Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, carregador de 5v 1A (entrada 100-240v / 0,15A), com fusistor aberto. Não acho fusistor igual aqui na minha região. Qual resistor posso usar no lugar? Ou seria melhor um fusível?

Duvida.jpg

Postado

@Isadora Ferraz , obrigado pela resposta. Pela tabela e cores do fusistor antigo tinha chegado a 1,2ohm mesmo. Mas essa potência estava em dúvida. Poderia me explicar por que 1/8w? (cheguei a medir o fusistor antigo, tava dando uns 7cm, mas estava sem o revestimento), achei que fosse de 1/4w.

• Membro VIP
Postado

Claro. 1/8W ou 0,125 Watts é a potência máxima que ele suporta. Para trabalhar como fusível, esta deve ser bem pequena pois se o curto permanecer, ele sai a tal fumacinha e abre. Mas raramente pode pegar fogo também! Mas rlx pois a chama teoricamente não deve se propagar. 1/4W até 1/2 também deve dar. Imagine p.ex. se fosse um monstrão de 10W nunca ia queimar. Consegue "visualizar" a coisa?

Claro que isso é quebragai só. O certo é fusívelzinho mesmo...

15 minutos atrás, Jota Miguel disse:

fusistor antigo, tava dando uns 7cm, mas estava sem o revestimento), achei que fosse de 1/4w.

Com este tamanho deve ser de pelo menos 3W. E fusistor (nunca vi o tal com código de cores. Não confunda com resistor) trabalha de outra forma: ele esquenta, funde a solda e solta um terminal "mola" que está sob tensão (mecânica).

Postado

Opa, foi mal é de 8mm, por isso achei que fosse 1/4w. Pois é, @Isadora Ferraz. essas cores de fusistor que está tenso. Vi um vídeo que o cara diz que é de 12ohm, mas é FR e não R. Olha o esquema do cara. A segunda foto é o fusistor que tirei, mas está sem o revestimento que era preto com as cores.

esquema.jpg

20181205_154244.jpg

• Membro VIP
Postado

Se for pela cor aquilo seu é um resistor de 39R 2% agindo como fusivel.

Bem.. na minha época, fusistor era isso

fusistor-3r9-10w-D_NQ_NP_19101-MLB201654como te disse lá atrás.

mas ao googlar imagens fusistor, percebo que transportaram o nome para até mesmo resistores de média potência. Então... tá valendo. Coloca um resistor qualquer de 5 a 22R 1W e seja feliz.

olha isso...

Hoje é dia ...( @Mestre88 kk)

• Haha 1
  • 2 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Na serigrafia de um determinado carregador de celular tem: RF1 10R 1W. Pelo código de cores seria de fato um resistor de 10 Ohms a 5%. O tamanho também corresponde. O estranho é a cor escura do corpo; talvez tenha sido a falha.

@.if, vocês concluíram assim?

• mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 09/06/2021 às 16:08, alexandre.mbm disse:

Mais fácil de achar do que fusível PTH.

Mais portável do que fusível de vidro.

Deve ser isso.

Fusistor aumenta a resistência conforme a corrente aumenta, serve para evitar sobrecarga, segue o mesma lógica de um PTC.

Pode se sim, calcular um resistor, como um resistor limitador, mais  ai ganha outro sentido.

Pelo que vi, @Jota Miguel concordo que é um fusistor de 1,2R, poderia usar esse no lugar:

https://proesi.com.br/fusistor-1w-1r.html

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!