Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar tensão de saída do Arduino?


Posts recomendados

Boas a Todos!

 

 

Eu preciso controlar a tensão de saída de um Arduino uno num escopo de 0.86v até 3.5v, isso para controle de um servo caseiro que fiz. Este servo não trabalha com pwm para controlar sua posição, mas sim com variação de tensão na entrada de controle do circuito.

 

Fora do arduino, consigo controlar o servo através e um potenciômetro de 100k, se vario a resistência do potenciômetro então vario a tensão de controle, o que resulta na mudança de posição do servo, exemplo, numa tensão de controle de 0.86v o servo vai pra posição 0 graus, em 3.5v para 180 graus. 

 

Como eu posso controlar a tensão de saída pelo arduino? Eu tentei criando pwm no timmer 1 do arduino, num escopo de frequências entre 1 e 7 hz o motor fica oscilando sem sair do lugar. frequências acima disso, o motor fica com um zumbido porém não oscila e nem sai do lugar. 

 

Como sou muito leigo, no potenciômetro, ligado em vcc e gnd, a sua saída teria alguma frequência? E uma fonte de alimentação dessas de carregador de celular, há alguma frequência.(frequência de que???) Pergunto porque se não houver frequência nenhuma, então quando a saída do potenciômetro é 2.5v , quer dizer que a frequência e 0hz(???), ou seja linear, não liga nem desliga como um sinal pwm. 

 

Se eu estiver raciocinando certo, num sinal pwm, para que ele não desligue hora nenhuma o dutycicle deveria ser 100%, porém isso só e possivel com vcc máximo. Pois :

 

Vout   =  dutycicle/100 * Vcc

 

Se por exemplo, para um tensão de saída de pwm de 0.86v o dutycicle seria de 17%, então, ficaria 83% do tempo desligado, fazendo o motor oscilar sem sair do lugar, será? Uma observação e que em tensões de 0v e vcc o motor gira totalmente para um lado ou outro, chega no limite mecânico que eu estipulei e fica oscilando nesse limite querendo ir pra algum lugar(pra onde eu não sei).