Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Alimentação externa em Arduino Nano


Posts recomendados

Bom dia.

minhas dúvidas básicas...

Tenho um Arduino UNO original... e comprei (esperando chegar) um Arduino nano...

São praticamente a mesma coisa mas em tamanhos diferentes?

ou seja posso portar meus projetos de um para outro sem ter que mexer no soft escrito?

 

O pino RST (é o reset... certo?) para dar o reset através deste pino, o que devo mandar para ele... um sinal de 5V ou um sinal de GND?

 

A tensão do arduino nano (vou coloca-lo dentro do aparelho que estou montando)... portanto vou ligar uma energia externa (não vou ter tomada de usb dentro do aparelho)

e para soldar nos pininhos do conector vai ficar complicado...

vendo esta foto, imagino que posso inserir 5V através dos pinos GND e VIN (os últimos na foto) para poder alimenta-lo... é isso mesmo? posso fazer assim?

Obrigado.

Arduino-Nano-Pinout.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, são quase a mesma coisa...  a interface com a porta USB muda, tem de usar outro driver.

 

Porisso que tem de atualizar o modelo na IDE do Arduino.

 

Mudam os pinos fisicamente.

 

O Reset sempre funciona ligando no GND.

 

Tem de alimentar diretamente pelo pino Vin, ou pela porta USB.  Esse pino de +5V é uma saída, com pequena capacidade de corrente. Igual ao pino de 3,3 V. Ambos não devem ser usados como entrada de alimentação. ( você pode ligar esse pino de +5V a uma fonte externa de 5V regulados, mas não recomendo ).

 

Se for usar Vin, a tensão mínima é de 6 Volts, e eu recomendo a máxima de 13V .... essas cópias chinesas usam um regulador que queima com 14V !

 

Quanto aos programas, nao uso ela na IDE do Arduino, então não posso te garantir que funciona tudo igual que nem no Uno.

 

Vamos ver se aparece alguém com a resposta mais completa !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, aphawk disse:

Bom, são quase a mesma coisa...  a interface com a porta USB muda, tem de usar outro driver.

 

Porisso que tem de atualizar o modelo na IDE do Arduino.

 

Mudam os pinos fisicamente.

 

O Reset sempre funciona ligando no GND.

 

Tem de alimentar diretamente pelo pino Vin, ou pela porta USB.  Esse pino de +5V é uma saída, com pequena capacidade de corrente. Igual ao pino de 3,3 V. Ambos não devem ser usados como entrada de alimentação. ( você pode ligar esse pino de +5V a uma fonte externa de 5V regulados, mas não recomendo ).

 

Se for usar Vin, a tensão mínima é de 6 Volts, e eu recomendo a máxima de 13V .... essas cópias chinesas usam um regulador que queima com 14V !

 

Quanto aos programas, nao uso ela na IDE do Arduino, então não posso te garantir que funciona tudo igual que nem no Uno.

 

Vamos ver se aparece alguém com a resposta mais completa !

 

Paulo

Obrigado... já tinha pensado em aplicar 5v no VIN... então vou aplicar 6V.

Você tem conhecimento sobre a durabilidade destas cópias chinesas? será que duram bem (ligadas com a tensão correta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes ,

 

Se respeitar a tensão como eu disse, dura igual às originais !

 

Mas não recomendo usar apenas 6V . Eu uso 9 Volts para garantir. Dá que de repente usem um lote de reguladores que foi rejeitado justamente pela tensão mínima e já viu ..... 

 

Use o velho conceito de engenharia : melhor prevenir do que remediar.

 

Eu já devo ter umas três centenas desses Nanos chineses em produtos feitos por mim, sem nenhum problema. O que costuma dar problema de vez em quando são as malditas fontes chinesas de parede ....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Somando zero com off meio on...

É a primeira vez que vejo este trem de perto superficialmente. Numa análise visual virtual psicológica dele, penso que ele é apenas um adaptador smd - dip ligeiramente anabolizado com 4 leds, cristal e botão de reset. Pra protótipo ou lote piloto, tudo bem: adianta e facilita as coisas (ele vem com bootloader?). Pra produto final de médio a grande volume, penso que vale o investimento de fazer uma outra pci digamos mais customizada.

Enfim   ... +0

abç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

É isso mesmo kkkk !

 

Na verdade baratearam o Uno,

trocando o Atmega16 que fazia a comunicação USB por um ching-ling dedicado e muito mais barato !

 

Mas pelo custo disso na China, acho que não compensa fazer uma outra plaquinha mais customizada... ah, sim, vem com o mesmo bootloader do Uno, mas nada inpede de usar um outro, eu uso um do próprio Bascom, e posso atualizar o firmware pela porta serial ou USB.

 

No meu caso, como tenho uma ampla margem nos produtinhos que faço, prefiro fazer uma plaquinha adicional para as minhas interfaces com o “mundo externo”, e mantenho o Nano montadinho.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, aphawk disse:

Mas não recomendo usar apenas 6V . Eu uso 9 Volts para garantir. Dá que de repente usem um lote de reguladores que foi rejeitado justamente pela tensão mínima e já viu ..... 

Opa... beleza... vou colocar 9 então...

37 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra produto final de médio a grande volume, penso que vale o investimento de fazer uma outra pci digamos mais customizada.

Eu pretendia fazer uma placa própria... mas só se for mandar fazer pois soldar estes SMD em casa pata mim não vai dar liga...

20 minutos atrás, aphawk disse:

ah, sim, vem com o mesmo bootloader do Uno, mas nada inpede de usar um outro, eu uso um do próprio Bascom, e posso atualizar o firmware pela porta serial ou USB

Só utilizo o arduino da forma que veio de fábrica... que diferença faz usar estes outros bootloaders? o que muda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!