Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600 acima do clock de fábrica


Jonas D.

Posts recomendados

Estou há três dias usando um Ryzen 5 1600 e hoje eu percebi que ele fica alternando o clock de 3,4ghz para 3,7ghz, mas nunca fica em 3,2ghz, que é seu clock de fábrica ou qualquer frequência abaixo de 3,4ghz. Eu acredito que isso não seja normal ou estou errado?
Eu baixei o Ryzen Master e defini o clock pra 3,2, mas mesmo assim ele continua em 3,4. Não entendo porque ele está travado nessa frequência.

Tirei alguns prints, do Ryzen Master, HW Monitor e CPU-Z.

 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonas D.

Citação

Clock básico 3.2GHz

Clock de Max Boost 3.6GHz

 

O clock está normal, o 3.6Ghz seria o boost dele e o seu chega a 3.7 o que é normal também.

 

Se desejar setar uma velocidade, faça pela bios se sua mobo permitir.

 

Tenho um Ryzen 3 2200G, o clock também oscila muito, já até me acostumei, só basta não ficar olhando para isso e usar, afinal, está funcionando.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Jonas D.

 

O clock está normal, o 3.6Ghz seria o boost dele e o seu chega a 3.7 o que é normal também.

 

Se desejar setar uma velocidade, faça pela bios se sua mobo permitir.

 

Tenho um Ryzen 3 2200G, o clock também oscila muito, já até me acostumei, só basta não ficar olhando para isso e usar, afinal, está funcionando.

Eu fiquei com essa dúvida por ele nunca diminuir o clock quando o PC está em idle. No meu entendimento, o Pc aumentaria o clock conforme demanda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jonas D. disse:

Eu fiquei com essa dúvida por ele nunca diminuir o clock quando o PC está em idle. No meu entendimento, o Pc aumentaria o clock conforme demanda. 

Ele não vai abaixar mais porque estaria no minimo, mas a unica coisa diferente no seu é realmente essa questão de não diminuir mais em idle.

 

Fora isso não tem com o que se preocupar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jonas D. disse:

Eu fiquei com essa dúvida por ele nunca diminuir o clock quando o PC está em idle. No meu entendimento, o Pc aumentaria o clock conforme demanda. 

A configuração de energia do Windows está em "Equilibrado" ou na opção específica pros Ryzen? Dê uma olhada nisso..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é normal, ele está diminuindo  o clock sempre que dá para diminuir calor, barulho da ventoinha e menos desperdício de energia. Lógico que quando você abre um jogo ou algo mais pesado, os clocks vão subir, se a temperatura estiver controlada, claro. Seu AMD está OK, o meu também é assim. Só cuide as temperaturas agora no verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Se o clock tá travado, poderia ser algo na BIOS, já que não é o Windows.. Toda CPU varia o clock de acordo com a carga.. 

Na verdade é o Windows sim. Essa opção especifica dos Ryzen trava o clock lá em cima, semelhante ao perfil de Alto desempenho. Mudando para Equilibrado, o clock cai. 
Agora, a única coisa que ainda não entendo, é porque ele opera a 3,4 com boost de 3,7, sendo que ele é vendido como 3,2. Mas se não causar nenhum problema, então deixo como está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jonas D. disse:

Agora, a única coisa que ainda não entendo, é porque ele opera a 3,4 com boost de 3,7, sendo que ele é vendido como 3,2. Mas se não causar nenhum problema, então deixo como está.

Deve ser o Boost Clock dele.. 3.7GHz é o Turbo, quando um único núcleo está mais ativo.. 3.4GHz deve ser com todos os núcleos em funcionamento.. É algo normal.. Só veja se as temperaturas não ficam descontroladas com isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jonas D. disse:

Hm. Está em Ryzen Balanced. Nem sabia que existia isso.

Onde que tem a opção de "Ryzen Balanced"? Aqui uso um AMD 7 2700 e nas configurações de energia do Windows 10 tem normal "economia de energia", "equilibrado" e "alto desempenho"... só se for na UEFI Bios da Asus que não explorei muito ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, simforoso disse:

Onde que tem a opção de "Ryzen Balanced"? Aqui uso um AMD 7 2700 e nas configurações de energia do Windows 10 tem normal "economia de energia", "equilibrado" e "alto desempenho"... só se for na UEFI Bios da Asus que não explorei muito ainda.

Instala o driver do Chipset e vai aparecer a opção pra você.

https://www.amd.com/pt/support

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!