil volts, troquei o dito resistor por dois resistores de 47M em série com a lâmpada, totalizando, portanto, 94M. Fazendo contas breves, 15kV/94M=159uA. pensei que essa corrente não era suficiente pra me dar choque (tinha lido que o limiar da sensação de choque era de 1mA...) mas me enganei. Levei um baita choque... kkk

O que deu errado? Onde eu errei no meu raciocínio?

Obrigado!

Postado

Com 15 mil volts essa tensão daria um arco de 1.5 Cm em ar seco, e ate mais em ar úmido dependendo da montagem ela simplesmente pularia entre os terminais dos resistores.

Se considerar que essa alta tensão é alternada e de alta frequência, o próprio plastico  da chave ja se torna um capacitor. esse é um dos motivos do porque ate mesmo fios tem por escrito a capacidade de isolação.

Postado
4 horas atrás, Bills disse:

pensei que essa corrente não era suficiente pra me dar choque

Essa corrente não é suficiente, mas a tensão sim. 

Na questão do choque tem que levar os dois em consideração. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!