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Como se aciona buzina de carro?


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Ola.

Supondo que eu queira montar uma placa para instalar em um carro, como se aciona a buzina que é alimentada pela bateria?

Eu imagino duas possibilidades:

- O positivo da bateria fica conectado em um dos fios da buzina, e a placa chaveia o negativo com um transistor tipo N no outro fio.

- O negativo da bateria fica conectado em um dos fios da buzina, e a placa chaveia o positivo com um transistor tipo P no outro fio.

É de alguma dessas formas ou outra? Ou pode acontecer os dois casos?

 

Outra duvida: a buzina tem polaridade? Ou é como a bobina de um relé que não importa a polaridade?

 

Cunprimentos a todos, Jeferson

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Ola

 

Normalmente é um circuito simplinho com relê.

 

Um dos fios da buzina fica conectado direto no negativo da fiação ( ou no chassi )  e o fio positivo fica com contato aberto no relê.

 

Quando o cidadão aciona o circuito no volante ele fecha o contato do relê e então a buzina recebe a tensão da bateria .

 

Normalmente as buzinas de moto e carro não tem polaridade, e caso exista vai aparecer os sinais (  + )  e  ( - )  na carcaça dela . 

 

'_'

 

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Se depender de minha fraca memória, me lembro que a do fusca era o [+] [fusível] [+ buzina] e o [- buzina] seguia até o volante onde era chaveado pro terra num baita 'botão' push botom fazendo parte do volante.

No seu caso a princípio vislumbro um relé. Como alternativa, um mosfet duns 30A

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Nas duas respostas que temos, no fusca o fio que é chaveado é o negativo, e na outra resposta é o positivo que é chaveado na buzina para aciona-la.

 

Será que existe um padrão de instalação para carros e motos mais novos, tipo dos anos 90 ou 2000 em diante? Será que na maioria dos casos o negativo da buzina vai ligado direto no negativo da bateria, e o positivo da bateria é chaveado no positivo da buzina com relé ou transistor?

 

Abraços, Jeferson 

 

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Dependendo do tipo de automóvel temos as duas situações que você descreveu.

 

Em alguns a buzina tem só o positivo, o negativo vai direto na carcaça do carro pelo próprio parafuso que a sustenta.

Então para o acionamento temos duas situações:

A primeira é o fio do positivo da bateria passando apenas pelo botão e indo direto ao positivo da buzina, num circuito série tradicional.

 

A segunda consiste no acionamento via relé, onde o botão também tem um dos terminais conectado a carcaça do automóvel. Sendo assim o outro terminal da bobina do relé vai ao positivo junto com o contato. As vantagens disso é levar somente um fio ao volante, aproveitando o terra geral e também diminuir a corrente que irá passar pelo interruptor.

 

Existe também as buzinas com dois terminais, tendo a carcaça isolada. Com esta se faz o acionamento pelo negativo sem o uso do relé.

 

1 hora atrás, Jeferson Pehls disse:

Nas duas respostas que temos, no fusca o fio que é chaveado é o negativo, e na outra resposta é o positivo que é chaveado na buzina para aciona-la. 

 

Será que existe um padrão de instalação para carros e motos mais novos, tipo dos anos 90 ou 2000 em diante? Será que na maioria dos casos o negativo da buzina vai ligado direto no negativo da bateria, e o positivo da bateria é chaveado no positivo da buzina com relé ou transistor?

Não segue padrão nenhum, cada fabricante usa uma das tres maneiras que eu citei acima. Depende do que for mais cômodo a eles.

Nem o Fusca seguiu padrão em seus vários anos de fabricação, alguns tem a buzina chaveando no negativo, e outros chaveiam no positivo com o relé.

Transistor é só para os circuitos da injeção eletrônica onde se precisa de velocidade, sempre é relé.

3 horas atrás, Jeferson Pehls disse:

Outra duvida: a buzina tem polaridade? Ou é como a bobina de um relé que não importa a polaridade?

Como já foi dito, não tem polaridade. Afinal ela é uma bobina que nem o relé.

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  • 2 anos depois...

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