Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar tensão de saída do Arduino?


Posts recomendados

Boas a Todos!

 

 

Eu preciso controlar a tensão de saída de um Arduino uno num escopo de 0.86v até 3.5v, isso para controle de um servo caseiro que fiz. Este servo não trabalha com pwm para controlar sua posição, mas sim com variação de tensão na entrada de controle do circuito.

 

Fora do arduino, consigo controlar o servo através e um potenciômetro de 100k, se vario a resistência do potenciômetro então vario a tensão de controle, o que resulta na mudança de posição do servo, exemplo, numa tensão de controle de 0.86v o servo vai pra posição 0 graus, em 3.5v para 180 graus. 

 

Como eu posso controlar a tensão de saída pelo arduino? Eu tentei criando pwm no timmer 1 do arduino, num escopo de frequências entre 1 e 7 hz o motor fica oscilando sem sair do lugar. frequências acima disso, o motor fica com um zumbido porém não oscila e nem sai do lugar. 

 

Como sou muito leigo, no potenciômetro, ligado em vcc e gnd, a sua saída teria alguma frequência? E uma fonte de alimentação dessas de carregador de celular, há alguma frequência.(frequência de que???) Pergunto porque se não houver frequência nenhuma, então quando a saída do potenciômetro é 2.5v , quer dizer que a frequência e 0hz(???), ou seja linear, não liga nem desliga como um sinal pwm. 

 

Se eu estiver raciocinando certo, num sinal pwm, para que ele não desligue hora nenhuma o dutycicle deveria ser 100%, porém isso só e possivel com vcc máximo. Pois :

 

Vout   =  dutycicle/100 * Vcc

 

Se por exemplo, para um tensão de saída de pwm de 0.86v o dutycicle seria de 17%, então, ficaria 83% do tempo desligado, fazendo o motor oscilar sem sair do lugar, será? Uma observação e que em tensões de 0v e vcc o motor gira totalmente para um lado ou outro, chega no limite mecânico que eu estipulei e fica oscilando nesse limite querendo ir pra algum lugar(pra onde eu não sei).

 

Uma ultima duvida é, como fazer as saída do arduino se comportar como um potenciômetro, de modo que o sinal sempre fique em alto, variando apenas a tensão, se expressando melhor, seria, ficar sempre em "alto" em 2.5v, e não o sinal 50% ligado e 50% desligado como um sinal pwm.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @rjjj como vai? Então, como eu disse sou iniciante ainda em eletrônica, então peço paciência.

 

Em simulação no proteus, eu coloquei um gerador de pulso na entrada de controle do circuito de servo, como na pratica, em 7hz(esse valor de frequência pois foi o menor que obtive com timmer do arduino) ele fica oscilando sem sair do lugar. Achei interessante a precisão do proteus. Frequências maiores, na simulação e na pratica o motor nem liga.

 

Ainda na simulação o menor valor de frequência para que se comportasse de modo correto com 0.100hz, ou 100 metros.

 

Então eu pergunto se eu deveria construir um filtro RC passa baixa, preferencialmente sem o amp-op(estou na luta com eles, esperando uma encomenda chegar) que filtra frequências acima de 0.100hz, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Aislan Silva Costa disse:

filtra frequências acima de 0.100hz

Quase isso amigo. Mas coloque freq bem mais alta algo como 10Khz.

Olha como é simples...

dac_high.jpg

http://dlnware.com/theory/Digital-analog-converter-DAC

Simule com 10K e 1uF. Veja a saída com osciloscopio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!