Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou há três dias usando um Ryzen 5 1600 e hoje eu percebi que ele fica alternando o clock de 3,4ghz para 3,7ghz, mas nunca fica em 3,2ghz, que é seu clock de fábrica ou qualquer frequência abaixo de 3,4ghz. Eu acredito que isso não seja normal ou estou errado?
Eu baixei o Ryzen Master e defini o clock pra 3,2, mas mesmo assim ele continua em 3,4. Não entendo porque ele está travado nessa frequência.

Tirei alguns prints, do Ryzen Master, HW Monitor e CPU-Z.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Postado

@Jonas D.

Citação

Clock básico 3.2GHz

Clock de Max Boost 3.6GHz

O clock está normal, o 3.6Ghz seria o boost dele e o seu chega a 3.7 o que é normal também.

Se desejar setar uma velocidade, faça pela bios se sua mobo permitir.

Tenho um Ryzen 3 2200G, o clock também oscila muito, já até me acostumei, só basta não ficar olhando para isso e usar, afinal, está funcionando.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Jonas D.

O clock está normal, o 3.6Ghz seria o boost dele e o seu chega a 3.7 o que é normal também.

Se desejar setar uma velocidade, faça pela bios se sua mobo permitir.

Tenho um Ryzen 3 2200G, o clock também oscila muito, já até me acostumei, só basta não ficar olhando para isso e usar, afinal, está funcionando.

Eu fiquei com essa dúvida por ele nunca diminuir o clock quando o PC está em idle. No meu entendimento, o Pc aumentaria o clock conforme demanda. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Jonas D. disse:

Eu fiquei com essa dúvida por ele nunca diminuir o clock quando o PC está em idle. No meu entendimento, o Pc aumentaria o clock conforme demanda. 

Ele não vai abaixar mais porque estaria no minimo, mas a unica coisa diferente no seu é realmente essa questão de não diminuir mais em idle.

Fora isso não tem com o que se preocupar.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

Ele não vai abaixar mais porque estaria no minimo, mas a unica coisa diferente no seu é realmente essa questão de não diminuir mais em idle.

Fora isso não tem com o que se preocupar.

Entendi. Obrigado. Agora fico mais tranquilo.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Jonas D. disse:

A configuração de energia do Windows está em "Equilibrado" ou na opção específica pros Ryzen? Dê uma olhada nisso..

• Obrigado 1
Postado

Isso é normal, ele está diminuindo  o clock sempre que dá para diminuir calor, barulho da ventoinha e menos desperdício de energia. Lógico que quando você abre um jogo ou algo mais pesado, os clocks vão subir, se a temperatura estiver controlada, claro. Seu AMD está OK, o meu também é assim. Só cuide as temperaturas agora no verão.

Postado
agora, RS Faria disse:

A configuração de energia do Windows está em "Equilibrado" ou na opção específica pros Ryzen? Dê uma olhada nisso..

Hm. Está em Ryzen Balanced. Nem sabia que existia isso.

Postado
2 minutos atrás, Jonas D. disse:

Se o clock tá travado, poderia ser algo na BIOS, já que não é o Windows.. Toda CPU varia o clock de acordo com a carga.. 

• Curtir 1
Postado
agora, RS Faria disse:

Se o clock tá travado, poderia ser algo na BIOS, já que não é o Windows.. Toda CPU varia o clock de acordo com a carga.. 

Na verdade é o Windows sim. Essa opção especifica dos Ryzen trava o clock lá em cima, semelhante ao perfil de Alto desempenho. Mudando para Equilibrado, o clock cai. 
Agora, a única coisa que ainda não entendo, é porque ele opera a 3,4 com boost de 3,7, sendo que ele é vendido como 3,2. Mas se não causar nenhum problema, então deixo como está.

Postado
2 horas atrás, Jonas D. disse:

Agora, a única coisa que ainda não entendo, é porque ele opera a 3,4 com boost de 3,7, sendo que ele é vendido como 3,2. Mas se não causar nenhum problema, então deixo como está.

Deve ser o Boost Clock dele.. 3.7GHz é o Turbo, quando um único núcleo está mais ativo.. 3.4GHz deve ser com todos os núcleos em funcionamento.. É algo normal.. Só veja se as temperaturas não ficam descontroladas com isso..

Postado
15 horas atrás, Jonas D. disse:

Onde que tem a opção de "Ryzen Balanced"? Aqui uso um AMD 7 2700 e nas configurações de energia do Windows 10 tem normal "economia de energia", "equilibrado" e "alto desempenho"... só se for na UEFI Bios da Asus que não explorei muito ainda.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, simforoso disse:

Onde que tem a opção de "Ryzen Balanced"? Aqui uso um AMD 7 2700 e nas configurações de energia do Windows 10 tem normal "economia de energia", "equilibrado" e "alto desempenho"... só se for na UEFI Bios da Asus que não explorei muito ainda.

Instala o driver do Chipset e vai aparecer a opção pra você.

https://www.amd.com/pt/support

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!