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Como construir carregador de baterias?


Gu1426

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Tenho um pequeno transformador (largura da perna central: 1.5cm / altura do empilhamento de chapas: 2.7cm), no primário ele possui um enrolamento simples, ou seja, não é bivolt, ou é somente para 110V ou é somente para 220V, achei ele jogado nas caixas do meu tio, o mesmo disse que se tratava de um transformador de um aparelho de som que ele tinha, um dos fios do primário estava arrebentado, então eu desmontei ele e soldei um novo fio, liguei ele no 220V com uma lâmpada em série, a lâmpada acendeu bem fraca e a tensão no primário caiu para 187V, por curiosidade, a resistência no primário é de 220 ohms, um primário de 220V para um transformador desse tamanho (constante 42) teria umas 2200 voltas de um fio muito fino, parece cabelo, estou rachando a cabeça para saber se ele é 220 ou não, a saída dele é de 17+17V, a corrente não sei, toda vez que vou usar ele para algo ligo com a lâmpada pois não tenho certeza e tenho medo de queimá-lo e ter que enrolar 2200 voltas, não tenho fio nem paciência para isso. Já tinha perguntado em privado, mas trago aqui para todos para ter certeza disso.

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  • Membro VIP

Só por medição não dá. Mas por intuição e dedução: se seu tio mora na mesma região sua, há boa chance de ser 220. Isso também...

13 minutos atrás, Gu1426 disse:

um aparelho de som que ele tinha

não me parece ser muita coisa pra dar segurança.

você tem 3 opções: descarte, ligue só em 127 (use seu autotrafo) ou arrisque-se no 220 com fusível de 0,1 ...0,5A

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  • Membro VIP
20 minutos atrás, Gu1426 disse:

isso quer dizer que o trafo é 220V?

Aff fio... é muito peso pros meus cansados ombros. Não quero assumir isso tudo né? 😠 Sem contar que acabo de dar um baita chute prum aparelho que pode custar vidas😯..kk... Mas tipo assim...se não pifou de imediato quando ligou em 220, tem uma boa possibilidade.😀 Descobre lá com o titio de onde,quando,porque,pra que,qual era o aparelho dele. Mas isso se estiver com dificuldade em viver sem ligar este trafo😁

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Ola @Gu1426

 

Minha contribuição simplinha...

 

voce disse não saber a corrente fornecida pelo secundário do seu trafo, certo ?

 

Bem, voce deu as medidas de 1,5cm e 2,7cm  então isso equivale a uma área de 4,05 cm2 do núcleo.

 

A potência em VA seria o quadrado disso, ou seja ... 16,40 VA

 

Convertendo para Watts,  temos que Watt = VA * 0,6 ( é o que dizem por aí ...)

 

então ficaria uma potencia em Watts de  9,84

 

Agora se tem uma tensão de 17+17 = 34 V

 

I = P/V  então  corrente =  289 mA   aprox.

 

Os mais qualificados no assunto  podem descer o sarrafo se falei caquinha !!

 

'_'

 

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Exato !!

 

Vamos literalmente 'iluminar' o assunto.

 

A fórmula Watt ~ VA  não se aplica para cargas tipo uma lâmpada incandescente.

 

Veja, um computador que venha a consumir 300Watts  requer um estabilizador ou nobreak de 500VA   (  500 * 0,6  = 300 )  mas .... 

 

Uma lâmpada incandescente tem um fator de potencia próximo de 1, então para ela o trafo fornece   VA igual a Watt, que no seu caso seriam  16 Watts

 

A tensão nominal da lâmpada é 12V  ,  voce alimentou com 34V ( 17+17 ) e ela não queimou. Porque isso ?

 

Porque as lâmpadas incandescentes tem propriedades 'mágicas'.

 

Se por um lado ela serve como limitador de corrente para testar dispositivos, por outro lado ela pode receber tensão MAIOR do que a nominal desde que não ultrapasse a corrente que ela suporta quando ligada na tensão nominal. 

 

Exemplo , uma lampada automotiva de 12V para 10W . Como o fator de potência dela pode ser considerado 1 significa que ela consome 830mA.

 

Seu trafo gerando 34 Volts com 16Watts  equivale a corrente de 470mA

 

Aplicando 470mA em uma lampada de 12 Volts teremos 5,65 Watts.

 

Entendeu isso ?

 

'_'

 

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9 horas atrás, Tito Fisher disse:

Seu trafo gerando 34 Volts com 16Watts  equivale a corrente de 470mA

 

Aplicando 470mA em uma lampada de 12 Volts teremos 5,65 Watts.

O que nos leva a deduzir que a resistência dos fios do trafo limitam a potência ou corrente. Outra dedução é que a resistência da lâmpada 10W é pequena e menor do que a do trafo. De não tão fácil dedução é que ela fria é bem menor do que acesa.

Tarefa: deduza por si o que aconteceria se você ligasse nas mesmas condições uma lâmpada piloto 12V, destas do painel de carro. Dica: não faça o teste.

 

Isso me fez lembrar deste 1/2 que off topic mas me deu vontade registrar como curiosidade pra gerações futuras...

 

Me lembro que num dispositivo qualquer do passado usava-se o filamento de uma lâmpada quebrada pra medir velocidade do ar - algo como assopro. Ficava ligada avermelhada bem fraquinha e monitorava a corrente. Um sopro a faz esfriar e diminuir a resistência a qual aumentada a corrente. Com este dado, estimava-se mínimas variações na velocidade do fluxo de ar.

 

 

 

 

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Me lembro que num dispositivo qualquer do passado usava-se o filamento de uma lâmpada quebrada pra medir velocidade do ar - algo como assopro.

 

@Isadora Ferraz

 

Não lembro dessa atividade de laboratório nos meus cursos , isso me leva a deduzir que ( possivelmente )  voce brinca com eletricidade a mais tempo do que eu !!

 

😃

 

 

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@Tito Fisher @Isadora Ferraz Tenho um projeto para fazer um carregador para baterias de alarme, acredito que este transformador tenha uns 800mA, no máximo 1A, isso seria o correto para carregá-la, outra coisa que me deixou travado, como diminuir a tensão de 17V para 14V? Liguei vários resistores até dar 84 Kohms, mas o máximo que consegui baixar foi para 15,5V, meio alto para a bateria. Alguém tem uma sugestão para fazer isso?

adicionado 34 minutos depois

@Tito Fisher @Isadora Ferraz Medi a corrente no "10A" do multímetro, usei o retificador F10C20C, usei a lâmpada incandescente como carga, e no multímetro mostrou "0.70", lembrando que eu coloquei os cabos no bornes corretos, ok? O que seria isso? 700mA?

adicionado 36 minutos depois

Se for 700mA, perfeito! Vai servir bem para o que preciso!

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6 horas atrás, Gu1426 disse:

outra coisa que me deixou travado, como diminuir a tensão de 17V para 14V? Liguei vários resistores até dar 84 Kohms, mas o máximo que consegui baixar foi para 15,5V, meio alto para a bateria. Alguém tem uma sugestão para fazer isso?

O resistor serve pra diminuir a corrente e não a tensão, por isso que você ficou "travado". 

No caso diminuiu a corrente a ponto da alta impedância do multímetro consumí-la. 

Enquanto que diminuiu a tensão a míseros 2V, a corrente máxima do seu circuito com 84k de resistência é de 0,0002A ou 200uA. Isso não servirá nem mesmo pra recarregar uma bateria de relógio de pulso. 

Pra fazer isso em DC existe várias maneiras, pode usar um transistor ligado a um diodo zener ou mesmo apenas resistores. 

Ou pra ficar melhor ainda pode usar os famigerados reguladores de tensão da série LM. 

 

6 horas atrás, Gu1426 disse:

Medi a corrente no "10A" do multímetro, usei o retificador F10C20C, usei a lâmpada incandescente como carga, e no multímetro mostrou "0.70", lembrando que eu coloquei os cabos no bornes corretos, ok? O que seria isso? 700mA?

adicionado 36 minutos depois

Se for 700mA, perfeito! Vai servir bem para o que preciso

Sim, é 700mA.

Mas esta é apenas a corrente que a sua lâmpada consome. 

Pra saber a corrente que o trafo fornece você tem que comparar a tensão dele com a lâmpada e sem a lâmpada. 

Por exemplo:

Se tem 17V sem a carga, você tem que arranjar uma coisa que derrube a tensão em 10%, isto é, tem que cair pra 15,3V ou mais ou menos isso. 

Aí você pode medir a corrente, o valor que der é a corrente do seu trafo. 

Eu costumo fazer isso com uma resistência de chuveiro dentro da água, apenas vou mudando o fio de lugar até obter a queda de 10%.

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11 horas atrás, Gu1426 disse:

como diminuir a tensão de 17V para 14V? Liguei vários resistores até dar 84 Kohms, mas o máximo que consegui baixar foi para 15,5V

Amigo pra carregar bateria minimalisticamente você vai precisar de algo mais inteligente que um resistor. Algo como um regulador de tensão qualquer. P.ex.

lm317-regulador-ajustavel-tensao-voltage

A ideia é não permitir que a V suba muito na bateria. O controle da I também é necessário mas penso que não é seu momento. Neste de agora, você pode deixar que a limitação inerente às características do sisteminha se vire. Só coloque o dedo pra ver se tem algo mais que morno.

 

11 horas atrás, Gu1426 disse:

Medi a corrente no "10A" do multímetro,

Que isso não se repita! Use um R bem baixo e meça mV nele. Use a difícil fórmula I=V/R

 

11 horas atrás, Gu1426 disse:

carregador para baterias de alarme

Tudo bem você pode considerar com tal mas na real mesmo, uma corrente baixa ou baixíssima o sistema pode ser considerado como um 'flutuador' ou seja, só pra manter a carga ou recuperá-la desde que não totalmente descarregada (<11V).

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8 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Isadora Ferraz @Mestre88 O único regulador de tensão que tenho é um LM7818

Esse não serve. 

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Que isso não se repita! Use um R bem baixo e messa mV nele. Use a difícil fórmula I=V/R

Eu uso a escala de 10A do multímetro, só que eu não uso os cabos originais porque tem fio muito fino. 

Uso uns que eu fiz com fio de 1,5mm² e garras tipo jacaré. 

De fato é a mesma coisa, já que dentro do multímetro tem um resistor de 0,1R e a tensão nele é proporcional a corrente que passa. 

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De fato 18V é muito. Até que dá pra diminuir mas...

Se você conseguir uma fonte de -4V e colocar na sua referência do 7818 vai dar 14. Só pra situação desesperadora e acho que nem compensa pois eu teria que te explicar demais... acho. Pra explicar menos, outra é se você tiver um monte de led vermelho 1,4V cada ou diodos. Imagine 20 leds em paralelo em série com + 20  e + 20 vão comer uns 4.2V defecando luz. Sobra 13.8 pra bateria e o efeito luminoso fica legal além de você meio que ter uma ideia se ja carregou quando apagar. Com diodo a conta é 0,6V cada. Quantos em serie precisa pra cair de 18 pra 14??

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34 minutos atrás, Mestre88 disse:

De fato é a mesma coisa, já que dentro do multímetro tem um resistor de 0,1R e a tensão nele é proporcional a corrente que passa. 

Ok o amperímetro interno tem que cumprir a missão mesmo. Pra corrente alta penso que o shunt externo leva vantagem: não perde nos contatos dos bornes, posso medir I bem mais alta, não arrisco esquecer nos bornes de corrente e ligar na tomada (aposto que alguém além de mim ja passou por isso), evita a queima do shunt ou fusível interno ou trilhas, etc

 

agora, Gu1426 disse:

Seriam 7 diodos? Quais? 1N4007?

Acertou! sim 1n4001...4007 é pra 1A. Elabore um dissipador pra eles. Algo como soldar numa latinha. O bom mesmo é 1n5401...06 de 3A

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@Isadora Ferraz Bem, para fixar, eu faço um furo no dissipador com uma broca que seja da mesma espessura dele, passo ele por dentro, e depois faço as ligações. É necessário pasta térmica? Este circuito provavelmente não trabalhará com mais de 1A, vou testar, o retificador que irei usar é o SBL3040, que suporta 3A, se não me engano.

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9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ok o amperímetro interno tem que cumprir a missão mesmo. Pra corrente alta penso que o shunt externo leva vantagem: não perde nos contatos dos bornes, posso medir I bem mais alta, não arrisco esquecer nos bornes de corrente e ligar na tomada (aposto que alguém além de mim ja passou por isso), evita a queima do shunt ou fusível interno ou trilhas, etc

Sim, tem razão. 

O máximo de corrente que eu deixo passar é de 7A.

E não esqueço os cabos, porque como eu disse uso outros, então quando eu termino o teste já guardo e coloco as pontas de provas de volta. 

 

8 minutos atrás, Gu1426 disse:

o retificador que irei usar é o SBL3040, que suporta 3A, se não me engano

Em um bom dissipador suporta 30A e 40V.

 

Eu ainda acho que um regulador meia boca com transistor (tá certo que não é igual a um LM) funciona melhor do que esses diodos. 

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39 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu ainda acho que um regulador meia boca com transistor (tá certo que não é igual a um LM) funciona melhor do que esses diodos

Claro tmj mas algo (ou o post) me diz que o amigo só tem

1 hora atrás, Gu1426 disse:

O único regulador de tensão que tenho é um LM7818

algo como ir pra batalha com as armas que tem é melhor que ir de mãos vazias (criei isso agora)

 

53 minutos atrás, Gu1426 disse:

um furo no dissipador com uma broca que seja da mesma espessura dele, passo ele por dentro, e depois faço as ligações. É necessário pasta térmica?

Se dissipador não for de aluminio, basta soldar nele. O calor passa pelo terminal do diodo mesmo. Pasta ficaria só no corpitcho dele mas ajuda sim a transferir o calor.

 

Esta desviando um pouco do título do tópico. Sinto que Brunão tá torcendo o nariz... kk

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Ola pessoal.

 

Eu tava acompanhando aqui e observei um detalhe :

 

Onde está a raiz de 2 ??

 

Inicialmente o @Gu1426 comentou que tinha um trafo AC-AC  de 220 para 17+17 V .

 

Diz a lenda que uma corrente AC depois de retificada e filtrada equivale a tensão de pico da senóide  AC. 

 

A tensão ( eficaz ) medida com multimetro deu 17V  AC então  temos que V-pico  = V-eficaz * 1,41 ( raiz de 2 )

 

Neste caso 17 * 1,41 =  23,97 (  tipo 24V )

 

Esses diodos em série estão sendo colocados ANTES do retificador  SBL3040, é isso ??

 

( me parece um tanto incomum tal implementação .... )

 

Eu faria diferente, colocaria o retificador direto na saída do trafo, e depois usaria um 7812  para  regular nos 14.4 Volts   que precisa para carregar a bateria, como no desenho abaixo. 

 

Se voce revirar na sucata de placas com certeza vai achar um 7812 dando mole por aí.

 

Nesse desenho eu coloquei uma bateria simulando a entrada do suposto 17V, mas o 7812 suporte tensão maior na entrada, não lembro agora mas o datasheet dele não é difícil de achar.

 

 

charge7812.png

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