Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

um resistor pra negativo na saída dos diodos pra que haja alguma corrente

Não vejo tal conexão em posts anteriores mas obviamente que não.

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

dois diodos não provocam sempre a perda de 1,4v., como eu tava pensando

naquele caso não pois não há corrente e sem condições de explicar. Bem.. talvez aí a "conexão mal feita" portanto com "mau contato"

Se colocar o catodo ao terra, como te pedi (se ler mais uma vez e ainda mais lento), aí sim vai formar um "diodo zener" de 1,4V no anodo do primeiro. Esta seria sua Vref a ser aplicada na entrada do ampop.

10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não estou conseguindo adaptar esse seu circuito

Teoricamente funciona sim. Tenta colocar uns 4...5 1n4148 no lugar do zener só pra teste. Uma fonte variável lhe cai bem nesta hora. E seu led deve ser vermelho, alto brilho e 1,2V. Talvez você está colocando um de 3 ou pior.. verde!

Postado
20 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se colocar o catodo ao terra, como te pedi (se ler mais uma vez e ainda mais lento), aí sim vai formar um "diodo zener" de 1,4V no anodo do primeiro. Esta seria sua Vref a ser aplicada na entrada do ampop.

Eu li... na verdade deixei para ler depois do almoço e não antes, rs... Nesse caso, se entendi bem, haveria dois divisores resistivos: um para a não-inversora e outro só para a inversora, como você disse:

1956431711_NOVOpreciso.thumb.jpg.56a2bcde125ccd01883a8adee9fb1172.jpg

e não aquele jeito de apenas um divisor resistivo para as duas... Vou tentar de novo, depois de resolver o jeito minimalista.

E falando nisso, na prática não consegui ajustar para 3,3v, 3,4v. Tá certo, nem tentei com zener de 6v8. Mas com 3v3 e até com4v2 não deu certo, o led ficou fraquinho, o que nos leva a...

30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Tenta colocar uns 4...5 1n4148 no lugar do zener só pra teste. Uma fonte variável lhe cai bem nesta hora. E seu led deve ser vermelho, alto brilho e 1,2V. Talvez você está colocando um de 3 ou pior.. verde!

Não, rs... não é verde (que te quero verde), não. É vermelho. E dos transparentes, não daqueles que têm a capinha vermelha. Só que é de 3mm, não sei se é alto brilho e 1,2v vou ver se consigo apurar.

De qualquer forma, dar uma adaptada nesse outro, tirando (justamente) o verde fora, será que tem como substituir esse verde por outra coisa, que não acenda? Se você montar na protoboard aí vai ver que funciona direitinho. Bem... tirando a questão da impedância, coisa que na verdade nem sei se estou falando certo. Apenas li por aí, não lembro onde,que se o divisor resistivo for feito com resistores de valor alto, gasta menos bateria...

adicionado 10 minutos depois

Ops! Tô usando uma fonte variável, sim. Feita em casa, não muito precisa mas...

Teste LM3914

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

substituir esse verde por outra coisa, que não acenda

a resposta está no seu próprio "post pergunta" kk... 2 diodos em série.

Com o circuito minimalista de fato o led primeiro fica fraquinho mas fica totalmente forte se V abaixar mais. Só você testando e avaliando mesmo.

Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

De toda forma, @Mestre88, acho que não precisa ter nenhum valor fixo. Algo como:

4 - 3 = 1

3 -2,5 = 0,5

2 - 2 = 0

1 - 1,5 = -0,5

etc 

Nisso você tem razão, de fato pra mudar a saída precisa que os valores sejam inversos. 

Na última conta as entradas se inverteram, se antes o primeiro número era maior que o segundo, neste está ao contrário. 

Só que na prática você não vai conseguir fazer isso de maneira simples, então é muito mais fácil deixar uma entrada fixa e mover somente uma. 

adicionado 4 minutos depois

E no seu último esquema troca os Resistores de 47R e 100R de lugar. 

Assim a tensão menor do lm358 vai passar pelo de 47R. E a maior pelo de 100R. 

• 1 ano depois...
Postado

@Fefe_Serra , não encontrei mais o tópico mas acabei fazendo o seguinte:

1 - montei um pisca-pisca padrão com um 555, tomando o cuidado de fazer com que o tempo do led apagado fosse (bem) maior do que com ele aceso já que, como a ideia é acioná-lo quando a bateria está fraca, não vi muito sentido em gastar mais bateria ainda com mais esse led só para indicar que a bateria está fraca.

2 - montei um comparador com histerese, também padrão, com um 358 que compara a tensão da bateria com o valor fixo de 2,9v de tal forma que, quando a tensão da bateria é menor que 2,9v, a sua saída é alta.

3 - conectei a saída do 358 ao pino de reset do 555. Com isso, quando a tensão da bateria é menor que 2,9v, o 555 faz o led piscar. E quando aquela tensão é maior, a saída baixa do 358 inibe o funcionamento do 555.

Se fosse hoje, porém, iria na dica do amigo @Renato.88 naquele tópico que não tô achando, juntada com a do amigo @MOR (no medidor de ESR) e tentaria fazer um único 358: de um lado, comparador; de outro, piscador. Já economizaria o consumo do 555, né? Ou até num minimalismo conceitual do(a) amigo(a) @.if, rs...

Lembrando sempre que a prática é (ligeiramente) diferente da teoria, o que significa ir ajustando valores de resistores e capacitores na medida em que a gente bota a coisa para funcionar.

Agora, se a questão é acadêmica, tcc, não cheguei a montar mas desenhei esse negócio aí embaixo:

monitor bateria 3 estágios.jpg

Não tenho certeza de que isso aí funciona mas nesse caso a gente pode aprender (ou esnobar professor, rs...) através do dimensionamento da rede resistiva, por exemplo. Usando dois 358 dá para ter 4 leds indicadores. Se quiser, dá para usar até uns 5 358 (10 leds, portanto) ... ou seja, reinventar um 3915, 3914. Mas aí acho que já é (mais um) delírio meu: os comparadores desses integrados são dimensionados para essas comparações mas o 358 é genérico.

Por último diria que trabalhar com tensões tão pequenas exige muita, muita paciência. Por exemplo, no que realmente montei, aquele que eu falei aí em cima, comparo a tensão da bateria não com tensão gerada diretamente pela própria bateria mas sim com os 5v que um regulador de tensão stepup (3608) tem em sua saída. Eu não saberia dizer os valores de resistor que usei já que a bugiganga montada não tá mais aqui, (e eu esqueci de anotar). Mas é só ir ajustando, uma hora (mais tarde do que a gente gostaria mas antes do que a gente imagina) a gente acerta, rs...

Boa sorte!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!