Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olà pessoal,preciso de um pequeno suporte,como ainda estou aprendendo na aréa da eletronica,precisarei desse suportem,então vamos lá.

Tenho um transformador,e fiz uma ponte retificadora para ele,e coloquei o capacitor e funcionou tudo perfeitamente,porém o unico detalhe é que,quando desligo o transformador,o capacitor fica com energia armazenada,existe algum componente que eu poderia usar para ( Chavear para que essa tensão não saia nas saidas,que ela apenas fique no capacitor,ou algo do tipo ? digamos que uma espécia de chave ( On / Off ) mas que obviamente eu não precise fazer o ato de desligar e ligar ela,mas que seja algo meio que automatico,existe essa hipótese ? Me ajudem agradeço.

• Membro VIP
Postado

Precisa colocar um resistor em paralelo com o capacitor, o valor do resistor vai depender da capacitancia do capacitor e da tensão dele, então você pode fornecer esses pequenos grandes detalhes que você não falou ainda ?

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Precisa colocar um resistor em paralelo com o capacitor, o valor do resistor vai depender da capacitancia do capacitor e da tensão dele, então você pode fornecer esses pequenos grandes detalhes que você não falou ainda ?

@K.e.V. T.a.G Desculpe havia esquecido hehe,vamos lá,capacitor de 35V 680uf..Nesse caso existe algum calculo ? 

Postado
31 minutos atrás, Willian_Souza disse:

existe algum componente que eu poderia usar para ( Chavear para que essa tensão não saia nas saidas,que ela apenas fique no capacitor,ou algo do tipo ? digamos que uma espécia de chave ( On / Off ) mas que obviamente eu não precise fazer o ato de desligar e ligar ela,mas que seja algo meio que automatico,existe essa hipótese ?

Sim, existe. Chama-se Relé.

Na sua fonte com um diodo e um capacitor por fora dos já existentes vai controlar a bobina, os contatos ficam entre o capacitor e a saída da fonte.

12 minutos atrás, Willian_Souza disse:

capacitor de 35V 680uf

Muito pouco para uma fonte de alimentação, poderia usar pelo menos 1000 ou 2200uF dependendo da corrente.

20 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Precisa colocar um resistor em paralelo com o capacitor

A ideia é boa, já vi em vários aparelhos por aí, o ruim é que não descarrega de imediato e se for um valor muito baixo o resistor esquente e consome energia da fonte a toa.

@Willian_Souza Poderia explicar o porquê do capacitor não poder ficar carregado, dependendo do motivo pode ser que surja uma ideia melhor do que o relé ou resistor.

Postado

@Mestre88 Na realidade a principio essa fonte vai para algum teste ou projeto,o intuito dessa questão era manter essa pequena ( Segurança de manter o circuito totalmente desenergizado ) mas acredito que mais pra frente,irei usar em algum projeto,até mesmo para teste,e como desligo toda a bancada,quero que a fonte também fique desenergizada.

Postado

Entendi, de fato esses circuitos servem para aprendizado também.

Quando eu estava aprendendo e fazia essas fontes nem me preocupava com isso, pois a carga do capacitor fica lá só por um tempo. Mas acabava mais rápido porque eu sempre colocava um Led com resistor em serie pra saber quando estava ligado, o Led acabava com a carga mais rápido ainda.

Hoje faço as fontes com circuito regulador, voltímetro e aí esses aparatos também consomem a carga do capacitor quando a fonte é desligada.

Postado

Super enteressante,como ainda estou iniciando,faço para aprendizagem também,realmente se eu for usa-la em algum circuito,esse capacitor iria descarregar rapidamente..mas nesse caso,existe algum calculo para saber qual resistor devo usar ? 

Postado
7 minutos atrás, Willian_Souza disse:

mas nesse caso,existe algum calculo para saber qual resistor devo usar ? 

Sim, a tradicional Lei de Ohm.

Tem que escolher um resistor que não fique esquentando muito quando a fonte estiver ligada.

Qual a tensão da sua fonte?

• Membro VIP
Postado

Faça um calculo em que o resistor consuma 1mA. Use a lei de ohm para isso e dai calcule a potência que o resistor vai dissipar, que é só multiplicar a corrente pela tensão. Só gosto do resistor porque o consumo dele é irrelevante para o circuito e você nunca mais vai se preocupar com isso.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Willian_Souza disse:

desligo o transformador,o capacitor fica com energia armazenada,existe algum componente que eu poderia usar para ( Chavear para que essa tensão não saia nas saidas,que ela apenas fique no capacitor

Sim amigo. você pode usar uma chave LD 2 polos. Um na parte ac e outro na saída. Desligou, vai zerar a saída. Bem... acho que dá pra entender...

No capacitor você coloca o ...

21 minutos atrás, Mestre88 disse:

Led com resistor em serie

vulgo led piloto.

Se quiser descarga bem rápida, pode usar chave com polo reversível. Se por um lado liga, por outro desliga e descarrega o capacitor. Sugiro mais de

12 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

1mA

Continuo achando que dá pra entender...

abç

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!