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Problemas com conversor 12v ~5v


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Pessoal Bom dia, eu trabalho com um dispositivo de rastreamento, e eu passo por um grande problema que é o conversor de 12v pra 5v que a gente usa, hj em dia usamos um conversor chinês bem vagabundinho, mas estamos passando muito perrengue com eles, pois a chance de queima desses conversores e alta demais e hj em dia temos clientes em outros estados do Brasil, ou seja, eu vou la instalo do dispositivo em um veículo 12v e o papel do conversor e transformar pra 5v pra poder carregar o nosso dispositivo, e passa alguns dias o conversor queima. A minha pergunta e a seguinte, vcs conhecem algum conversor BOM, de qualidade boa, ou algum outro tipo de componente que faça o mesmo papel e que seja melhor ou mais confiável que esses conversores?

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  • Membro VIP

- Como anda o dimensionamento do conversor??  A corrente demandada na linha de 5 Volts, por parte de seu dispositivo de rastreamento está coerente com a corrente que o conversor promete, e com uma folga adequada..

- Está bem dimensionado ele??

- Existe alguma proteção contra surtos na entrada AC do conversor?? Se não tem seria bom providenciar..

Algo do tipo:   https://www.lojaclamper.com.br/iclamper-pocket-2-p

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Já ajudaria e muito quanto a proteção contra surtos de tensão..

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  • Membro VIP
2 minutos atrás, Matheus Honório disse:

Faller, a aplicação do meu conversor e pra veículos, eu ligo o conversor diretamente em um 12v do veículo, e ele me da 5v na outra ponta, com a qual eu carrego o dispositivo, e tudo DC/DC.

Desconsidere pois a parte em que citei sobre proteção AC..

Continua valendo a questão dimensionamento.

Seria bom saber se esse seu conversor é daqueles simples (lineares, com um CI LM7805 e mais meia dúzia de componentes) e que conforme a corrente exigida em 5 Volts pode aquecer e muito, ou um conversor chaveado, que trabalha com uma eficiência muito maior (aquece muito menos)

Traga esses dados para conhecimento, ou até mesmo algum link que fale ou descreva esse seu conversor..

Isso ajudaria a ajuda-lo..

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Está ai a foto do conversor que eu uso, e conversor simples, creio que o problema está nisso, por ser muito vagabundinho

 

 

Spoiler

 

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adicionado 1 minuto depois

Está ai a foto do conversor que eu uso, e conversor simples, creio que o problema está nisso, por ser muito vagabundinho

 

 

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adicionado 48 minutos depois

 

 

 

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  • Membro VIP

Com aquele mandarim? Sei lá. Só testando mesmo. Aliás esta é outra alternativa que de fato é obrigatória: faça os testes antes de instalar no cliente. Deixe em running ou até mesmo burning em condições adversas acima das que ele irá operar.

O problema desta 'caixa preta' é que ela pode ser uma 'caixa de surpresas'. Neste caso há vantagem em criar sua própria, como te disse. você sabe o que tem dentro...

Enfim, escolhas... Faça a sua... de  novo.

 

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2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Com aquele mandarim? Sei lá. Só testando mesmo. Aliás esta é outra alternativa que de fato é obrigatória: faça os testes antes de instalar no cliente. Deixe em running ou até mesmo burning em condições adversas acima das que ele irá operar.

O problema desta 'caixa preta' é que ela pode ser uma 'caixa de surpresas'. Neste caso há vantagem em criar sua própria, como te disse. você sabe o que tem dentro...

Enfim, escolhas... Faça a sua... de  novo.

 

A China também fabrica algumas coisas de qualidade e este produto não é o conversor mais barato (não existe almoço grátis). Este em específico eu nunca coloquei a mão (e não dá para garantir), mas tenho um similar que está rodando há vários anos como um conversor de tensão num "nobreak" CC abaixando de 12V para 5V alimentando algumas coisas em 5V.

 

Mas num caso destes é bom realmente espremer ele bastante, e até colocando ele para trabalhar perto dos limites de tensão e corrente e ver como ele se comporta (medir a tensão, temperatura, corrente máxima numa carga eletrônica, riple e etc.), se ele aguentar sem queimar e for capaz de fornecer a corrente informada (ou mais) com estabilidade, normalmente é um bom sinal!

 

Eu também sou meio paranoico com estas fontes, e numa aplicação mais séria é sempre bom ser mesmo!

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Intrudera6 eu quero um outro conversor com "REFERÊNCIA" vamos dizer assim, porque esses conversores que eu uso, tem realmente alguns que estão rodando a meses, e outros que eu coloco hj e amanha já queima kkkkk, não da pra saber se vai queimar ou não, esse é o problema. Eu sempre testo antes de sair com eles, sempre deixo a noite na fonte 12v carregando o dispositivo, e na hora de instalar eu sempre verifico a tensão onde eu estou instalando, eu procuro o 12v fixo ali, desligo o veículo e ligo novamente pra ver se não vai dar muita oscilação, entre outros testes, e na hora funciona lindo, mas e virar as costas os danado queima kkkkk

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É pouco, se você puder de alguma forma testar a fonte com uma carga eletrônica, ou até com várias resistências de potência em paralelo para forçar a fonte ao limite de corrente (ou mais um pouco), e se possível, observar a tensão num osciloscópio com uma carga severa. Se você tiver uma fonte de bancada, teste também com as tensões perto dos limites. Nunca fiz um teste destes, mas talvez deixando uma semana inteira com a corrente no máximo já seria uma avaliação razoável.

 

Mas o melhor é ver a opinião dos verdadeiros especialistas de como se pode fazer um burn-in efetivo!

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  • Membro VIP

Quem sabe testas uma série deles, desses já prontos, mesmo que chineses e sempre em operação, ou mesmo operação simulada (por exemplo, se a corrente de seu dispositivo de rastreamento for de 1A você coloca sempre conversores que aguentem poder entregar 2A e teste eles em regime contínuo com mais de 1A e com tensão da bateria em 14 Volts (não 12 Volts).

Colocaria como carga em cada um deles, para teste, um resistor de fio de 3,3 Ohms x 10 Watts (com esse resistor de carga a corrente drenada do conversor, em 5V, será de 1,5Amperes)

Você sequer declarou qual o dreno, em 5 Volts (corrente) de seu dispositivo..

Isso não está ajudando...

 

 

 

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  • Membro VIP
1 hora atrás, faller disse:

teste eles em regime contínuo com mais de 1A e com tensão da bateria em 14 Volts

É de algo do gênero que tô falando. E se este conversor for mesmo a pedra no seu sapato, agregue mais exigências como p.ex. carga ativa, sobrecarga, sobre e subtemperatura, umidade (proteja antes) e etc. Seus testes estão muito simplistas no meu ponto de vista profissional

 

Uma observação idi ota mas me deu vontade observar: este conversor tem mania de ser bem robustinho seja ele qual for. Meio estranho ele pifar e o rastreador - teoricamente mais sensível- ficar intacto. Se achar que deve, investigue mais o motivo de sua queima. P.ex. não descarte a possibilidade de ... sabotagem ...😬

 

1 hora atrás, Matheus Honório disse:

em relação ao lm2576 que você citou, você indica algum conversor que já use ele, que esteja pronto, ou você sugere que eu faça um

Ambos tem vantagens: você economiza tempo ao comprar pronto e você sabe o que tem dentro quando fabrica do zero. Eu (eu) compraria pronto. Tem as pencas no m.l. E claro, faça os testes supramencionados

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4 horas atrás, Matheus Honório disse:

Está ai a foto do conversor que eu uso, e conversor simples, creio que o problema está nisso, por ser muito vagabundinho&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

 

 

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adicionado 1 minuto depois

Está ai a foto do conversor que eu uso, e conversor simples, creio que o problema está nisso, por ser muito vagabundinho&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

 

 

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adicionado 48 minutos depois

 

 

 

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Esse conversor, apesar de chinês não é tão ruim. 

O problema dele é o transistor 2SB772 sem um dissipador, mesmo sendo do tipo chaveado fica ruim tirar 2 amperes ou mais de um circuito desses.

Com um transistor maior, talvez até um mosfet esse circuito é bem eficiente. 

@Matheus Honório Qual a corrente elétrica dos dispositivos de 5V que você liga nesses conversores? 

 

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Eu faria o seguinte:

1 - MEDIRIA o valor da maior corrente de consumo na linha de 5V EM CAMPO. Chamaria de I5máx.

Eu procuraria fazer esta medição no equipamento que está dando o problema. É quase certo que o problema não esteja no conversor, DESDE QUE a corrente I5máx seja menor que a especificada pelo conversor.

 

Se possível eu mediria até essa corrente com um osciloscópio, para ver se ela possui picos proibitivos de corrente. 

Mas. Este CI do seu conversor é o 33063 e ele possui proteção de sobrecorrente. 

 

2 - Eu verificaria se a linha de 12V está ruidosa, principalmente se os 12V são provenientes da carga de uma bateria instalada em veículo com motor a explosão. Neste caso, no momento de ligar o motor há muito ruído na linha de 12V. TALVEZ seja interessante incluir um diodo em série entre a linha de 12V e o conversor. Ou seja necessário colocar um filtro nesse ponto. Tudo dependerá da monitoração da linha de 12V com um osciloscópio.

 

3 - Eu procuraria saber qual componente está queimando no conversor. É uma boa informação para descobrir a causa do problema.

 

Parece ser óbvio que sua verificação do conversor em laboratório não mostre os problemas reais. TEM que medir em campo.

 

MOR_AL

adicionado 3 minutos depois
4 minutos atrás, Matheus Honório disse:

Opa deculpa galera, o dispositivo puxa de cerca de 190 a 240 mah, depende do tipo de firmware de comunicação gravado nele, mas e nessa faixa ai.

 

Forneça o valor da corrente na linha de 5V. O tal I5máx. A dimensão desta medida é em amperes e não mAh. 

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  • Membro VIP
28 minutos atrás, Matheus Honório disse:

galera

Pra mim fugiu um pouco do âmbito profissional, mas claro, opinião pessoal.

 

Como saidera: pra mim o amigo @Mestre88 matou a pau. Um teste mínimo: coloque carga máxima permitida e coloque o dedo no transistor. Adapte um dissipador ou algo do gênero. Também o indutor e diodo fazem parte do 'pacote problema'. Como já lhe foi orientado, investigue os itens que pifam. Proteções, diodo, varistor de baixa tensão, fusível rearmável (só teoria-referência) e algo do gênero podem agregar valor ao teu produto.

abç

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@Isadora Ferraz além do transistor sem dissipador, tem os ruídos típicos da instalação de automóveis mencionados pelo amigo @MOR

Bobina de ignição e alternador são uma "praga" para esses circuitos eletrônicos sensíveis. 

Os circuitos eletrônicos já presentes no automóvel são cheios de proteção contra ruído. 

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