Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou desenvolvendo o meu primeiro utilizando um microcontrolador PIC16F628A. Quero fazer um sistema básico de alarme.

Ouvi falar, também pesquisei e vi que várias pessoas dizem que não se pode confiar (muito) no oscilador interno dos PIC, porém a minha necessidade seria apenas para detectar o sinal de sensores de presença, contar alguns segundos e disparar a sirene por alguns minutos.

Como não dependo de muita precisão na contagem do tempo, posso utilizar o oscilador interno e abrir mão de utilizar um cristal externo de clock?

Corro o risco de interferências externas "crasharem" o meu programa e o PIC parar de rodar o programa corretamente?

Desde já agradeço quem puder me ajudar.

• Membro VIP
Postado

De fato foi pura maldade. Ndv do oscilador falhar (em condições normais). E sim o interno até que é bem preciso. Uma segurança adicional que você pode habilitar é o watch dog. Estude ele mas o princípio é bem simples: se porventura houver uma pane e o programa parar de rodar, o mc é resetado pelo hardware interno dele.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!