Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Tenho uma planilha onde preciso incluir uma informação de validação de dados com função SE (acredito que seja isso), mas não estou conseguindo fazer e não encontrei ajuda na internet.

O que tenho é: coluna F = região, coluna G = bairro. Há uma tabela listando os bairros de cada região (I, II, III, IV e V).

O que preciso é: que a coluna G (bairro) mostre somente as opções de bairro que a região informada na coluna F tem. Ou seja, se eu disser em F10 que a região é I, preciso que G10 mostre somente as opções de bairro que a região I tem. E assim com cada região. Coloquei as colunas F e G em lista suspensa.

Eu achei essa informação pra Excel 2003, mas no trabalho uso Excel 2010, e em casa Excel 2016, aí não consegui adaptar.

Alguém pode me ajudar?

Anexei a planilha pra que possam entender.

Obrigada!

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2).xlsx

Postado

1. crie 5 Intervalos Nomeados, um para cada Região, assim:

1.1. selecione cada intervalo, exemplo M11:M28

1.2. na Caixa de nome (situada logo acima da letra que identifica a coluna A) digite Região_I e aperte Enter (a sublinha é necessária pois o Excel não aceita nomes com espaços)

1.3. repita pra as outras 4 Regiões (selecione M29:M49 e nomeie Região_II, até a Região V... )

2. na coluna G aplique Validação de Dados

2.1. selecione G10

2.2. menu Dados / Validação de Dados / Permitir: Lista / Fonte: cole esta fórmula ~~~> =INDIRETO(SUBSTITUIR(F10;" ";"_")) / marque Aplicar alterações a todas as células ...

2.3. OK para encerrar

Postado
4 minutos atrás, deciog disse:

@osvaldomp , Bom Dia

Confere se é destas forma que desejas

Me parece que você se atrapalhou quanto ao destinatário da sua mensagem 😕

Postado

@Osvaldomp, boa noite.

Fico muito agradecida por ter me respondido! Mas tentei fazer e não consegui, a função "Aplicar a função a todas as células..." só fica oculta, não consigo selecioná-la... 😥

adicionado 6 minutos depois
13 horas atrás, osvaldomp disse:

1. crie 5 Intervalos Nomeados, um para cada Região, assim:

1.1. selecione cada intervalo, exemplo M11:M28

1.2. na Caixa de nome (situada logo acima da letra que identifica a coluna A) digite Região_I e aperte Enter (a sublinha é necessária pois o Excel não aceita nomes com espaços)

1.3. repita pra as outras 4 Regiões (selecione M29:M49 e nomeie Região_II, até a Região V... )

2. na coluna G aplique Validação de Dados

2.1. selecione G10

2.2. menu Dados / Validação de Dados / Permitir: Lista / Fonte: cole esta fórmula ~~~> =INDIRETO(SUBSTITUIR(F10;" ";"_")) / marque Aplicar alterações a todas as células ...

2.3. OK para encerrar

@osvaldomp, boa noite.

Fico muito agradecida por ter me respondido! Mas tentei fazer e não consegui, a função "Aplicar a função a todas as células..." só fica oculta, não consigo selecioná-la... 😥

adicionado 8 minutos depois
13 horas atrás, deciog disse:

Andressa , Bom Dia

Minha Contribuição tem colunas auxiliares que pode ser ocultadas

Confere se é destas forma que desejas

Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda

Decio

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2) Decio.xlsx

@deciog, boa noite.

É isso mesmo que eu preciso. Você poderia me explicar a fórmula, pra eu entender como ela funciona, pra quando precisar novamente?

Muito obrigada pela ajuda!

adicionado 10 minutos depois

@osvaldomp, não consegui marcar você lá em cima, desculpe. Ainda não sei usar essa plataforma 😅

Postado
20 minutos atrás, Andressa B. S. G. Ribeiro disse:

... não consegui, a função "Aplicar a função a todas as células..." só fica oculta, não consigo selecioná-la... 😥

Você pode selecionar manualmente o intervalo G10:G165 e aí aplicar a Validação conforme os itens 2.2 e 2.3

Segue uma cópia do seu arquivo com a Validação aplicada.

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2).xlsx

Postado

@Andressa B. S. G. Ribeiro , Bom Dia.

Na célula P fiz uma coluna auxiliar 1 porque você usou células mesclada, e a formula precisava ter um nome a cada célula e não precisa desta célula por excluir era só um teste para ver se a função PROC iria funcionar.

Na célula Q fiz outra coluna auxiliar 2 para ter somente as regiões e esta é a que uso na formula.

Esta função PROC(2;1/($L$11:$L11<>"");$L$11:$L$102)  trás a ultima informação no intervalo das formulas foi um teste pode ser excluído a célula P

Esta função =EXT.TEXTO(PROC(2;1/($L$11:$L11<>"");$L$11:$L$102);1;LOCALIZAR(" :";PROC(2;1/($L$11:$L11<>"");$L$11:$L$102);1)-1), ela traz a extensão do texto conforme texto selecionado e números de carácter conforme localização de um certo carácter.

Então ficou pronta a auxiliar para contar quantos tem na região selecionada, que pode ser acrescida sem problema.

Agora na validação de lista coloquei esta formula =DESLOC($Microsoft10;CORRESP(F10;$Q$11:$Q$102;0);;CONT.SE($Q$11:$Q$102;F10);), que vai trazer o intervalo da região selecionada dentro da função DESLOC coloquei a função CORRESP que ira trazer o numero da linha onde começa a região selecionada, e fiz a função CONT.SE contando quantos tem na região selecionada na coluna auxiliar e assim tenho a altura doas dados.

Não sou muito bom para explicar, mas, espero que tenha entendido, olha o novo anexo sem a coluna auxiliar 1 que não precisa.

Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda

Decio

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2) Decio Alterado.xlsx

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

Gente, boa tarde.

Desculpem por ter sumido do mapa. Eu passei por alguns 'pequenos percalços'.

De qualquer forma venho agradecer a vocês, rapazes, que me auxiliaram com a planilha. Vocês são show! a planilha ficou ótima. Ficou tão boa que outra pessoa tentou dizer que ela é quem tinha feito [😅].

Vocês estão de parabéns!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!