Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Proteção contra Curto


Posts recomendados

Boas a todos!

 

Montei um pequeno circuito para controlar um motor dc de impressora usando pwm com o ci 555 como na imagem em anexo. Tudo funciona bem. No primeiro circuito montado, a alimentação do ci era proveniente de um carregador de celular de 5v e 1A. No primeiro circuito montei de maneira improvisada, apenas fazendo as ligações dos componentes, creio eu, que em algum momento na bagunça dos fios houve um curto circuito que queimou o ci 555. Testei todos os outros componentes e eles estão funcionando.

 

Montei então um segundo circuito do mesmo modo com novos componentes e um novo 555, mas desta vez organizado e com um soquete para o 555. Me parece que este CI e bem sensível, ate mesmo a inversão de polaridade, desta vez coloquei um diodo para não correr nenhum risco e, tanto a alimentação do ci como a do motor e feita por baterias. Testei e funcionou corretamente. Neste mesmo circuito, quando coloquei o ci que possivelmente estava queimado, constatei que estava mesmo pelo fato de girar o potenciômetro e não haver mudança na carga(fica no máximo assim que liga). 

 

Como só tinha disponível dois ci's, estou com receio que algum erro faça o ci queimar novamente, estando a eletrônica mais perto fica a 100km. Queria por algum circuito extra de proteção para o ci, em pesquisas vi alguns circuitos para proteção de fontes usando src, mosfet, reles, tenho esses componentes em placas de sucatas, até da pra montar, mas não entendi se sera eficaz para proteção do 555. Haveria algum circuito mais especifico para proteção do ci?

 

 

aislan.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Aislan Silva Costa disse:

Me parece que este CI e bem sensível, ate mesmo a inversão de polaridade

Isso vale para qualquer ci ou componente semicondutor. 

Não se deve inverter a polaridade em hipótese alguma. 

Inclusive a do diodo D3, este no seu esquema está invertido. 

A alimentação do 555 deve vir depois de D4. 

Liga o pino 5 do opto no coletor de Q1 que fica melhor. 

R2 me parece que é de 100R, coloca 1k pra diminuir a corrente na saída do 555.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Como vai? Obrigado pelo contato. Creio que a queima do componente veio por curto circuito, já que ele estava ligado quando parou de funcionar. Coloquei o diodo d4 depois apenas para garantir e não queimar o segundo 555. Já corrigi o diodo d3 e mudei o resistor. Sobre o opto acoplador, como não achei o que estou usando no proteus(PC123) coloquei o 4n25 para exemplificar, mas o pc123 possui apenas coletor e emissor, mas já fiz a ligação recomendada. Agora, com esses ajustes, a proteção contra a inversão de polaridade, o circuito está mais protegido? Estou usando apenas baterias para evitar qualquer tipo de interferência na alimentação. Há algum tipo de circuito extra para proteger o ci 555, ou qualquer outro ci ou microcontrolador de curto-circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre inversão, o diodo mesmo. Sobre ruídos de maior tensão vindo do além...

no mc, R alto (1K 10K) na entrada e baixo (100R 1k) na saída. Na entrada um zener 4V7 cai bem.

 

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Liga o pino 5 do opto no coletor de Q1 que fica melhor

Eu sugeriria um R entre E opto e B bjt bem como um R entre B&E bjt.

 

Sobre curto... prestenção pow...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!